Será mostrada a nova geração do Peugeot 208 no Salão de Genebra (Suíça), em março do ano que vem, informa o site Argentina Autoblog. Ainda de acordo com a mesma publicação, o carro será fabricado em El Palomar (Argentina), no final do ano que vem, como o primeiro modelo com a nova plataforma CMP, com a qual serão fabricados outros modelos, inclusive da linha DS.
LEIA MAIS: Peugeot 208 Inconcert é lançado com melhorias no sistema de som
Fruto de um investimento de US$ 320 milhões, a nova família de modelos da PSA que sairá da linha de montagem argentina também deverá incluir o SUV DS3 Crossback, outro carro que tem chances de vir ao Brasil vindo do país vizinho, bem como o próprio Peugeot 208 da nova geração.
A nova arquitetura CMP nada mais é do que uma versão um pouco mais simples e compacta da EMP2, utilizada em modelos como o SUV médio 3008 e os utilitários Jumpy e Expert, ambos vendidos no Brasil. No caso da nova base, um detalhe importante é que o projeto foi concebido para poder receber baterias e motores elétricos, algo que tem se tornado cada vez mais uma das ordens do dia dentro dos departamentos de engenharia das fabricantes.
Da nova plataforma CMP também virão as novas gerações dos modelos 2008, C3 e C3 Aircross. Entretanto, ainda não se sabe quais outros carros da PSA que serão feitos na Argentina. O certo até agora, ainda de acordo com o Argentina Autoblog, é que os novos modelos da marca que serão lançados na Europa vão chegar no mercado sul-americano quase ao mesmo tempo, com poucos meses de diferença.
LEIA MAIS: Peugeot 3008 Griffe Pack se mostra mais seguro e confortável
Você viu?
Depois do Peugeot, o DS3 Crossback
Dentro da nova família dos modelos que serão fabricados sobre a nova plataforma CMP está o DS3 Crossback . Trata-se do carro que ficará abaixo do DS7. Entre outros modelos, o SUV chegará para rivalizar com o Mini Countryman e o pequeno Audi Q2, que continua cotado a chegar ao mercado brasileiro.
Na Europa, o DS3 Crossback terá motores 1.2 Puretech e 1.6 THP (ambos util Audi Q2. Ao menos na Europa, estão confirmados os motores 1.2 Puretech, 1.6 THP (ambos utilizados no Brasil por C3 e a linha C4) e 1.5 BlueHDi.
LEIA MAIS: Citroën DS X E-Tense Concept é a visão da marca para o futuro. Veja vídeo
Na Europa, o DS3 também conta com uma versão híbrida E-Tense que não está confirmada para a América Latina. A DS já declarou que vai abandonar definitivamente os motores 100% a combustão para investir em elétricos e híbridos a partir de 2025, o que pode incluir pelo menos uma versão do Peugeot 208.