Sede da Volkswagen no Brasil em São Bernardo do Campo (SP)
Divulgação
Sede da Volkswagen no Brasil em São Bernardo do Campo (SP)

A Volkswagen  revelou oficialmente nesta sexta-feira (2), seu novo ciclo de investimentos para a América Latina, que prevê um aporte de 9 bilhões de reais até 2028 , ampliando o atual de R$ 7 bilhões, previstos até 2026, totalizando R$ 16 bi investidos entre 2022 e 2028 .

Para os próximos quatro anos, a marca pretende apostar em lançamentos com motorização híbrida e até mesmo 100% elétricos , segundo o CEO da Volkswagen Brasil, Ciro Possobom . Ao todo serão lançados 16 produtos com diferentes tipos de propulsão. Durante a apresentação, foram confirmados quatro novos produtos em 2024 e pelo menos um em 2025 .

Ao todo, serão 16 novos produtos até o fim do ciclo de investimentos
Luiz Forelli Santana/iG
Ao todo, serão 16 novos produtos até o fim do ciclo de investimentos

O investimento não é só no Brasil . As fábricas de Puebla ( México ) e General Pacheco ( Argentina ) também serão contempladas. Isso pode facilitar a chegada de novos modelos ao Brasil, já que  JettaTiguan são importados do MéxicoAmarok e Taos  vêm do país vizinho.

TODAS AS FÁBRICAS BRASILEIRAS RECEBERÃO O INVESTIMENTO

Polo e Polo Track são fabricados em Taubaté, que será responsável por mais um carro inédito
Divulgação
Polo e Polo Track são fabricados em Taubaté, que será responsável por mais um carro inédito

Para as quatro instalações brasileiras , a Volkswagen confirmou que já  ampliou todos os acordos sindicais até 2028 e prometeu o investimento para as quatro fábricas existentes no Brasil. Dois carros completamente novos para a fábrica de São Bernardo do Campo (Anchieta), um novo veículo para a fábrica de Taubaté , a produção de um novo motor “mais inovador e eficiente” na planta de São Carlos e uma nova picape - que não será a Amarok - na fábrica de São José dos Pinhais - PR .

PLATAFORMA INOVADORA E MOTORIZAÇÃO HÍBRIDA-FLEX

Plataforma MQB Hybrid ainda não foi oficialmente apresentada; imagem é apenas ilustrativa
Luiz Forelli Santana/iG
Plataforma MQB Hybrid ainda não foi oficialmente apresentada; imagem é apenas ilustrativa

Além disso, os lançamentos futuros também usarão a plataforma MQB Hybrid , além da atual MQB-A0 . A nova base promete nova arquitetura eletrônica , carros maiores , novos sistemas de assistência ao condutor , sistema de alta voltagem e sistema de propulsão híbrido e uma nova transmissão , produzidos em São Carlos.

A propulsão mais provável que deve estar sendo produzida na fábrica é o motor 1.5 TSI EVO 2 , uma segunda geração do 1.4 TSI . Esta motorização híbrida-flex entrega 150 cv de potência atrelado ao sistema elétrico de 48V. 

E O GOL, VEM? 

Nas palavras do Presidente da Volkswagen, o carro de Taubaté será “ um carro bem legal ” e “ bem icônico ”. Entretanto, o executivo ressaltou que “ não é o carro do Spoiler lá de Taubaté, isso é fake ”, uma referência ao anúncio da prefeitura de Taubaté de que o Gol retornaria à produção na cidade em 2025 .

A transição da Volkswagen para a era eletrificada utilizará primeiro os modelos híbridos que serão todos flex no Brasil ,  e só irá alcançar os modelos  100% elétricos no fim desta década. Atualmente, a Volks oferece dois carros elétricos, o  ID.4 e ID.BUZZ , mas somente pelo programa de assinatura da marca.

A estratégia de eletrificação ainda não foi oficializada. Na Europa, a Volkswagen oferece opções híbrida-leve ( MHEV ), híbrida tradicional ( HEV ) e híbrida plug-in (PHEV) . Mais detalhes sobre a propulsão dos próximos modelos nacionais deverão ser reveladas com a aproximação dos lançamentos.

Durante a apresentação, executivos da marca fizeram questão de ressaltar que a Volkswagen ainda acredita nos carros a combustão , principalmente os flex , que contam com o etanol como grande aliado na descarbonização.

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