Depois de algum mistério, a Yamaha revela imagens e informações sobre a nova versão World Raid da Ténéré 700, que chega para concorrer com modelos como BMW F850 GSA e KTM 890 Adventure R. Com a novidade, a marca japonesa passa a ter um modelo capaz de percorrer longas distâncias sem abastercer.
Uma das principais mudanças na nova versão se comparada à Ténéré 700 convencional fica por conta do tanque de 23 litros no lugar do de 16 litros, o que acabou levando a algumas modificações na carenagem e na parte estrutural da moto. Isso tornou possível alcançar uma autonomia de cerca de 483 km, diz a Yamaha.
Ainda conforme a marca japonesa, a distribuição de peso e o centro de gravidade continuam os mesmos da Ténéré convencional, o que muda é apenas um novo formato da carenagem para deixar o piloto de movimentar com mais conforto. A contrapartida é o peso extra, o que levou a alterações na suspensão.
Foram adotados novos novos garfos e um novo amortecedor piggyback , ambos aumentando o curso da suspensão em 20 mm. Na frente, os KYBs de 43 mm são ajustáveis para pré-carga, recuperação e amortecimento de compressão, enquanto um novo revestimento passa a ser usado para reduzir o atrito interno.
Na traseira, uma articulação revisada junto com o novo amortecedor piggyback (também totalmente ajustável) deve fornecer uma sensação mais progressiva ao curso da roda traseira , enquanto um novo batente de borracha deve reduzir o choque quando a moto for usadano limite. Para um pouco mais de estabilidade da roda dianteira, a Yamaha adotou um amortecedor ajustável de direção Öhlins.
Leia Também
Apesar de ser conhecida como uma moto aventureira a Yamaha impulsionou a eletrônica no novo modelo World Raid. Para começar, agora há um painel TFT de 5 polegadas, que pode se conectar ao celular para notificações, embora não tenha música ou controle de navegação.
O Raid também traz uma nova configuração do ABS de três modos, alternando entre On , Rear Wheel Off e Fully Off , que podem ser selecionados com base em sua habilidade e no terreno.
Além disso, a Yamaha Ténéré World Raid vem com para-brisa maior, assento mais confortável, defletores de vento laterais, grandes apoios para os pés, grade do radiador aprimorada , melhor proteção do motor e uma nova caixa de ar que supostamente funciona melhor do que antes em condições de poeira.
No mercado europeu, a Yamaha Ténéré World Raid chegará pelo equivalente a R$ 82 mil, o que quase o mesmo que a BMW F850GS , mas com 20 cv a mais e 10 kg extras de peso. Ainda não há previsão se o novo modelo da marca japonesa será vendido no Brasil.