Após notícias de que a KTM já desenvolve dois novos motores (490 cc e 890 cc), a fabricante austríaca lança um teaser que adianta novidades para o dia 5 de novembro. Além disso, a fabricante vai lançar os modelos Duke em 2020, que virão para renovar a linha e aumentar o leque de ofertas também ao Brasil. Entre os modelos flagrados na Europa, estão o 390 Duke e o 790 Duke. E no vídeo teaser abaixo tudo indica que o modelo que aparece é o 1.290 Super Duke, ao considerar os itens em fibra de carbono e o braço oscilante.
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Para o novo motor de 890 cc, que terá dois cilindros (conforme o que já foi revelado pelo CEO da KTM Stefan Pierer), espera-se um desempenho animador, que ficará por volta de 105 cv. Para o “irmão” menor, de 490 cc, as únicas informações são de que a indiana Bajaj contribui para o seu desenvolvimento — algo que sugere um custo de produção mais reduzido e, consequentemente, preços mais baixos para o(s) modelo(s) que virão equipados com ele.
Já há um tempo sem grandes atualizações, as novidades farão barulho na estréia. Para o Brasil, será uma boa oportunidade para a KTM se inserir novamente em segmentos que um dia já teve destaque, mas perdeu forças ao longo dos anos, culminando no fim da esportiva RC8, da bigtrail Adventure e da Supermoto em 2010, além da Super Duke em 2017. Apesar dos novos modelos serem apenas da linha KTM Duke, os novos motores também serão destinados às outras categorias, provocando uma renovação da marca como um todo.
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Para os modelos de competição, por outro lado, as novidades não irão interferir muito. Mesmo que o segmento off-road seja o grande foco da marca — evidente pela quantidade ofertada ser muito maior — não consideram que estão ficando para trás em tecnologia. O projeto dessas motos é diferenciado das opções de rua, além de que não sofrem tanto com a concorrência de outras marcas e por vezes são limitadas pelos regulamentos das competições de Enduro, Trial, Freestyle, Super Cross e outras.
As KTM mais vendidas no Brasil
Os modelos mais procurados são as Duke 200 (R$ 17.900) e 390 (R$ 23.990). Com apenas 130 kg, a primeira vem equipada com motor de 199,5 cc que gera 26 cv e 1,96 kgfm, mas roda apenas com gasolina. O painel, por sua vez, inclui pelo computador de bordo, que mostra tempo de condução, velocidade média, indicador de marcha, consumo instantâneo, autonomia, quilometragem até a próxima manutenção, hodômetro total e parcial.
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Além disso, suspensão dianteira é do tipo telescópica invertida, com a traseira monoamortecida, os freios a disco nas duas rodas (300 mm na frente e 230 mm atrás) e seu chassi tubular de aço é construído no formato treliça. Isso favorece uma condução mais ágil, garantindo que o condutor tenha sempre bastante sensibilidade.
Enquanto isso, a Duke 390 tem a proposta de entregar ainda mais desempenho, com 44 cv e 3,8 kgfm. Conta com quadro com sub-frame destacável, disco único dianteiro de 320 mm com pinças da marca ByBre (da Brembo), e suspensões White Power (da própria KTM), com garfo invertido na dianteira.
Quanto à conectividade, além do mesmo computador de bordo da “irmã” menor, oferece um painel de instrumentos com tela colorida de 5,2 polegadas que pode se conectar a um smartphone, por meio do Bluetooth. Na tela da KTM , pode-se ver e controlar funções do telefone por meio de botões no punho esquerdo, necessitando, nesse caso, de um intercomunicador Bluetooth no capacete para ouvir as músicas do celular.