O SUV Citroën Basalt , que será lançado no final do ano, terá uma grande novidade em sua motorização, segundo apuração do colega Marlos Ney Vidal do Autos Segredos . O Basalt terá configurações com motorização 1.0 aspirado, sendo assim, o primeiro SUV 1.0 aspirado do mercado e podendo agitar o segmento com seu preço competitivo.
As opções à venda com motorização 1.0 aspirado será a Live e a Feel. Ele terá o motor 1.0 Firefly, da Stellantis, que entrega 71/75 cv e 10/10,7 kgfm de torque a 3.250 rpm (gasolina/etanol). O câmbio será manual de 5 marchas. Ou seja, terá as mesmas especificações que o irmão menor, o C3 hatch.
Na versão Live, o Basalt virá com rodas de aço aro 16”, com pneus 205/60 R16 e calotas. Já a versão Feel contará com rodas de liga leve, também aro 16”. Essa configuração pode fazer do Basalt o SUV mais barato do Brasil , com preços estimados entre R$ 90 mil e R$ 100 mil, também de acordo com o site.
Lembrando que além do motor aspirado, o Citroën Basalt também contará com uma versão equipada com o motor 1.0 T200 (turbo), que entrega 125/130 cv de potência (gasolina/etanol) e 20,4 kgfm de torque atrelado ao câmbio CVT que pode simular até sete velocidades. As configurações com essas propulsões poderá ser a Feel Pack e a Shine, topo de linha.
Em termos de itens de série, o Basalt será bem equipado, trazendo ar-condicionado, direção elétrica, central multimídia com tela de 10 polegadas, travas e vidros elétricas, volante multifuncional, controle de tração e estabilidade, e assistente de partida em rampa, entre outros.