Pintura azul fosco é diferencial do novo RS6 Legacy
Divulgação/Audi
Pintura azul fosco é diferencial do novo RS6 Legacy

Em Março de 2024 a  Audi celebra os 30 anos de sua presença no mercado brasileiro. A trajetória das quatro argolas no Brasil iniciou-se com o tricampeão de Formula 1 Ayrton Senna , que esteve presente, por meio de seu capacete e sua antiga S4 Avant no evento de celebração de três décadas de Audi no Brasil , que abordou passado, presente e futuro da marca.


Para celebrar o passado, a Audi prometeu uma parceria com a Senna Brands em um projeto institucional e ações que compartilham valores, propósitos e legados. Detalhes da parceria não foram divulgados, mas serão revelados nos próximos meses.

Entretanto, o presente e o futuro foram os principais destaques do evento realizado no Allianz Parque , em São Paulo. A marca das quatro argolas preparou a primeira exibição nacional do SUV elétrico Q6 E-tron , revelado na recentemente na Europa .

Audi Q6 e-tron Prototype
Divulgação
Audi Q6 e-tron Prototype


O modelo ainda estava caracterizado como o veículo utilizado para testes no Velho Continente, e de acordo com fontes ouvidas pela marca, se tratava de fato do protótipo do SUV.

O Q6 E-tron é o primeiro carro da Audi a ser produzido a partir da plataforma PPE
(Plataforma Premium Elétrica, em inglês), desenvolvida pelo Grupo Volkswagen para  veículos de luxo de Porsche , Bentley , Audi , entre outras. A estrutura fez sua estréia na nova geração do Porsche Macan .

Entre as principais novidades da nova plataforma estão a arquitetura elétrica de 800 Volts , que permite recargas mais rápidas, mais sistemas eletrônicos. Além disso, o Q6 E-tron será o responsável por trazer a nova configuração de interiores da marca, e contará, inclusive, com uma tela opcional destinada para o passageiro.

Audi Q6 e-tron
Divulgação
Audi Q6 e-tron



Segundo a Audi, o Q6 E-tron terá a pré-venda iniciada no Brasil no segundo semestre deste ano, quando provavelmente seremos informados sobre quais versões e opcionais serão importados.

RS6 Avant exclusiva para o Brasil

Audi RS6 Legacy Divulgação/Audi
Audi RS6 Legacy Divulgação/Audi
Audi RS6 Legacy Divulgação/Audi
Audi RS6 Legacy Divulgação/Audi
Audi RS6 Legacy Divulgação/Audi

Além do SUV elétrico, a Audi ainda exibiu o RS6 Legacy Edition , uma edição comemorativa criada exclusivamente para celebrar os 30 anos de Audi no Brasil . Limitada a apenas 15 unidades , a perua é baseada na versão Performance e conta com detalhes únicos como a pintura em azul fosco, rodas de 22 polegadas com acabamento dourado, pacote exterior em carbono fosco e detalhes nos vidros com a numeração da unidade e ainda a gravação “Audi 30 years”.

Internamente, a  RS6 Legacy conta com as cores preta e cinza nas laterais dos bancos e também nas portas, além de costuras nos bancos e volante, tapetes personalizados e logotipo RS nos bancos costurados em bronze.
Debaixo do capô, o V8 biturbo 4.0 recebeu ajustes finos no software de motor e câmbio, além o aumento da pressão máxima das turbinas de 2,4 para 2,6 bar.

Essas mudanças representam um crescimento de 30 cv na potência e 50 Nm de torque, totalizando 630 cv e 850 Nm. Em termos práticos, a RS6 Legacy consegue uma aceleração de 0-100 km/h em apenas 3,4 segundos (0,2s mais rápida que a RS6 anterior).

O preço da exclusividade é R$ 1.364.990 . De acordo com a Audi, o modelo pode ser adquirido em qualquer concessionária da fabricante, enquanto durarem as 15 unidades.

F1 e Futuro

Modelo de carro da Fórmula 1 da Audi foi exibido pela primeira vez no Brasil
Reprodução/Audi
Modelo de carro da Fórmula 1 da Audi foi exibido pela primeira vez no Brasil



O último palco representou o futuro da Audi. A partir de 2026 a marca fará parte da Fórmula 1 , principal categoria do automobilismo mundial, se responsabilizando, inclusive, por fazer seu próprio motor.

A Audi enxerga a Fórmula 1 como vital para o seu futuro. A fabricante pretende deixar de lançar novos carros com motorização a combustão após 2026, e se tornar exclusivamente elétrica a partir de 2033.

Em 2026 a Formula 1 dará inicio a um novo regulamento de motores, que irão utilizar combustível 100% renovável, o que pode auxiliar a fabricante a rever a idéia de abandonar os motores a combustão e apostar também nos combustíveis sintéticos e “Efuels”.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!