Ford Focus: nova geração do hatch médio é mostrado na China, mas sua chegada ao Brasil ainda é incerta
Reprodução/ CarsNewsChina
Ford Focus: nova geração do hatch médio é mostrado na China, mas sua chegada ao Brasil ainda é incerta

O novo Ford Focus faz sua aparição no Salão de Pequim (China). A marca americana pretende dar atenção especial ao país, uma vez que nunca teve muita força no oriente. Por conta disso, foi decidido que detalhes sobre versões seriam revelados apenas no evento chinês. O carro será vendido nos Estados Unidos e na Europa, enquanto seu destino na América do Sul continua nebuloso.

LEIA MAIS: Conheça 5 SUVs de luxo que chegarão ao mercado em breve

Como pudemos observar em seu lançamento, e até nos vazamentos de imagens que o antecederam, o Focus mostrado no Salão de Pequim surge com desenho totalmente novo, o que tornou a parte aerodinâmica mais eficiente e aumentou o espaço interno, com o entre-eixos pouco maior. Além disso, deixaram a cabine mais recuada em relação ao capô, o que contribuiu com o visual mais esportivo.

Este é também o nosso primeiro contato com as versões Vignale, ST-Line, Active (com certo apelo aventureiro) e Titanium. A renovação aposta em detalhes de alumínio polido, como as soleiras das portas e barras de apoio na capota. No caso da versão esportiva, a pegada é mais violenta, com entradas de ar mais largas e design rebaixado.

Por dentro, decidiram aumentar a sensação de espaço colocando o painel um pouco mais recuado. Bom também é que capricharam mais no acabamento, com alguns componentes feitos de materiais polidos ou escovados. O modelo ainda conta com sistema de estacionamento automático, detector de pedestres e ciclistas, head-up display , alerta de contra-mão e até sistema de frenagem pós-colisão.

LEIA MAIS: Hyundai i20 deve antecipar detalhes sobre o novo HB20 brasileiro

A nova  geração do Focus também inclui a tecnologia FordPass, que a marca já apresentou no Brasil durante a Campus Party de 2018. Entre outras funções, o aplicativo disponível para iOS e Android vai oferecer localização e preço de postos de combustível, estacionamento, pontos de interesse (como restaurantes e casas de espetáculo), assistência 24 horas e até agendamentos de serviços online.

Ainda entre as novidades do Ford Focus também está o motor 1.5, de três cilindros, uma versão diferente do utilizado no EcoSport brasileiro. Sobrealimentado, chega a ter 150 cv na versão mais potente.

A queda dos hatches médios no Brasil

Volkswagen e-Golf: junto do GTE, será um dos poucos lançamentos no segmento de hatches médios nos próximos meses
Divulgação
Volkswagen e-Golf: junto do GTE, será um dos poucos lançamentos no segmento de hatches médios nos próximos meses

O Focus continua sendo uma incerteza para o mercado brasileiro, e o principal motivo disso é a queda abrupta do segmento de hatches médios. O único que se destaca é o Chevrolet Cruze Sport6, que lidera o ranking da categoria há alguns meses. O Focus foi jogado para a terceira colocação, em uma reação inesperada de seu rival, o Volkswagen Golf.

LEIA MAIS: Ford descontinuará Fiesta, Focus e Fusion nos Estados Unidos

Por conta disso, a chegada do Ford Focus mostrado no Salão de Pequim continua  incerta. É evidente o declínio do segmento de hatches médios no Brasil. Atualmente, o único modelo fabricado por aqui é o Golf em São José dos Pinhais (PR). Mas a produção já está em risco, não apenas pelo volume de vendas, mas também por reivindicações do sindicato dos trabalhadores de Wolfsburg (Alemanha), que quer concentrar a produção do hatch apenas no mercado alemão. Em março, de acordo com os números da Fenabrave (Federação dos Distribuidores de Veículos), a participação dos hatches médios nas vendas é de apenas 0,72% do mercado nacional. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!