Sem Chevrolet Camaro, e Dodge Charger com motor V6, Ford Mustang é o único muscle car com motor V8 vivo
Divulgação/Ford
Sem Chevrolet Camaro, e Dodge Charger com motor V6, Ford Mustang é o único muscle car com motor V8 vivo

A Ford anunciou nesta segunda-feira (25) a chegada da sétima geração do Mustang no Brasil, cumprindo o que foi prometido em março . Assim, o esportivo se destaca como o único muscle car ainda em produção , já que o Camaro , seu tradicional rival, foi descontinuado no final do ano passado.

O modelo está disponível na versão GT Performance, que é a topo de linha nos Estados Unidos, ao preço de R$ 529.000. Segundo a Ford, inicialmente serão disponibilizadas cerca de 200 a 300 unidades, já disponíveis para a venda, que serão entregues até junho.

O Mustang foi o cupê esportivo mais vendido no mundo pelo oitavo ano consecutivo, e chega com um novo visual, interior totalmente renovado, novos sistemas de segurança e aumento na potência e torque. Em 2024, a marca celebra os 60 anos do Mustang - modelo foi apresentado em 17 de abril de 1964 por Henry Ford II, em Nova York. No final de 2022, a sétima geração chegou ao mercado americano. 

Ford Mustang 2024  Divulgação/Ford
Ford Mustang 2024  Divulgação/Ford
Ford Mustang 2024  Divulgação/Ford
Ford Mustang 2024  Divulgação/Ford
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Ford Mustang 2024  Divulgação/Ford
Ford Mustang 2024 sétima a geração Divulgação/Ford
Ford Mustang 2024  Divulgação/Ford
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Ford Mustang 2024  Divulgação/Ford
Ford Mustang 2024  Divulgação/Ford

MOTOR E TRANSMISSÃO

A Ford optou por manter o mesmo motor V8 5.0 aspirado , conhecido como Coyote , que entrega  488 cv (a 7.250 rpm) e 58 kgfm de torque a 5.000 rpm. Em comparação com a geração anterior, o modelo ganhou 5 cv e 1,3 kgfm de torque, graças à nova calibração do motor e à implementação de caixas de ar duplas que alimentam dois corpos de borboleta eletrônicos, fornecendo mais ar para o coletor de admissão, e sistema duplo de injeção.

Durante a apresentação, a Ford enalteceu que este é "o motor Coyote V8 mais potente de todos os tempos" . Isso porque, nos Estados Unidos, o motor possui 2 cv a menos de potência e, na Europa, 54 cv a menos, devido à poluição.

Porém, no mercado norte-americano, a versão é a  Dark Horse de 507 cv . Quando perguntado sobre a possibilidade dessa versão chegar ao Brasil, Rogelio Golfarb, vice-presidente da Ford na América do Sul, deu uma resposta curta: "Não".  

A transmissão é semelhante à da Ranger, com câmbio automático de dez velocidades. O tempo de 0 a 100 km/h permanece o mesmo, em 4,3 segundos , enquanto o tempo de 0 a 200 km/h , segundo o piloto de teste da Ford, é um segundo mais rápido.

DIVERSÃO MAIS DEMOCRÁTICA

Ao explorar as funcionalidades do Mustang GT , a brincadeira se torna mais democrática, visto que há várias maneiras de personalizar o veículo com diferentes parâmetros e sistemas. O carro oferece cinco modos de condução:

Cupê esportivo já vendeu mais de 2.500 unidades desde que chegou no Brasil, em 2018
Divulgação/Ford
Cupê esportivo já vendeu mais de 2.500 unidades desde que chegou no Brasil, em 2018

Normal: Mantém o modo de condução padrão, sem incômodos, visando proporcionar conforto.

Esportivo: Permite trocas de marcha e respostas do acelerador mais rápidas, com suspensão adaptativa mais rígida, ruído do escapamento mais alto em altas rotações e ajuste de direção esportiva.

Escorregadio: As respostas do acelerador são mais graduais, com mais intervenções do ESC e do controle de tração, suspensão adaptativa mais suave, ruído do escapamento normal e ajuste de direção normal.

Pista: Oferece trocas de marcha e respostas do acelerador mais rápidas, menor intervenção do ABS, do ESC e controle de tração desligado, suspensão adaptativa mais rígida, escapamento com menos restrição e mais alto, além de ajuste de direção esportiva.

Pista Drag: As trocas de marcha e respostas do acelerador são mais rápidas, a suspensão adaptativa é otimizada para maior aceleração, o escapamento tem menos restrição e é mais alto, e há ajuste de direção esportiva.

Além disso, existem seis perfis personalizáveis de acordo com as preferências do condutor. É possível ajustar a assistência de direção em três modos: conforto, normal e esportivo; quatro configurações do escapamento: normal, silencioso, esportivo e pista , além da opção de acionar o ronco pela chave; quatro modos de suspensão: normal, esportivo, pista e pista drag;  além de outras configurações, como sensibilidade do acelerador, velocidade, rotação de trocas de marcha, entre outros.

Freios não são mais pintados como à geração anterior
Divulgação/Ford
Freios não são mais pintados como à geração anterior

As suspensões independentes da Magneride receberam uma nova calibração que oferece adaptações a uma variedade de terrenos, com leitura realizada 1000x  por segundo. Além de um sensor que detecta buracos e, em milésimos de segundo, ajusta os amortecedores para torná-los mais rígidos, reduzindo os impactos na cabine e minimizando danos às rodas aro 19’’ e aos pneus 275/40 R19 da Pirelli.

Os freios continuam sendo da marca Brembo , porém agora com diâmetros maiores : 390 mm e 6 pistões de 36 mm na frente e 355 mm e 4 pistões de 30/32 mm na traseira. Além disso, houve um equilíbrio na distribuição de peso, com 55% na dianteira e 45% na traseira.

As barras estabilizadoras, herdadas do Mach 1 , contribuem para uma rigidez torsional 30% maior, que aprimora a dirigibilidade, segundo a Ford. Além disso, a montadora afirma que a direção está mais precisa e comunicativa. 

VISUAL E DIMENSÕES

A dianteira recebeu novos para-choques e grade em preto brilhante, conferindo um aspecto mais agressivo e com ângulo mais apontado para baixo. O capô apresenta entradas de ar com três barras distintas. As lanternas full LED, agora com pisca sequencial, são totalmente redesenhadas, com três elementos separando-as.

Nas laterais, o Mustang adquire uma aparência mais musculosa, reforçada pela estrutura, além das novas rodas diamantadas. Na traseira, destaca-se a dobra entre o porta-malas e o para-choque que está maior, acompanhada por um novo design para o para-choque e pelas lanternas full LED que voltam ao vermelho

Quanto às dimensões, o Mustang apresenta um aumento leve em tamanho e peso. Com 4,81 metros de comprimento (22 mm a mais que a geração anterior), 1,95 metro de largura (sem os retrovisores), 1,39 metro de altura (16 mm a mais), além de um entre-eixos de 2,71 metros. O peso atinge 1.836 kg, ou seja, 155 kg a mais . O porta-malas mantém os 382 litros de capacidade. O tanque de combustível comporta 60,5 litros, enquanto o diâmetro de giro do volante é de 12,2 metros.

Ford Mustang 2024  Divulgação/Ford
Ford Mustang 2024  Divulgação/Ford
Ford Mustang 2024  Divulgação/Ford
Ford Mustang 2024  Divulgação/Ford
Ford Mustang 2024  Divulgação/Ford
Ford Mustang 2024  Divulgação/Ford
Ford Mustang 2024  Divulgação/Ford

INTERIOR

O interior foi alvo de grandes mudanças, dando uma cara totalmente nova ao Mustang. O cockpit, inspirado em caças a jato, segundo a Ford, traz duas telas integradas de 12,4” e 13,2” do painel de instrumentos e do multimídia SYNC 4, respectivamente. O sistema inclui  GPS embarcado, Android Auto e Apple CarPlay sem fio, carregador por indução e som B&O com 12 alto-falantes.

O volante com assistência elétrica progressiva tem estilo esportivo de base reta, com aquecimento, assim como os bancos com ventilação e seis memórias para o motorista e quatro para o passageiro. Já o console central não teve muitas alterações, com a conhecida manopla de câmbio e freio de estacionamento à mão. 

SEGURANÇA

Os ítens de segurança incluem monitoramento de ponto cego, assistente de manobras evasivas e sensor de ré, além de piloto automático adaptativo com Stop & Go, frenagem autônoma de emergência, assistente de manutenção e centralização em faixa, entre outros. O esportivo conta ainda com atualizações "over the air" no sistema, assim como atualizações de um celular para melhorar e corrigir diversas funções. 

Em termo de airbags, o novo Mustang apresenta sete airbags  (dois dianteiros, dois laterais dianteiros, duas cortinas e um joelho do passageiro) contra oito oferecidos na geração anterior, que trazia airbag de joelho para o motorista. 

São sete tipos de cores e duas novas: Vermelho Zadar (nova), Vermelho Arizona, Azul Estoril, Azul Algarve (nova), Branco Ártico, Cinza Torres, Cinza Catalunha e Preto Astúrias. 

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