Essa é para você mudar os seus conceitos sobre carros 1.0. Pois é, o mundo mudou bastante de uns tempos pra cá e a tecnologia agora consegue fazer maravilhas, como a nova versão TSI Bluemotion do Golf à venda no Brasil. Esqueça a ideia que tinham dos modelos com motor de um litro de cilindrada. Não há nada de sem graça e despojado nesse Volkswagen com motor 1.0, turbo, de apenas três cilindros, que passou a render 125 cv para equipar o hatch médio. Foi o que constatamos em uma viagem de mais de 400 quilômetros por estradas com asfalto novo e curvas variadas.
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Bem à vontade, sem nenhum esforço, o Golf 1.0 TSI deixou para trás modelos com motores bem maiores pelo caminho não apenas pelos méritos do engenhoso motor 1.0 turbo, mas também por causa do câmbio manual, de seis marchas, com relações bem escalonadas e engates sempre fáceis e precisos. Nem foi necessário ficar reduzindo marcha demais nas ultrapassagens, uma vez que os bons 20,4 kgfm de torque já aparecem nos 2.000 rpm. Ao acelerar, ainda vem aquele ronco animador, característico dos três cilindros. Para quem gosta de dirigir, é algo que beira a perfeição.
A “mágica” que permitiu transformar um carro 1.0 em algo bem mais divertido e eficiente do que já foi no passado inclui itens como injeção direta de combustível, variadores de fase nos comandos de válvulas, além de materiais leves e resistentes. Porém, como não há milagres, dependendo da situação, como em aclives, as reduções são inevitáveis, principalmente por causa da baixa cilindrada, mas sem causar nenhum incômodo, apenas um pouco de atenção ao contagiros. De acordo com os números da fabricante, o Golf 1.0 TSI acelera de 0 a 100 km/h em 9,7 segundos e atinge 197 km/h. Nada mau para um carro 1.0, não?
Além do engenhoso 1.0 turbo
Afora a parte mecânica, o que também anima no hatch médio é a solidez e a leveza da carroceria, o que contribui tanto com o conforto quanto com a estabilidade irrepreensível nas curvas. E dá-lhe curvas, viu? Durante nossa avaliação por mais de 400 quilômetros contornamos várias delas. Não importa para qual lado, se aberta ou fechada. O carro sempre transmitiu segurança e se manteve sob controle o tempo todo, mesmo numa tocada um pouco mais animada. A unidade avaliada estava com rodas de aro 17 oferecidas como opcional que vieram montadas em pneus Bridgestone 225/45 R 17, que também mostraram boa competência em qualquer situação, assim como os freios a disco nas quatro rodas.
Ok, mas e a velha economia dos carros 1.0? Pois é, ainda conseguiram mantê-la, mas a diferença para a versão 1.4 TSI é apenas razoável. De acordo com os números do Inmetro, o Golf 1.0 TSI faz 11,9 na cidade e 14,3 km/l na estrada com gasolina, ante 11,6 km/l e 13,6 km/l do 1.4 TSI. Com etanol, o 1.0 passa a fazer 8,4 km/l e 10,1 km/l, respectivamente, contra 7,9 km/l e 9,5 km/l do modelo com maior cilindrada. Boa mesmo é a autonomia na estrada, com gasolina. Considerando o consumo medido pelo Inmetro e o tanque de 50 litros, passa dos 700 quilômetros, o suficiente para ir, pelo menos teoricamente, de São Paulo até Florianópolis (SC).
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Com bom porte para levar cinco ocupantes sem aperto, o Golf 1.0 TSI também consegue ser confortável, com suspensão bem ajustada e que absorve bem as irregularidades do piso sem deixar a estabilidade de lado. O acabamento do interior é de bom gosto e de qualidade. Entre os destaques está a central multimídia Composition Media, que funciona bem em qualquer celular, tem funcionamento intuitivo e tela sensível ao toque de 6,5 polegadas. Só não tem GPS, mas vem com sistema de espelhamento para aparelhos Android ou Apple.
Interior e equipamentos
Pelo visto, o Golf 1.0 TSI tem bem mais prós do que contras. E pode ser considerado um dos melhores carros fabricados e vendidos no Brasil hoje em dia. Pena que não sai por menos que R$ 77.247, mas vale bem mais a pena que os R$ 78.130 da versão 1.6 MSI e deve pouco ao 1.4 TSI de R$ 101.530 quando o assunto é desempenho. Portanto, conforme a opinião de iG Carros, trata-se da versão mais interessante do Golf à venda no Brasil.
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Como opcional, a Volkswagen oferece três pacotes. O Elegance (R$ 3.296) vem com volante multifuncional revestido de couro, controlador eletrônico de velocidade de cruzeiro, rodas de aro 17, sensores de chuva e retrovisor interno eletrocrômico. No Comfort (R$ 4.771) ar-condicionado digital e bancos de couro. E no caso do Exclusive (R$ 9.836) há todos os itens dos dois pacotes e mais multimídia com GPS. Além disso, pedir pelo teto-solar (R$ 4.635). O carro está disponível em oito cores diferentes: Branco Puro, Preto Ninja, Vermelho Tornado, todas sólidas. Há as metálicas Prata Sargas, Prata Tungstênio, Azul Midnight e Platinum Gray, que custam R$ 1.442. E a perolizada Preto Mystic, de R$ 1.545.
Ficha técnica
Preço: a partir de R$ 77.247
Motor: 1.0, turbo, três cilindros, flex
Potência: 125 cv a 5.500 rpm
Torque: 20,4 kgfm a 2.000 rpm
Transmissão: Manual, 6 marchas, tração dianteira
Suspensão:Independente (dianteira) e eixo de torção (traseira)
Freios: Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira
Pneus: 205/55 R16 (225/45 R 17 opcionais)
Dimensões: 4,26 m (comprimento) / 1,80 m (largura) / 1,47 m (altura), 2,63 m (entre-eixos)
Tanque : 50 litros
Consumo: 11,9 km/l (cidade) /14,3 km/l (estrada) com gasolina
0 a 100 km/h: 9,7 segundos
Vel. Max: 194 km/h