A Hyundai apresenta uma gama de veículos extremamente interessantes em outros países. No entanto, devido à distribuição pela CAOA , a fabricante tinha limitações para trazer esses modelos para o Brasil. Com a recente separação entre a montadora e o grupo, a possibilidade de importação de diversos veículos atrativos entra em jogo.
Durante o último evento, a Hyundai Motor Brasil (HMB) confirmou a chegada do SUV Palisade, de oito lugares, e hatch elétrico Ioniq 5. Agora, a fabricante considera trazer o Elantra em sua versão esportiva , com quase 300 cv.
Embora tenha sido lançado por aqui em 2011 e inicialmente tenha conquistado o público, o Elantra viu suas vendas despencarem com a chegada da nova geração em outubro de 2016. Em janeiro de 2020, o modelo saiu de linha após registrar apenas 82 emplacamentos em 2019.
A possível volta do modelo seria na versão esportiva, conhecida como Elantra N . Segundo apurações da Autoesporte , já existe um exemplar no Brasil para que os concessionários possam avaliar o modelo. A decisão de comercializá-lo dependerá da aprovação nos estudos de mercado atualmente em andamento com os concessionários, podendo ocorrer apenas em 2025 ou 2026.
O Elantra N é equipado com um motor 2.0 turbo de 280 cv e 39,97 kgfm de torque, podendo ser associado a um c âmbio manual de seis marchas ou a um automatizado de dupla embreagem de oito velocidades . Com o sistema de controle de largada ativado, o Elantra N atinge os 100 km/h em apenas 5,3 segundos na versão com câmbio manual, com velocidade máxima de 290 km/h em ambas as opções.
O veículo oferece modos de condução que podem aumentar a pressão do turbo, gerando 10 cv extras temporariamente, além de modos de escape. A suspensão é eletronicamente ajustável.
O visual do Elantra N chama a atenção pela ousadia da Hyundai . Destacam-se a grade dianteira grande e bipartida, os spoilers dianteiros e as saias que conferem um aspecto esportivo, juntamente com as rodas aro 19''. Na traseira, há um spoiler e dois grandes escapamentos circulares.
No interior, o modelo combina requinte e esportividade. O volante lembra do Creta N Line , enquanto os bancos tipo concha oferecem um toque de esportividade. Duas telas interligadas formam o painel de instrumentos e o multimídia que oferece um cronômetro.
O Elantra N tem sido um sucesso no exterior, com sua reestilização lançada em 2023 na Ásia e recentemente introduzido no mercado norte-americano para competir com modelos como Toyota Corolla e Honda Civic . Se chegar ao Brasil, o modelo poderia enfrentar diretamente o Volkswagen Jetta GLI, que não há concorrentes diretos, possibilitando uma competição acirrada no segmento de sedãs esportivos.