CBR 650 R 2024
Divulgação/Honda
CBR 650 R 2024

A Honda vai descontinuar da CBR 650R no Brasil. O modelo esportivo de média cilindrada, lançado em 2019 durante o Salão Duas Rodas, sai de cena sem previsão de substituto.

As últimas unidades permanecem disponíveis apenas enquanto houver estoque nas concessionárias.

Com a descontinuação da esportiva, a CB 650R — sua versão naked e que utiliza a mesma base mecânica — passa a ser a única representante da linha 650 da Honda no país.

O modelo, que estreou o sistema eletrônico de embreagem E-Clutch em 2024, segue em produção e chega à linha 2026 com novo painel e melhorias no design.

Fim da CBR 650R no Brasil

A CBR 650R foi apresentada como sucessora indireta da CBR 600RR, retirada de linha em 2014.

Equipada com motor de quatro cilindros DOHC de 649 cm³ e refrigeração líquida, entregava 88,4 cavalos de potência a 11.500 rpm e torque de 6,13 kgf.m a 8.000 rpm.

Na última versão vendida no país, a esportiva contava com chassi tubular em aço tipo Diamond, suspensão dianteira invertida Showa SFF e freios ABS de dois canais.

As rodas de liga leve usavam pneus 120/70-ZR17 na dianteira e 180/55-ZR17 na traseira. Lançada em dezembro de 2023, ficou conhecida pela cor Branco Perolizado.

De acordo com dados da Fenabrave, até setembro de 2025 foram emplacadas 167 unidades da CBR 650R. O modelo já não aparece no site oficial da Honda Brasil desde julho.

A CB 650R permanece como única 650 da Honda

CBR 650R e CB 650R compartilham o mesmo conjunto mecânico, com motor de 649 cm³, chassi e suspensões idênticos.

Honda CB 650R E-Clutch 2026
Divulgação/Honda
Honda CB 650R E-Clutch 2026

A principal diferença está no estilo: a CBR é carenada e voltada à pilotagem esportiva, enquanto a CB adota o conceito Neo Sports Café, com linhas minimalistas e posição de pilotagem mais confortável.

A CB 650R 2026 é a primeira motocicleta da Honda no país equipada com o sistema eletrônico E-Clutch, que permite trocas automáticas de marcha sem acionar a embreagem, mantendo a opção de uso manual.

O modelo também recebeu farol e lanterna redesenhados, novo assento e painel TFT colorido de 5 polegadas com três modos de exibição.

O motor DOHC de 649 cm³ entrega 86,7 cv a 12.000 rpm e torque de 5,8 kgf.m a 9.500 rpm, associado a câmbio de seis marchas.

O preço sugerido é de R$ 58.270, com três anos de garantia e assistência 24 horas válida em países do Mercosul.

No exterior, a CBR 650R continua sendo produzida. Na Europa, o modelo recebeu o sistema E-Clutch e novas opções de cor para 2026, entre elas Preto Mat Gunpowder Metallic com detalhes em amarelo e Vermelho Grand Prix Tricolor

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