A Yamaha anunciou que começará as vendas de seus dois scooteres elétricos em 2022. Um será o E01 e, o outro, o E02. O primeiro deverá encarar rivais como o recém-lançado BMW CE 04 — o primeiro scooter elétrico da marca alemã — bem como as motos de 125cc. Já o segundo terá como alvo os ciclomotores, as motos com motores de 50cc.
O E01 deverá entregar potência de até 11 kW (14 cv) e velocidade máxima em torno dos 90 km/h, assim como a maioria dos modelos disponíveis no segmento. Já o seu "irmão" E02 , vê a maior probabilidade de gerar potência de até 4 kW, com velocidade final entre 40 e 50 km/h. Com isso, teria uma proposta limitada em atender as cidades.
Os scooteres elétricos foram revelados no Salão Automóvel de Tóquio em 2019. Eles ainda existiam em forma de conceito, mas já tinham aparência muito similar a modelos de produção. Esperamos que as versões finais não sofram muitas modificações em relação aos protótipos. Além do mais, seria muito legal ver os modelos desembarcando por aqui também.
Atualmente, a Yahama oferece dois scooters elétricos. O primeiro deles é o e-Vino, que aposta no estilo retrô, com autonomia de 58 km. O outro é o EC-05, desenvolvido em parceria com a Gogoro, que tem visual mais moderno e autonomia de 110 km com uma carga.