Nesta quinta-feira (11), um vídeo publicado pelo colega jornalista João Anacleto, do canal A Roda , mostra em detalhes o SUV da Volkswagen , rival do Fiat Pulse e do Renault Kardian , que estará abaixo do Nivus . Sem nome oficial, ele é chamado internamente de projeto “A0 SUV”/“VW246” e tem produção em parceria com a Skoda , submarca da VW , onde também será lançado na Índia.
Ele também é chamado de Gol SUV, já que a prefeitura de Taubaté confirmou a vinda do modelo com o nome de Gol. Este futuro lançamento será o SUV mais acessível da marca.
O modelo já vem sendo discutido desde 2020 e é um dos 16 lançamentos da marca até 2028, com um investimento de R$ 16 bilhões no Brasil . A marca desmente que virá algum veículo com o nome de Gol, mas afirmou a produção de um SUV de entrada. A plataforma utilizada é a mesma MQB-A0 que é usada no Virtus e Polo.
Pelo vídeo, podemos ter uma ideia das dimensões do veículo, que deve ter cerca de 4 metros de comprimento, já que o Kardian tem 4,12 m e o Pulse tem 4,09 m, além do objetivo da marca em reduzir custos. Por efeito de comparação, o Nivus possui 4,26 m de comprimento.
No visual camuflado é possível observar alguns detalhes, como a dianteira, que pode ser vista de perto, com a grade superior dividida em duas partes com o complemento do para-choque. A grade é visível apenas em preto fosco, com faróis com filete de LED que lembram o Nivus . O capô é bem reto, sem apresentar inclinação para baixo como o Nivus.
Nas laterais, os formatos das portas e das janelas são bem parecidos com os do Virtus e Polo, indicando que a plataforma utilizada será a mesma. Na traseira, o vidro tem um ângulo bem inclinado e é bem arredondado, lembrando um pouco do Kardian. Também é possível ver a peça que imita um aerofólio, onde está a luz de freio elevada (terceira luz), que é bem ampliado.
A pessoa que estava gravando colocou o celular grudado no vidro escuro, e o condutor que dirigia tentou proteger para não mostrar o interior do carro de teste, porém é possível identificar alguns detalhes.
Começando pelo volante, ele aparenta ser o mesmo que equipa os atuais carros da Volkswagen, como por exemplo o Nivus e T-Cross, com peças de aço escovado nas laterais e funções de piloto automático, controle de volume e rádio, e informações do painel de instrumentos. Falando neste último, não é possível ver com detalhes o painel de instrumentos, mas talvez seja digital de 8”, o menor oferecido na linhas
O ar-condicionado aparenta ser também digital automático com a função touch, o mesmo que equipa as linhas mais caras do Nivus e T-Cross. O que chamou a atenção é a ausência de um apoiador de braço central com baú, existindo apenas um apoiador de braço para o banco do motorista. O freio de mão é manual, diferente do eletrônico visto no Kardian.
A parte do multimídia não é visível, nem se ele será ressaltado como na linha 2025 do T-Cross ou totalmente integrado como os outros modelos. Mas espera-se que venha com o sistema VW Play, já que o Polo na versão Comfortline (R$ 113.690) já oferece esse sistema, além que versoes sem o equipamento, é possível obter por meio de opcionais.
Na Índia, o modelo será vendido com o motor 1.0 TSI (turbo) a gasolina de 115 cv e 18,15 kgfm de torque, com opções de câmbio manual e automático de seis velocidades. No Brasil, espera-se que o modelo tenha o motor 1.0 170 TSI (turbo) de 109/116 cv (gasolina e etanol) e 16,5 kgfm de torque com transmissão manual, ou o 1.0 200 TSI (turbo) de 116/128 cv e 20,4 kgfm de torque com câmbio automático.
Além disso, a Volkswagen aposta na eletrificação do Nivus e do T-Cross, embora a adoção de um sistema híbrido, mesmo que mais simples, aumente os custos para o consumidor final.