Uma das surpresas do Salão do Automóvel de São Paulo deste ano, que abre as portas no dia 10 de novembro, será a presença do Tesla Model S. O sedã elétrico será exposto no evento dentro do Espaço Sonhos, uma área composta com veículos icônicos que a organização define como “objeto de desejo dos apaixonados por automóveis”. A presença do Model S antecipa o início de sua venda no Brasil de forma independente.
LEIA MAIS: Tesla prepara SUV, picape e até ônibus
A empresa responsável pelo Tesla Model S que estará no Salão é a Elektra Motors empresa que trabalha com geradores de energia sustentáveis e, em breve, com a importação e venda dos carros da Tesla no Brasil. Estão montando uma concessionária na Avenida Europa, importante via de São Paulo que é conhecida por ser a casa de várias lojas de automóveis de luxo, como Lamborghini e Ferrari .
Apaixonado por carros, Elon Musk fez questão que os carros de sua marca tivessem um desempenho tão bom quanto dos veículos a combustão. O modelo que será apresentado é o S70D, que utiliza dois motores elétricos, cada um posicionado sobre um dos eixos, e que geram um total de 514 cv. É capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em cerca de 5,4 segundos, com autonomia de 402 km ao rodar constantemente a 105 km/h.
LEIA MAIS: Carro autônomo causa primeiro acidente fatal nos Estados Unidos
Nesta versão, o Tesla Model S conta com tração nas quatro rodas e o polêmico sistema Autopilot de condução semiautônoma (que causou o acidente de um motorista nos EUA no início do ano). No painel central está a gigantesca tela sensível ao toque de 17 polegadas, com navegação por GPS, rádio pela internet e controle por voz. Tem até um modo que protege os ocupantes de ataques de armas bioquímicas.
Model 3 no Brasil
Em abril, a Tesla revelou o Model 3 , veículo de entrada da empresa que pode ser encomendado pelo site da marca. Na forma de um sedã, tem autonomia de 346 km e acelera de 0 a 100 km/h em menos de seis segundos. Com a nova tecnologia de supercarregadores usada nos EUA, é capaz de abastecer 80% de suas baterias em 30 minutos. Pelo Twitter, Elon Musk confirmou que irão entregar unidades para clientes no Brasil.
Com a chegada do Tesla Model S e, em 2018, do Model 3, o Brasil começa a ter mais opções de veículos elétricos. Atualmente, o único carro dessa modalidade à venda é o BMW i3 , por R$ 169.990. Algumas marcas ensaiaram trazer outros automóveis ao País. A Nissan disponibilizou algumas unidades do Leaf para taxistas no Rio, enquanto a Renault forneceu o Zoe, Twizy, Fluence e Kangoo para empresas e a prefeitura de Curitiba (PR).