Tamanho do texto

Modelo será uma das atrações no evento alemão. Novos detalhes serão revelados na apresentação oficial do SUV

Porsche Cayenne
Divulgação
Porsche Cayenne

 Vazam fotos da terceira geração do Porsche Cayenne que será apresentada no Salão de Frankfurt (Alemanha), em meados do mês que vem. O design, com já havíamos antecipado, continua conservador na compararação com a geração atual.

O desenho mostrado pela fabricante revela alguns traços do SUV, que não parece se preocupar em ser robusto e musculoso. A Porsche optou por linhas suaves e fluidas para demarcar uma carroceria elegante. Note que o capô ficou mais baixo, acompanhando as linhas do Macan. Assim como aconteceu com Audi Q7 e Bentley Bentayga, o Porsche Cayenne deve perder peso com o uso da moderna plataforma MLB.

LEIA MAIS: Conheça a bela Portofino, novo modelo de entrada da Ferrari

Ainda pouco se sabe sobre o conjunto mecânico, mas podemos esperar por motortes V6 e V8, a gasolina. No futuro, a Porsche pode integrar motores a diesel e versões híbridas ao Cayenne, tornando-o ainda mais competitivo contra os conterrâneos Mercedes-Benz GLE, BMW X5 e Audi Q7.

O Porsche Cayenne foi apresentado em 2002 como o primeiro carro V8 da montadora alemã, desde que o 928 foi descontinuado sete anos antes. Ele foi também o primeiro modelo quatro portas da marca. Sua segunda geração foi mostrada no Salão de Genebra (Suíça) de 2010, e compartilhou diversos componentes com o primo premium Audi Q7 e o discreto Volkswagen Touareg. A reestização veio em 2014, mostrado no Salão de Paris (França) com poucas mudanças externas e uma nova versão híbrida.

LEIA MAIS:  BMW M5 aparecerá no Salão de Frankfurt. Agora com tração integral.

É o modelo da Porsche mais vendido no Brasil e no mundo, ganhando recentemente a série especial Platinum Edition. que parte de R$ 389 mil, podendo chegar a R$ 420 mil no modelo híbrido. Destacamos vidros traseiros escurecidos; detalhes em preto brilhante e rodas de liga-leve de 20 polegadas estilo RS Spyder com pintura prateada no Cayenne V6 e  21 polegadas estilo Sport Edition no Cayenne S E-Hybrid.

Dieselgate

Ainda essa semana, as vendas do Cayenne Diesel foram suspensas na Suíça como mais um episódio da velha história das fraudes nos dados de emissão. O Dieselgate explodiu em 2015, causando um grande terremoto dentro do Grupo Volkswagen. A Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos descobriu a existência de um software instalado nos veículos da Volkswagen que altera os números de emissões de poluentes apenas quando os carros são submetidos a testes.

LEIA MAIS: Volkswagen revela o novo T-Roc antes da estreia, no Salão de Frankfurt

Pouco tempo depois, a Volkswagen assumiu a culpa pelo ocorrido e, no dia seguinte, o presidente global do grupo, Martin Winterkorn, renunciou ao cargo. Os abalos do Dieselgate continuam sendo sentidos até hoje por fabricantes do mundo todo.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.