Não é de hoje que se especula muito sobre a volta do Volkswagen Gol
como um SUV de entrada.
O tema do lançamento de um SUV mais acessível por parte da VW já vem sendo discutido desde 2020
e se intensificou ainda mais com a confirmação da Prefeitura de Taubaté sobre a vinda do modelo com o nome de Gol
, sendo confirmado posteriormente pela própria montadora durante o anúncio do investimento de R$ 16 bilhões para o Brasil, mas que desmentiu o nome será Gol.
Esse SUV inédito , que chegará em 2025, posicionado abaixo do Nivus, já está de olho em dois concorrentes fortes: o Renault Kardian e o Fiat Pulse. Lembrando que o nome ‘’Gol SUV’’ é um apelido dado ao modelo que ainda tem nome público.
Para ter uma ideia de como será o tal SUV, chamado internamente na fábrica de Taubaté (SP) de “A0 SUV”/“VW246”, ele foi avistado na Índia, onde também será lançado pela submarca da VW , a Skoda. A imagem foi divulgada pelo site Autocar India , dando uma visão preliminar do produto, que utilizará a mesma plataforma do Virtus e Polo , a MQB-A00, aqui no Brasil.
A partir da foto, podemos ter uma ideia das dimensões do veículo, que terá menos de 4 metros de comprimento, devido a uma legislação na Índia que cobra mais impostos para veículos com esse comprimento, além do objetivo da marca em reduzir custos. Essa proporção faz sentido, considerando que o Nivus possui 4,26 m de comprimento.
Na Índia, o modelo será vendido com o motor 1.0 TSI a gasolina de 115 cv e 18,15 kgfm de torque, com opção de câmbio manual e automático de seis velocidades em ambas as transmissões. No Brasil, espera-se que o modelo venha com o conhecido 1.0 170 TSI (turbo), de 109/116 cv (gasolina e etanol) e 16,5 kgfm de torque com transmissão manual, e o 1.0 200 TSI (turbo) de 116/128 cv e 20,4 kgfm de torque com câmbio automático.
O visual todo camuflado lembra um pouco o T-Cross, com um aspecto mais alto e quadradão. As lanternas serão em LED, assim como os faróis, e o veículo contará com rack no teto, características presentes em todos os SUVs da Volkswagen vendido por aqui.
O SUV será lançado juntamente com o investimento anunciado no começo de fevereiro pela marca , o maior aporte já feito por uma empresa no setor automotivo brasileiro. A Volkswagen planeja lançar 16 novos produtos no mercado até 2028.
Um produto mais acessível pode facilitar a aposta da Volkswagen na eletrificação do Nivus e do T-Cross , uma vez que a adoção de um sistema híbrido, mesmo que simples, aumentaria os custos dos modelos para o consumidor final.
Entre os itens de série esperados, a novidade deverá incluir painel de instrumentos digital de oito polegadas, central multimídia de 10 polegadas, volante multifuncional, quatro airbags e carregador de celular por indução, características semelhantes às oferecidas pelo Polo Comfortline , que atualmente custa cerca de R$ 111.990.