O Salão de Tóquio (Japão) sempre ficou conhecido pelos protótipos exóticos. Apesar de um volume menor deles, neste ano a tradição foi mantida com modelos como o Suzuki e-Survivor, um jipe do estilo Big Foot, com apenas dois lugares, sem teto, concebido para enfrentar qualquer tipo de terreno. Além disso, vem com estilo futurista, que inclui portas transparentes e LEDs que desenham a frente do jipe como se fosse um holograma.
LEIA MAIS: Suzuki chama atenção no Salão de Tóqui com o jipe conceitual E-Survivor
Outro modelo conceitual que chama atenção no Salão de Tóquio
é o Toyota Fine-Comfort Ride Concept com uma série de características que deverão se tornar tendências em breve. Uma delas fica por conta do interior projetado para proporcionar extremo conforto, inclusive com janelas que funcionam como tablets
para os ocupantes. Entre outros itens, emite apenas vapor d´água pelo escapamento por ser movido a células a hidrogênio.
Quer mais um exemplo das esquisitices do Salão de Tóquio? O Mitsubishi e-Evolution, protótipo elétrico, movido por três motores, outros dois no traseiro, além da vetorização de torque controlada eletronicamente, que o possibilita fazer curvas com mais velocidade e segurança. Grande destaque, todavia, é o recém-desenvolvido sistema AI Brain, que une informações como o comportamento do motorista, dados sobre o tráfego e condições da via, para ajustar o carro às mais diversas situações possíveis.
LEIA MAIS: Mitsubishi revela suas novidades para o Salão de Tóquio de 2017
Motos exóticas
Não apenas os carros chamam atenção nos estandes do Salão de Tóquio. Também existem algumas motos diferentes, como a Yamaha MOTOROid, protótipo com inteligência artificial capaz de reconhecer seu dono e interagir de diversas formas, como se fosse um ser vivo. É movida por células a hidrogênio e tem suspensão com monoaportecimento ajustável. Interessante também é o sistema de condução autonoma, instalado na roda dianteira.
LEIA MAIS: Yamaha apresentará moto com inteligência artificial em Tóquio
Por sua vez, a Honda mostra no Salão de Tóquio o modelo conceitual Riding Assist-e, que se equilibra automaticamente e nunca tomba. É movida a eletricidade. A fabricante também mostra a Neo Sports Café Concept, um conceito de esportiva 'naked' que combina a diversão e o estilo uma moto esporte com um pacote motociclístico de nova geração. Um terceiro modelo de duas rodas é o Super Cub 110 , criado exclusivamente para evento para comemorar a conquista global da produção de 100 milhões de unidades.