O segmento de SUVs está prestes a ganhar mais uma variação, a dos modelos mais em conta que os compactos. Algumas fabricantes já trabalham nessa nova ramificação do terreno dos utilitários esportivos. Entre elas está o mini SUV da Hyundai, que testa o modelo conhecido como QXi, cujas linhas vão seguir o estilo do protótipo Carlino, apresentado no Salão de Nova Deli (Índia), em 2016. A novidade foi flagrada em testes pelo site coreano Motorgraph.
LEIA MAIS: Renault mostra novo SUV Arkana, que tem chances de ser vendido no Brasil
A imagem mostra o mini SUV da Hyundai, ainda camuflado, em testes na Coréia do Sul. Apesar dos disfarces, é possível notar alguns detalhes estéticos, como os dois faróis estreitos, a ampla grade dianteira integrada ao para-choque com faróis auxiliares embutidos. Repare também nas barras metálicas na capota, para ajudar a levar bagagem extra e na boa área envidraçada do novo modelo.
Entre outros detalhes também é possível reparar que as laterais do novo mini SUV são bem parecidas com as do Creta . Entretanto, o novo modelo será feito sobre uma nova plataforma e o conjunto mecânico terá diversas opções, de acordo com cada país em que o carro será vendido. Os motores disponíveis deverão render entre 100 e 120 cv. E poderão funcionar em conjunto com câmbio manual de 5 ou 6 marchas e automatizado, com dupla embreagem e 7 marchas.
Ainda não há informações sobre a disponibilidade do sistema de tração integral. No Brasil, a Hyundai poderia oferecer pelo menos uma versão 4x4 como fazem as principais marcas concorrentes com modelos como Ford EcoSport Storm e Jeep Renegade 4x4. Mas isso ainda terá que ser definido mais adiante pela marca coreana.
Você viu?
LEIA MAIS: Desafios do VW T-Cross para encarar o “quarteto fantástico” dos SUVs compactos
Um dos primeiros países que vão receber o novo mini SUV da Hyundai será a Índia, em abril de 2019. Também é dado como certo que o carro chegará aos Estados Unidos, no ano seguinte, quando também poderá ser vendido no Brasil.
Além do novo SUV da Hyundai
Não apenas a Hyundai prepara um SUV que ficará abaixo do segmento dos compactos. Outras fabricantes também querem entrar nesse novo terreno. Uma delas é a Volkswagen, que já chegou a sinalizar a intenção de fabricar um carro menor que o T-Cross, que poderá se chamar T-Track, a versão de produção do protótipo Taigun, cujo projeto foi engavetado, mas parece ter voltado à tona.
LEIA MAIS: Volkswagen do Brasil quer voltar a ter projetos próprios e inéditos no País
A Jeep também chegou a mostrar interesse em fazer um utilitário esportivo com porte menor que o do Renegade para ser vendido em vários mercados, entre os quais brasileiro. Assim como as outras fabricantes, a ideia com o novo modelo é aproveitar a onda favoráveis aos SUVs e ter um carro mais acessível no segmento para conseguir aumentar sua base de vendas e concorrer com o novo mini SUV da Hyundai .