Como já mostramos diversas vezes com os flagras do novo hatch conhecido pelo código X6H, a Fiat trabalha em uma nova família de carros para a América Latina. O projeto, chamado X6, é de uma plataforma que daria origem ao hatchback (X6H), o sedã (X6S) e a picape (X6P). Segundo a apuração de nossos amigos do site Autos Segredos , o X6P foi congelado e a marca corre para criar mais uma reestilização para a Fiat Strada , previsto para 2019.
LEIA MAIS: Fiat roda com novo hatch camuflado no trânsito de São Paulo. Veja foto
Um dos modelos mais antigos ainda em produção, a picape Fiat Strada foi lançada em 1998 e passou por cinco reestilizações desde então. Deveria mudar de geração, usando a plataforma Latam e a nova linha de motores Firefly. Por algum motivo, o plano foi para a gaveta e, como não pode deixar a picape mais vendida sem mudanças, a Fiat corre para criar o design que será usado na sexto reestilização.
Ainda de acordo com o Autos Segredos, a mudança será profunda. Irá manter apenas a arquitetura atual, alterando todo o design externo. Pode esperar por uma cara semelhante ao da identidade visual que será adotado pelos modelos da família X6, inspirados no novo Tipo vendido na Europa. Seguirá sendo comercializada nas versões de cabine simples, estendida e dupla (com três portas).
LEIA MAIS: Fiat Mobo chega ao México mais em conta e com 7 anos de garantia
Para mudar o visial da picape, o carro será renovada terá mais equipamentos. Virá com direção elétrica, controle de tração e estabilidade e assistente de partida em rampa. Sai o motor 1.4 para entrar o 1.3 Firefly, de 109 cv e 14,2 kgfm de torque a 3.500 rpm, com etanol. Essa motorização estará disponível apenas com câmbio manual de cinco marchas. As configurações mais caras seguirão com o 1.8 E.torQ, com as mudanças vistas no Jeep Renegade 2017 , ganhando mais torque em baixa rotação. Boa notícia: pode abandonar o Dualogic, usando a caixa automática de seis marchas da Toro .
Hatch em maio
Enquanto a nova Fiat Strada é adiado, o projeto do novo hatchback segue a todo vapor. O X6H, ainda sem nome, já aparece nas ruas com frequência. A previsão é que seja lançado na metade do ano. Irá aposentar as versões mais completas do Palio e substituir completamente o Punto. Terá configurações com o 1.0 de três cilindros, 1.3 de quatro cilindros e o 1.8 da Toro , Renegade e Strada. Já o X6S, sedã que entra no lugar do Linea e do Grand Siena topo de linha, deve ficar para 2018.
LEIA MAIS: Fiat Uno ganha cara renovada e novo motor 1.0, de três cilindros