Um leitor de iG Carros nos enviou, de forma anônima, fotos do novo Chevrolet Onix circulando pela Marginal Pinheiros, em São Paulo. O hatch passa por sua mudança de meia-vida juntamente com o sedã Prisma , e será lançado no segundo semestre do ano, pouco antes do Salão do Automóvel (que acontece em novembro).
Apesar da baixa qualidade das fotos (o leitor disse que o motorista do Onix percebeu que ia ser fotografado e tentou escapar), é possível notar algumas das novidades. Começa pela nova grade bipartida e faróis mais finos, seguindo o estilo ditado pela nova geração do sedã Cruze , mas mais próximo da adaptação feita para a reestilização do Cobalt. Na traseira, a mudança está nas novas lanternas, com desenho interno.
Na contramão da tendência de usar motores com três cilindros, a General Motor s vai seguir com a linha SPE/4, com quatro cilindros, nas configurações 1.0 e 1.4. Fontes ligadas à marca dizem que o custo para desenvolver um tricilindrico e ajustá-lo corretamente dentro do carro para que as vibrações não sejam muito fortes é muito alto.
“Vale mais a pena investir no motor atual para que fique mais eficiente e buscar soluções estruturais e aerodinâmicas”, afirma nosso informante, que cita alterações na redução de atrito dos pistões, uso de aço de alta resistência (mais leve que o atual) e lâmpadas de LED nos faróis e lanternas. Outra forma de economizar é trocar o câmbio manual de cinco marchas por um de seis velocidades.
Será o momento para a linha crescer. Conforme antecipado por iG Carros, o modelo atual continuará a ser produzido, com interior mais simples, para servir de carro de entrada da Chevrolet (uma vez que o projeto do novo Celta atrasou e agora será feito em parceria com a China ). É uma tática comum, como a Volkswagen fazia com o Gol G4 antes de lançar o Up! e a Fiat faz com o Palio Fire .
Com o uso do Onix atual como versão de entrada, a GM vai aproveitar para deixar o modelo reestilizado um pouco mais equipado. Terá volante com direção elétrica (acabando com as críticas sobre o volante pesado do atual). A central multimídia MyLink passa para a segunda geração, com conexão Apple CarPlay e Android Auto. O serviço de concierge e monitoramento OnStar será outra novidade.
O que muda tambêm na linha Onix é a chegada da versão com apelo aventureiro que já vinha sendo cogitada há anos. Terá a suspensão ligeiramente elevada, para aumentar o vão livre em relação ao solo, rack no teto, rodas com design exclusivo e máscara preta nos faróis e lanternas. Nada de estepe pendurado na tampa do porta-malas. O nome ainda não foi confirmado, mas tudo indica que será batizado Onix Activ .