A Suzuki lança a nova GSX-S1000GT 2022, uma ‘Sports Tourer’ de 1000 cc - que tem como base a ‘naked’ GSX-S1000 - cuja novidade está no novo visual que ficou ainda mais esportivo. A nova GSX-S1000GT será uma alternativa mais esportiva (e mais barata) em relação à V-Strom 1050XT e substituirá a GSX-S1000F.
De acordo com a marca japonesa, a sua nova moto utiliza o mesmo motor da naked K5 GSX-R , um quatro cilindros em linha e 999 cm³ com refrigeração líquida, 150 cv a 11.000 rpm e 10,8 kgfm a 9.250 rpm. Por outro lado, são novos os sistemas de exaustão e embreagem assistida e deslizante Suzuki Clutch Assist System (SCAS). O câmbio é de seis marchas.
Ao contrário do GSX-S convencional, lançado no início deste ano, a GT 2022 recebeu um painel TFT colorido de 6,5 polegadas com conectividade total de celular, dando mapas GPS e a capacidade de fazer e receber chamadas, controlar música apenas para citar as principais funções.
A nova GSX-S1000GT 2022 conta com o gerenciamento do Suzuki Intelligent Ride System (S.I.R.S.) , um recurso no qual o piloto desfruta de inúmeras opções de desempenho, incluindo controles de cruzeiro eletrônico e de tração, além de troca rápida sem embreagem, entre outros itens.
A suspensão KYB e os freios Brembo do GSX-S foram mantidos os mesmos da GSX-S , o que significa garfos ajustáveis manualmente de cabeça para baixo de 43 mm e um amortecedor traseiro ajustável de pré-carga e rebote. As pinças de freio radial Brembo possuem discos de freio dianteiros duplos de 310 mm e uma traseira simples de 240 mm e têm ABS de série .
Em vez das rodas de três raios do GSX-S , no modelo GT foram utilizados as de seis raios, de alumínio fundido, calçadas com pneus Dunlop Roadsport 2 com uma construção interna sob medida feita sob medida para a moto.
A Suzuki GSX-S1000GT está disponível a partir de novembro deste ano em três cores; azul claro, azul metálico ou preto a partir de 11.599 libras esterlinas no Reino Unido (aproximadamente R$ 83 mil ). Pelo menos por enquanto, não há previsão de chegada do novo modelo ao Brasil.