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Novo SUV francês passa a contar com sistema de frenagem automática de emergência, alerta de saída de faixa e detector de fadiga

Peugeot 3008 Griffe Pack: linhas arrojadas compõem um SUV bem resolvido no design tanto por fora quanto por dentro
Cauê Lira
Peugeot 3008 Griffe Pack: linhas arrojadas compõem um SUV bem resolvido no design tanto por fora quanto por dentro

Deveríamos agradecer pelos SUVs médios disponíveis no Brasil, na faixa dos R$ 150 mil. É difícil errar uma compra em um segmento tão completo como este. Pense bem, temos o Chevrolet Equinox Premier (R$ 149.990) que apelidamos de SUV supersônico por aqui. Com o mesmo motor 2.0 turbo, de 262 cv, que equipa a versão de entrada do Camaro nos Estados Unidos, o modelo da GM acelera de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos. Do outro lado do ringue, o Jeep Compass (R$ 157.990 na versão Limited) é o SUV mais vendido do Brasil, sendo a única investida no segmento de utilitários esportivos a diesel nessa faixa de preço. E finalmente, chegou a hora de conhecer a nova versão mais bem equipada do Carro do Ano da Europa. Eis o Peugeot 3008 Griffe Pack (R$ 154.990), que chega com mais segurança e tecnologia embarcada.

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Os carros franceses sempre se sobressaem no design expressionista. O Peugeot 3008 não é diferente, sendo um dos carros mais belos entre os SUVs vendidos no Brasil, considerando até as marcas de luxo. O que é um show pelo lado de fora também faz cair o queixo de quem está na cabine. O painel com revestimento emborrachado contrasta com um tecido de textura diferenciada que lembra jeans. Combine isso com linhas cromadas e superfícies revestidas de preto brilhante e teremos um interior dos mais sofisticados. Os controles do ar-condicionado foram integrados à central multimídia, deixando espaço para esses belos botões que remetem às teclas de um piano. No lugar do porta-trecos do console, um carregador de celular por indução que aumenta a durabilidade da bateria.

O porta-objetos iluminado e refrigerado que se esconde abaixo do encosto de braço surpreende pelo tamanho. E não para por aí. A Peugeot também recheou o 3008 com luzes de cortesia nos porta-copos, nos vincos das portas e nos arredores do teto-solar panorâmico. Durante a noite, o arranjo fica muito bonito com as luzes em LED azul dando aquele charme a mais para a cabine. Ajustes elétricos para o banco do motorista, contando até com regulagem de lombar, integram o pacote conforto. Apesar de ser um SUV dos mais sofisticados, o 3008 deve no espaço para o banco traseiro. O ocupante do meio sentirá desconforto por conta da saída de ar que ocupa um trecho do habitáculo. Dois adultos e uma criança, entretanto, se acomodam bem.

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Ainda falando sobre tecnologia, o SUV francês reserva algumas surpresas que os principais concorrentes nem sonham. Além de câmera de ré, há visão 360° que ajuda na hora de encaixar o 3008 em vagas, ou identificar a distância para a guia na hora de estacionar. Mas a grande novidade da versão Griffe Pack é a integração de diversas "babás eletrônicas", como sistema de frenagem automática de emergência, alerta de saída de faixa, detector de fadiga, assistente de farol alto, piloto automático inteligente e alerta de ponto cego.

No caso do controle de cruzeiro adaptativo, nem sempre o carro interpretará corretamente a velocidade da via. Por exemplo, em uma faixa expressa com velocidade de 90 km/h, o 3008 irá sugerir a velocidade da via local, a 60 km/h. Fica devendo também na ausência de abertura elétrica para o bom porta-malas de 520 litros.

Ao volante

Fica bem evidente que o 3008 poderia ser um pouco mais ágil na cidade. O motor 1.6 THP de 165 cv de potência e 24,5 kgfm de torque tem desempenho aceitável, mas deve agilidade em ultrapassagens por conta do atraso nas respostas. Além desse lag comum em motores turbo, o SUV também precisa lidar com seus 1.560 kg. Com arranjo de suspensão feito para priorizar mais a estabilidade que a maciez,  o SUV transfere parte das irregularidades para a cabine. Nada que comprometa a viagem, mas o Jeep Compass - feito no Brasil para enfrentar ruas esburacadas - garantirá um trajeto com menos impactos que o 3008 importado. As curvas são sempre feitas com segurança, sem qualquer susto ou rolagem da carroceria. Neste tópico, o 3008 é melhor que o Equinox. Apesar de ser um legítimo devorador de asfalto, o SUV da GM não manda tão bem nas curvas rápidas, mesmo com rodas de aro 19, o que é algo inerente a um SUV de 1.557 kg e com vão livre do solo de 22,6 cm.

O conforto interno é reforçado pela ótima posição de dirigir. Seguindo o padrão de outros carros da marca, o motorista enxerga o cluster digital por cima de um pequeno volante de base achatada. Pena que as aletas são fixas na coluna de direção, o que acaba dificultando um pouco as trocas de marcha nas curvas, já que não acompanham o movimento do volante. Apesar disso, as trocas são feitas com certa rapidez, inclusive nas reduções.

Peugeot 3008 Griffe Pack: porta-malas de 520 é bem espaçoso, mas a tampa poderia ter fechamento automático
Cauê Lira
Peugeot 3008 Griffe Pack: porta-malas de 520 é bem espaçoso, mas a tampa poderia ter fechamento automático

Ponto positivo também para a tela colorida de 12,3 polegadas, que serve de quadro de instrumentos configurável. Fato interessante é que o conta-giros se move no sentido contrário ao do velocímetro, dando um caráter bem diferente e exclusivo.

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O 3008 é uma ótima opção em um segmento cheio de carros bons. Mas fique atento aos modelos que estão prestes a mudar, como o Honda CR-V, cuja nova geração vai chegar nos próximos meses, vinda dos EUA. Contra os rivais, o carro francês ganha pelo estilo e a sofisticação. Porém, fica devendo um pouco de força nas primeiras marcações do contagiros por conta da relação peso-toeque (63,9 kg/kgfm), o acaba deixando a disputa favorável ao Chevrolet Equinox. O Compass, por sua vez, é tropicalizado e enfrenta com mais afinco as esburacadas ruas brasileiras. Uma disputa que seria resolvida nos detalhes. Se você curte estilo e conectividade, o Peugeot 3008 pode ser a escolha certa para você.

Ficha Técnica

Preço:  a partir de R$ 154.990

Motor: 1.6, quatro cilindros, turbo, gasolina

Potência: 165 cv a 6.000 rpm

Torque: 25,5 kgfm a  1.400 rpm

Transmissão:  Automático, 6 marchas, tração dianteira

Suspensão:Independente (dianteira) e eixo de torção na traseira

Freios: Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira

Pneus: 235/50 R19

Dimensões: 4,44 m (comprimento) / 1,91 m (largura) / 1,63 m (altura), 2,68 m (entre-eixos)

Tanque : 53 litros

Porta-malas: 520 litros

Consumo: 9,4 km/l (cidade) /9,6 km/l (estrada) com gasolina

0 a 100 km/h: 8,9 segundos

Vel. Max: 206 km/h

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