A Honda anunciou a chegada da linha 2024 da XRE 190 , sua moto estilo trail de entrada. As novidades para a linha são a cor verde na versão Adventure e o acabamento cinza metálico , que substitui a cor fosca da linha anterior, enquanto a cor vermelha agora é perolizada .
A XRE 190 traz motor monocilíndrico de quatro tempos refrigerado a ar com comando único no cabeçote e duas válvulas. Segundo a Honda, essa configuração proporciona um nível de ruído mais baixo e garante mais durabilidade ao motor. Com 184,4 cc , o propulsor entrega 16,4/16,3 cv no etanol/gasolina e torque de 1,66 e 1,65 nos respectivos combustíveis.
A XRE traz pneus Pirelli MT 60 de de uso misto com medidas 90/90-19 na dianteira e 110/70-17 na traseira, visando oferecer aderência tanto no asfalto quanto em estradas de terra. Os freios são a disco de 240 mm na dianteira e 220 na traseira, sempre com auxílio do sistema ABS .
O quadro é do tipo berço semiduplo e a suspensão dianteira é telescópica, enquanto a traseira traz apenas um amortecedor. O curso é mais longo, priorizando o comportamento off-road.
Segundo a Honda, o modelo chega aos concessionários em setembro e contarão com garantia de 3 anos sem limite de quilometragem . Além disso, a marca ainda irá oferecer óleo Pro Honda em sete revisões (a partir da terceira revisão).
Sua principal rival é a Yamaha Crosser S ABS que custa R$ 18.990 , mas traz motor de 149 cc, gerando 12,4/12,2 cv de potência e torque de 1,3 kgfm em ambos os combustíveis.
Indiretamente, a Honda XRE 190 ABS acaba concorrendo também com a Royal Enfield Himalayan . Apesar de ser mais cara (R$ 24.290), a representante britânica oferece motor monocilíndrico de 411 cc , que produz 24,5 cv e 3,2 kgfm de torque, sempre com gasolina.
Honda XRE 190 ABS Adventure (Verde Fosco): R$ 20.850,00
Honda XRE 190 ABS (Vermelho Perolizado e Cinza Metálico): R$ 20.360,00