Tamanho do texto

Novo modelo aparece em imagens de catálogo antes da apresentação, que será na semana que vem, no Japão. Saiba mais detalhes

Toyota Raize Azul arrow-options
Divulgação
Toyota Raize deverá servir de base para o novo SUV da marca que será fabricado em Sorocaba (SP)

O SUV mais em conta da Toyota surge na internet antes do previsto. Trata-se do Raize, compacto feito em parceria com a Daihatsu, marca de modelos mais acessíveis, que também deverá trabalhar no modelo a ser vendido no Brasil, a partir de 2021. Porém, o carro que deve ser feito no País pode ter mudanças em relação ao japonês.

LEIA MAIS: Toyota confirma que vai investir R$ 1 bilhão para fazer novo carro em São Paulo

 Entre as novidades da versão do Toyota Raize a ser vendido no Brasil deverá estar a distância entre-eixos, uma vez que o modelo japonês é um pouco menor (3,99 m por 1,62 m de largura e 1,69 de largura, com 2,52 m de entre-eixos)  que o ideal para concorrer com rivais como Jeep Renegade , Hyundai Creta, Chevrolet Tracker e companhia. O novo SUV da Toyota deverá ser feito em Sorocaba (SP), fruto do investimento de R$ 1 bilhão, anunciado no fim de setembro ultimo.

Com o novo SUV compacto, a Toyota passará a ter ainda mais força no mercado brasileiro, já que ainda não disputa um lugar ao sol nesse segmento. Mesmo assim, deverá fechar o ano na casa dos 6,5% de participação, próxima na Jeep e na frente da Hyundai, considerando as vendas de automóveis e comerciais leves, de acordo com a Fenabrave (Federação dos Distribuidores de Veículos).

LEIA MAIS: Novo SUV da Toyota chegará abaixo do RAV4, com tração integral

Toyota Raize arrow-options
Reprodução
Detalhes estéticos, como as lanternas traseiras na horizontal deverão ser mantidos na versão feita no Brasil


 Dando uma olhada nas imagens que vazam, nota-se que o Raize segue o estilo adotado no RAV4 , com grade frontal saliente. Visto de perfil, o carro lembra o Daihatsu Rocky, com linhas quadradas e lanternas na horizontal. Assim como o SUV compacto da marca japonesa, o novo modelo deverá ser feito sobre a base DNGA, uma versão mais simples da TNGA, a mesma do novo Corolla.

LEIA MAIS: Toyota Yaris terá pelo menos uma versão híbrida no Brasil

 Pelo menos no mercado japonês, o Toyota Raize poderá ser equipado com motor 1.0, turbo, de três cilindros, que gera 98 cv e 14,3 kgfm de torque e funciona em conjunto com o câmbio automático CVT ou o manual, de seis marchas. Ainda no sistema de transmissão do novo SUV da Toyota , haverá opção de tração 4x4 ou 4x2, dependendo da versão.