A tradicional fabricante de scooters Lambretta apresentou no Salão duas rodas de Milão, o EICMA , um conceito de uma scooter elétrica. Com visual futurista, a pequena e-scooter mantém o formato clássico das Lambrettas originais dos anos 1940.
Batizada de Elettra , a novidade pode antecipar uma futura scooter elétrica da marca. O conceito conta com desenho similar às Lambrettas que fizeram sucesso no mercado brasileiro nas décadas de 50 e 60, mas traz farol de LED, toque que dá um ar futurista .
Quase toda a parte mecânica da scooter está oculta pela carenagem. Ao levantar a cobertura, é possível observar o amortecedor traseiro, o motor de 11 kW (14,9 cv) de potência. Como é de comum em outras scooters, as rodas são pequenas e têm apenas 12 polegadas, calçadas por pneus Pirelli .
Segundo a fabricante, a scooter elétrica conta com baterias de 4.6 kWh de capacidade e são suficientes para 127 km de alcance com o modo econômico ativo . A velocidade máxima é de 110 km/h .
O tempo de recarga é de aproximadamente 5 horas e 30 minutos em uma tomada doméstica de 220V e de 35 minutos em uma estação de recarga rápida . A altura do banco é de 78 cm, enquanto o peso em ordem de marcha é de 135 kg.
Os freios são a discos nas duas rodas , mas não tiveram mais detalhes revelados. O conjunto óptico de LED conta com formato hexagonal e o nome “Lambretta” está escrito no farol. No guidão, a fabricante utilizou manoplas de freio que parecem ficar escondidas, provavelmente quando a motocicleta não estiver em uso. A posição das luzes de seta, nas pontas do guidão, chamam a atenção.
Segundo o comunicado emitido pela página do Eicma, a novidade “ será produzida em breve ” e muitos detalhes deverão ser incorporados na versão final do modelo.