Mais uma fabricante confirma que não estará no Salão de Genebra 2019 : a Hyundai. Apesar da edição do ano passado ter rendido bastante visibilidade à marca — com as apresentações do Kona Electric, a nova geração do Santa Fe e o sedã conceitual Le Fil Rouge — em comunicado divulgado recentemente, a montadora disse que "como em todos os salões do mundo, a participação depende de muitos fatores". Além da Hyundai, também não participarão do evento a Ford, a Volvo e o grupo Jaguar Land Rover.
LEIA MAIS: VW mostra novo teaser de bugue elétrico que estará no Salão de Genebra 2019
Especula-se que a real desistência tenha sido motivada pela falta de conceitos ou lançamentos importantes, além dos custos — questão levantada por diversas montadoras nos últimos anos, com retorno insatisfatório quanto a audiência e publicidade. Por outro lado, está garantida a participação da “irmã” Kia, que deverá apresentar no Salão de Genebra 2019 novidades como o crossover Xceed e outros modelos.
LEIA MAIS: VW Jetta GLI surge em teaser antes da estreia. Veja detalhes da versão esportiva
Apesar da desistência na Suíça, a montadora coreana lançou produtos em outros salões — como o crossover Palisade three-row no Salão de Los Angeles — além de que estará sim no Salão de Chicago e no de Nova York. Isso se deve às estratégias de marketing no mercado norte-americano, mais promissor, aos olhos da marca, do que o europeu.
LEIA MAIS: Hyundai HB20 Comfort Plus 1.0 passa a ter multimídia com TV de série
CES ao invés do Salão de Genebra 2019
O que faz o CES (Consumer Electronics Show) ser um evento de grande visibilidade é o estímulo à criatividade dos expositores. Por lá, diversos protótipos e conceitos diferenciados são as atrações principais. A Hyundai, por exemplo, chocou o público com o Elevate, uma sonda com pernas robóticas especiais que foi designada para resgates em situações delicadas.
LEIA MAIS: Hyundai Creta quebra hegemonia de três anos do rival Honda HR-V
De acordo com a Hyundai , o carro foi planejado para uso em zonas de catástrofes, onde um veículo 4x4 comum teria dificuldades para chegar. Para isso, o Elevate Concept está equipado com pernas robóticas, que são capazes de fazer o carro caminhar como um animal de quatro patas, inclusive escalando paredes verticais. Montado sobre uma base modular, o Elevate pode receber uma série de carrocerias diferentes, de acordo com a necessidade. Veremos se a Kia terá novas tecnologias como essa no Salão de Genebra 2019 .