A Volkswagen revelou oficialmente nesta sexta-feira (2), seu novo ciclo de investimentos para a América Latina, que prevê um aporte de 9 bilhões de reais até 2028 , ampliando o atual de R$ 7 bilhões, previstos até 2026, totalizando R$ 16 bi investidos entre 2022 e 2028 .
Para os próximos quatro anos, a marca pretende apostar em lançamentos com motorização híbrida e até mesmo 100% elétricos , segundo o CEO da Volkswagen Brasil, Ciro Possobom . Ao todo serão lançados 16 produtos com diferentes tipos de propulsão. Durante a apresentação, foram confirmados quatro novos produtos em 2024 e pelo menos um em 2025 .
O investimento não é só no Brasil . As fábricas de Puebla ( México ) e General Pacheco ( Argentina ) também serão contempladas. Isso pode facilitar a chegada de novos modelos ao Brasil, já que Jetta e Tiguan são importados do México e Amarok e Taos vêm do país vizinho.
TODAS AS FÁBRICAS BRASILEIRAS RECEBERÃO O INVESTIMENTO
Para as quatro instalações brasileiras , a Volkswagen confirmou que já ampliou todos os acordos sindicais até 2028 e prometeu o investimento para as quatro fábricas existentes no Brasil. Dois carros completamente novos para a fábrica de São Bernardo do Campo (Anchieta), um novo veículo para a fábrica de Taubaté , a produção de um novo motor “mais inovador e eficiente” na planta de São Carlos e uma nova picape - que não será a Amarok - na fábrica de São José dos Pinhais - PR .
PLATAFORMA INOVADORA E MOTORIZAÇÃO HÍBRIDA-FLEX
Além disso, os lançamentos futuros também usarão a plataforma MQB Hybrid , além da atual MQB-A0 . A nova base promete nova arquitetura eletrônica , carros maiores , novos sistemas de assistência ao condutor , sistema de alta voltagem e sistema de propulsão híbrido e uma nova transmissão , produzidos em São Carlos.
A propulsão mais provável que deve estar sendo produzida na fábrica é o motor 1.5 TSI EVO 2 , uma segunda geração do 1.4 TSI . Esta motorização híbrida-flex entrega 150 cv de potência atrelado ao sistema elétrico de 48V.
E O GOL, VEM?
Nas palavras do Presidente da Volkswagen, o carro de Taubaté será “ um carro bem legal ” e “ bem icônico ”. Entretanto, o executivo ressaltou que “ não é o carro do Spoiler lá de Taubaté, isso é fake ”, uma referência ao anúncio da prefeitura de Taubaté de que o Gol retornaria à produção na cidade em 2025 .
A transição da Volkswagen para a era eletrificada utilizará primeiro os modelos híbridos que serão todos flex no Brasil , e só irá alcançar os modelos 100% elétricos no fim desta década. Atualmente, a Volks oferece dois carros elétricos, o ID.4 e ID.BUZZ , mas somente pelo programa de assinatura da marca.
A estratégia de eletrificação ainda não foi oficializada. Na Europa, a Volkswagen oferece opções híbrida-leve ( MHEV ), híbrida tradicional ( HEV ) e híbrida plug-in (PHEV) . Mais detalhes sobre a propulsão dos próximos modelos nacionais deverão ser reveladas com a aproximação dos lançamentos.
Durante a apresentação, executivos da marca fizeram questão de ressaltar que a Volkswagen ainda acredita nos carros a combustão , principalmente os flex , que contam com o etanol como grande aliado na descarbonização.