Em Março de 2024 a Audi
celebra os 30 anos
de sua presença no mercado brasileiro. A trajetória das quatro argolas no Brasil iniciou-se com o tricampeão de Formula 1
Ayrton Senna
, que esteve presente, por meio de seu capacete e sua antiga S4 Avant
no evento de celebração de três décadas de Audi no Brasil
, que abordou passado, presente e futuro da marca.
Para celebrar o passado, a Audi prometeu uma parceria com a Senna Brands em um projeto institucional e ações que compartilham valores, propósitos e legados. Detalhes da parceria não foram divulgados, mas serão revelados nos próximos meses.
Entretanto, o presente e o futuro foram os principais destaques do evento realizado no Allianz Parque
, em São Paulo. A marca das quatro argolas preparou a primeira exibição nacional do SUV elétrico
Q6 E-tron
, revelado na recentemente na Europa
.
O modelo ainda estava caracterizado como o veículo utilizado para testes no Velho Continente, e de acordo com fontes ouvidas pela marca, se tratava de fato do protótipo do SUV.
O Q6 E-tron
é o primeiro carro da Audi a ser produzido a partir da plataforma PPE
(Plataforma Premium Elétrica, em inglês), desenvolvida pelo Grupo Volkswagen para veículos de luxo de Porsche
, Bentley
, Audi
, entre outras. A estrutura fez sua estréia na nova geração do Porsche Macan
.
Entre as principais novidades da nova plataforma estão a arquitetura elétrica de 800 Volts
, que permite recargas mais rápidas, mais sistemas eletrônicos. Além disso, o Q6 E-tron será o responsável por trazer a nova configuração de interiores da marca, e contará, inclusive, com uma tela opcional destinada para o passageiro.
Segundo a Audi, o Q6 E-tron terá a pré-venda iniciada no Brasil no segundo semestre deste ano, quando provavelmente seremos informados sobre quais versões e opcionais serão importados.
RS6 Avant exclusiva para o Brasil
Além do SUV elétrico, a Audi ainda exibiu o RS6 Legacy Edition , uma edição comemorativa criada exclusivamente para celebrar os 30 anos de Audi no Brasil . Limitada a apenas 15 unidades , a perua é baseada na versão Performance e conta com detalhes únicos como a pintura em azul fosco, rodas de 22 polegadas com acabamento dourado, pacote exterior em carbono fosco e detalhes nos vidros com a numeração da unidade e ainda a gravação “Audi 30 years”.
Internamente, a RS6
Legacy conta com as cores preta e cinza nas laterais dos bancos e também nas portas, além de costuras nos bancos e volante, tapetes personalizados e logotipo RS nos bancos costurados em bronze.
Debaixo do capô, o V8 biturbo 4.0 recebeu ajustes finos no software de motor e câmbio, além o aumento da pressão máxima das turbinas de 2,4 para 2,6 bar.
Essas mudanças representam um crescimento de 30 cv na potência e 50 Nm de torque, totalizando 630 cv e 850 Nm. Em termos práticos, a RS6 Legacy consegue uma aceleração de 0-100 km/h em apenas 3,4 segundos (0,2s mais rápida que a RS6 anterior).
O preço da exclusividade é R$ 1.364.990
. De acordo com a Audi, o modelo pode ser adquirido em qualquer concessionária da fabricante, enquanto durarem as 15 unidades.
F1 e Futuro
O último palco representou o futuro da Audi. A partir de 2026 a marca fará parte da Fórmula 1
, principal categoria do automobilismo mundial, se responsabilizando, inclusive, por fazer seu próprio motor.
A Audi enxerga a Fórmula 1 como vital para o seu futuro. A fabricante pretende deixar de lançar novos carros com motorização a combustão após 2026, e se tornar exclusivamente elétrica a partir de 2033.
Em 2026 a Formula 1 dará inicio a um novo regulamento de motores, que irão utilizar combustível 100% renovável, o que pode auxiliar a fabricante a rever a idéia de abandonar os motores a combustão e apostar também nos combustíveis sintéticos e “Efuels”.