A chegada do SUV da Hyundai menor que o Creta está mais próxima do que se podia imaginar. As primeiras imagens do carro rodando em testes, ainda camuflado, foram publicadas pelo blog coreano Naver. Apesar dos disfarces, é possível notar que o protótipo Carlino, mostrado no Salão de Nova Deli (Índia), em 2016, vai servir de base para as linhas do mini SUV da Hyundai, que deverá ser feito sobre a base do hatch compacto i20.
LEIA MAIS: Hyundai planeja ter novo SUV menor que o compacto Creta, até 2020
A frente do mini SUV da Hyundai terá estilo parecido com o da nova geracão do SUV grande Santa Fe, com dois faróis estreitos e ampla grade dianteira que se integra ao para-choque com faróis auxiliares embutidos. E a traseira quase "chapada" deverá seguir as linhas do modelo conceitual Carlino, mostrando certo tom de irreverência.
Primeiramente, o mini SUV da Hyundai chegará ao seu país de origem para depois começar a ser vendido em outros mercados. Assim como foi dito pelo diretor geral da Hyundai da Índia, Y.k Koo ao site indiano Live Mint, a ideia com um modelo menor que o Creta é aumentar ainda mais o volume de vendas da marca coreana. No caso do SUV compacto, o volume global chega a cerca de 10 mil unidades por mês.
LEIA MAIS: Volkswagen do Brasil quer voltar a ter projetos próprios e inéditos no País
Você viu?
Ainda de acordo com o que se espera até agora, o novo SUV da Hyundai menor que o Creta deverá ser lançado entre o fim de 2019 e o início de 2020. Deverá ter menos de 4 metros, algo que vai se tornar uma tendência em breve, uma vez que outras fabricantes também planejam ter mini SUVs.
Outros Mini SUVs
Além do SUV da Hyundai menor que o Creta, também está em pauta o Volkswagen T-Track, cuja versão conceitual chegou a ser mostrada pela primeira vez no Salão do Automóvel, em 2012. O carro teve o projeto engavetado e, agora, volta à tona, inclusive no Brasil. Isso porque existe a possibilidade da marca alemã voltar a ter modelos desenvolvidos no País, assim como o Brasília. E o mini SUV da Volkswagen poderá ser feito com uma versão mais curta da arquitetura MQB-A0 do Polo.
LEIA MAIS: Jeep cada vez mais estratégica e Fiat, mais brasileira: conheça o futuro da FCA
A Jeep também planeja ter um SUV menor que o Renegade. De acordo com o colunista de iG Carros, Glauco Lucena, do AutoBuzz , o novo modelo deverá ter o porte do Suzuki Jimny, será produzido em Betim (MG), com opção de tração 4x4. Tudo indica que será um dos novos competidores na briga por um novo segmento do qual o mini SUV da Hyundai vai fazer parte.