Toyota Raize servirá de base para o novo SUV que a marca vai fabricar no Pais a partir do ano que vem
Divulgação
Toyota Raize servirá de base para o novo SUV que a marca vai fabricar no Pais a partir do ano que vem

Que a Toyota vai fabricar um SUV compacto em Sorocaba (SP), a partir do ano que vem, não é novidade. A reportagem de iG Carros já abordou sobre esse assunto no final de outubro último. O que é notícia agora é que a marca acaba de registrar algumas peças de um modelo que deverá servir de base para o que será lançado no Brasil no ano que vem.

LEIA MAIS: Saiba como será o novo SUV que a Toyota venderá no Brasil

Como mostra a imagem abaixo, o registo no INPI (Instituto de Propriedade Industrial) foi feito em nome da Daihatsu, marca controlada pela Toyota. São componentes como para-choque dianteiro e faróis do modelo Raize, revelado no final de 2019. Trata-se do SUV compacto com plataforma DNGA, derivada da TNGA do Corolla.

Portanto, como chegamos a comentar, o SUV compacto que a Toyota vai vender no Brasill a partir de 2021 não deverá ser exatamente igual ao Raize japonês. Entre os que deverá ser mudado está a distância entre-eixos, já que a versão japonesa é menor menor (3,99 m por 1,62 m de largura e 1,69 de largura, com 2,52 m de entre-eixos).

SUV da Toyota tem algumas peças registradas no INPI mostrando que o carro se baseia no Raize vendido no Japão
Reprodução
SUV da Toyota tem algumas peças registradas no INPI mostrando que o carro se baseia no Raize vendido no Japão


Esse aumento no tamanho na versão que será vendida no Brasil é necessária para o carro ficar com porte compatível com de rivais como Jeep Renegade, Hyundai Creta, Honda HR-V e Chevrolet Tracker, modelos que fazem parte de um segmento que já representa 25% do mercado e do qual a Toyota não pode ficar de fora se quiser ganhar participação nas vendas gerais.

LEIA MAIS: Toyota precisa de um SUV compacto no Brasil. Mas qual?

No mercado japonês, o Toyota Raize segue o estilo do SUV médio RAV4, bem conhecido no Brasil. Mas vem com motor 1.0, turbo, de três cilindos e 98 cv, que não será usado no mercado brasileiro, também por causa da concorrência. A ideia é adotar algo maior, como o 1.8 do Corolla acoplado ao câmbio CVT e tração dianteira.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!