A Volkswagen prepara algumas mudanças para sua linha. As primeiras delas serão a reestilização do Volkswagen Golf e Up!, adotando os novos desenhos apresentados na Europa. As novidades começarão pelo subcompacto, que recebeu uma importante atualização no interior – uma das principais críticas sobre o modelo. A previsão é que seja apresentado por aqui entre março e abril. Já o Golf deve demorar mais um pouco, já que ainda não tem previsão de chegada ao Brasil. Na imagem acima, o carro aparece na Europa pronto para seguir para as lojas.
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Os flagras, que circulam no Facebook e grupos no WhatsApp, mostram o Volkswagen Golf com mais detalhes a versão esportiva GTI do hatch médio, mas podemos ver também uma outra versão do Golf, mais simples, ao lado e já com o novo design. Além disso na foto abaixo também aparece um Up! ao fundo, mas trata-se da versão europeia, diferente do feito no Brasil, com tampa traseira de aço e não de vidro.
Como dissemos, o primeiro a chegar ao Brasil será o Up!. Muda pouco no exterior, com um novo para-choque, faróis com luzes de iluminação diurna em LED e espelhos laterais com setas integradas. A cabine é a protagonista, alterando o acabamento e suas linhas. A central multimídia Maps & More foi descartada. Em seu lugar, irá utilizar o smartphone do motorista com um aplicativo chamado Maps + More, que conversa pelo carro via BlueTooth – da mesma forma que a Fiat fez com o sistema Live On do Mobi.
Não muda nada na mecânica. Segue com o conhecido 1.0 EA211 MSI, de 82 cv, com etanol, nas versões mais em conta. Os modelos mais caros usam o 1.0 TSI de 105 cv. Ambos trabalham com câmbio manual de cinco marchas, com caixa automatizada I-Motion como opcional. Antes indisponível na Europa, o 1.0 TSI foi a novidade do Up! por lá, em uma versão menos potente, que gera 90 cv com gasolina.
Golf mais tecnológico
Enquanto o Up! está bem resolvido sobre como chegará ao Brasil, o Volkswagen Golf ainda gera muitas dúvidas. A renovação no design será a mesma, já que ela foi bem pontual. Recebeu luzes de iluminação diurna e lâmpadas de LED, lanternas também de LED, novo desenho para os para-choques e as rodas, e linhas atualizadas para a cabine, aproveitando as novas tecnologias.
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Destaque nos modelos da Audi como TT, A4 e, recentemente, A3 Sedan, o painel digital com tela TFT de 12,3 polegadas será usada no Golf. O sistema da Volkswagen, chamado Active Info, é ligeiramente diferente do Virtual Cockpit da Audi em alguns detalhes estéticos. É a mesma tela usada na geração atual do sedã Passat. O flagra confirma que, no mínimo, a versão GTI virá com esse equipamento, mas não duvide que seja oferecido também em outras versões do Golf.
Outra tecnologia que aparece nas imagens é a central multimídia com tela de 9,2 polegadas e que pode ser controlada por gestos. O esportivo também mostra contar com sistemas de condução autônoma, como assistente de permanência em faixa, sensor de ponto cego, piloto automático adaptativo e reconhecimento de sinalização de trânsito. Vale lembrar que o rival Chevrolet Cruze Sport6 tem parte desses itens.
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No caso do Volkswagen Golf GTI, não tem mistério. Como chega no Brasil importado, o motor 2.0 TSI vai passar de 220 cv para 230 cv, apenas com gasolina. Na Europa, o Volkswagen Golf trocou por um 1.5 TSI, em configurações de 130 cv e 150 cv. Bem mais desenvolvido (e, consequentemente, mais caro), conta com desativação de cilindros e consegue render até 20,4 km/l no modelo com 150 cv e 21,7 km/l na configuração de 130 cv. Pelo custo, o esperado é que mantenha o 1.4 TSI, motor que já é produzido em São José dos Pinhais (PR). O modelo com 1.0 TSI de 125 cv deve seguir na linha. Confira abaixo as imagens do Up! renovado, já lançado na Europa e que passará a ser oferecido no Brasil com pequenos novos detalhes.