Depois da GM ter apresentado o Bolt EV, chegou a hora da Nissan finalmente revelar o Leaf durante o Salão do Automóvel 2018. O modelo elétrico chega para democratizar a categoria no Brasil, beneficiado pelo novo regime automotivo Rota 2030. Seu preço também já é certo, saindo das concessionárias em 2019 por R$ 178.400, valor bem próximo dos R$ 175 mil que a Chevrolet pede no Bolt.
LEIA MAIS: Confira as principais novidades do Salão do Automóvel 2018
Um estudo feito pela Nissan na América Latina avalia que 80% das pessoas que vivem no continente consideraram a ideia de comprar um carro elétrico. O Leaf mostrado no Salão do Automóvel 2018 tem uma história de sucesso no resto do mundo, com 365 mil unidades vendidas em 51 países.
Poucos lembram, mas a Nissan fez testes com a antiga geração do Leaf no Brasil, emprestando algumas unidades para empresas de táxi. De acordo com a marca, todo o feedback dos brasileiros foi considerado na concepção do modelo 2019.Além de oferecer a ótima garantia de oito anos para a bateria, a Nissan também desenvolve projetos em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina para o seu reuso após o esgotamento da vida útil.
O Leaf tem bateria de 40 kWh, proporcionando autonomia de 240 km com carga completa. Há também uma versão de 60 kWh que chega aos 360 km de autonomia. A potência fica na casa dos 149 cv, com 32,6 kgfm de torque.
Você viu?
LEIA MAIS: Fiat mostra SUV da Toro, com ares de cupê, no Salão do Automóvel 2018
Ainda na parte de eletrificação, a Nissan revelou o X-Trail híbrido durante o Salão do Automóvel. A atração do Salão de Tóquio (Japão) de 2017 tem motor 2.0, rende 147 cv de potência e 21,1 kgfm de torque. O segredo está na unidade elétrica que garante mais 40 cv de potência (portanto, 187 cv ao todo) e 16 kgfm de torque. Pelo menos no resto do mundo, é vendido com transmissão CVT.
Mais novidades da Nissan no Salão do Automóvel 2018
O XMotion antecipa a visão da marca sobre o futuro dos SUVs médios globais. De acordo com a marca, todos os utilitários serão autônomos e conectados em algumas décadas. Seu design curioso é um dos destaques, uma vez que o XMotion leva seis ocupantes em três colunas de bancos. Em complemento aos três modelos, a Nissan trouxe ao Brasil o protótipo do seu novo carro da Fórmula-E. A marca se orgulha de ser a primeira fabricante japonesa a disputar a categoria.
LEIA MAIS: Confira os preços dos ingressos e informações gerais do Salão do Automóvel
A Frontier que você verá no Salão do Automóvel 2018 já é fabricada na Argentina, com poucas mudanças em relação ao antigo modelo mexicano. Para o show car, a NIssan preparou uma versão aventureira chamada Sentinel, que seria utilizada como veículo de resgate.