![Ford Fiesta EcoBoost encara Volkswagen Golf TSI, ambos com motores 1.0 turbinados, capazes de gerar 125 cv Ford Fiesta EcoBoost encara Volkswagen Golf TSI, ambos com motores 1.0 turbinados, capazes de gerar 125 cv](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/8m/qo/0p/8mqo0pgvsboe86ht51uis4ep1.jpg)
Para acabar de vez com a ideia de que carro 1.0 não é mais sinônimo de algo simples demais, sem fôlego e nenhuma graça, a dupla Ford Fiesta Ecoboost (R$ 74.490) e VW Golf TSI (R$ 77.247) dá um show de desempenho gastando pouco combustível. O primeiro está prestes a receber várias mudanças no fim do ano. E conta com motor importado da Romênia, movido apenas a gasolina, além do polêmico câmbio automatizado Powershift. O outro só pode ser encontrado com caixa manual de seis marchas, mas é um pouco maior e consegue atingir um nível de eficiência surpreendente. Também vai ganhar novidades em 2017, mas bem mais discretas.
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Claro que tudo isso tem seu preço. Ambos não estão entre os carros mais em conta do mercado, mas o nível de modernidade dos seus motores está à altura do que há de melhor quando o assunto é engenharia mecânica. Entre outros itens, há injeção direta de combustível, variadores de fase nos comandos de válvulas, turbinas de sobrealimentação de baixa inércia, entre outros itens. O resultado, na prática, é equilibrado em relação à potência (125 cv em ambos), mas o Volkswagen tem um pouco mais de força que o Ford. No entanto, o desempenho dos dois é bem parecido em função de fatores como relações de transmissão e a razão entre peso e potência, bem próxima nos dois (9,42 kg/cv no Ford e 9,78 kg/cv no VW).
![Ford Fiesta está prestes a receber uma série de mudanças. O Golf também receberá novidades, porém mais discretas Ford Fiesta está prestes a receber uma série de mudanças. O Golf também receberá novidades, porém mais discretas](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/9y/md/cl/9ymdcl07qdzspxfpdjpdk8jhz.jpg)
Embora seja um pouco mais caro, o Golf começa a desempatar a disputa em seu favor pelo espaço interno bem melhor, uma vez que é um hatch médio e não compacto como o Fiesta. São 14 centímetros de vantagem no entre-eixos, outros 29 cm no comprimento e 8 cm na largura, Com isso, o porta-malas é mais espaçoso (313 litros do VW ante 281 litros do Ford), o que garante viajar com mais conforto e segurança.
Ainda na parte de dentro dos carros é que o Golf mais uma vez se mostra mais vantajoso. Já começa pela boa central multimídia, que se conecta facilmente em qualquer celular. Entre os destaques está a central multimídia Composition Media, que funciona bem em qualquer celular, tem funcionamento intuitivo e tela sensível ao toque de 6,5 polegadas. Só não tem GPS, mas vem com sistema de espelhamento para aparelhos Android ou Apple. Por outro lado, o Fiesta ainda vem com o primeiro sistema multimídia Sync, que finalmente será substituído por outro bem mais atual na versão renovada, cujo lançamento será entre o fim do ano e o início de 2018.
Desempenho equilibrado em ambos
Outra vantagem do modelo da marca alemã é que o câmbio manual tem engates sempre rápidos e precisos ao contrário do automatizado Powershift, que acaba atrapalhando o bom rendimento do engenhoso 1.0 EcoBoost. No caso da caixa de câmbio do Ford, os problemas começam com o funcionamento um pouco mais lento que o ideal entre as trocas de marcha, além da falta de um comando para mudanças sequenciais mais cômodo e animador do que o simples botão instalado na própria alavanca no console central. Pena que a fabricante oferece o Fiesta EcoBoost apenas com esse câmbio, uma vez que o 1.0 turbo é um dos mais eficientes do mercado global, o que acabou rendendo vários prêmios ao redor do mundo. Entre seus méritos, está o bloco bastante compacto, durável e que aproveita ao máximo a energia da queima da mistura ar-combustível com sistemas de refrigeração e lubrificação exemplares.
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Esqueça o motor 1.6, o Volkswagen Golf 1.0 TSI é a verdadeira versão de entrada do hatch médio
Nos dois carros 1.0 turbo, pisando com vontade no acelerador, o desempenho chega até a empolgar. Ambos aceleram de 0 a 100 km/h praticamente no mesmo tempo: 9,6 segundos no Fiesta e 9,7 s no Golf, de acordo com os números da fabricante. Um ronco característico dos três cilindros funcionando no limite lembra até o de alguns esportivos. Mas existem situações em que a baixa cilindrada e o sistema de sobrealimentação acaba levando a uma falta de força nas primeiras marcações do contagiros. Uma delas fica por conta das retomadas em subidas, quando as reduções de marcha são inevitáveis. Porém, basta manter o motor sempre acima dos 2.000 rpm para conseguir respostas sempre rápidas nos dois modelos. E quanto à velocidade máxima, o Volkswagen fica um pouco na frente (194 km/h ante 190 km/h do Ford).
Ambos contam com controles eletrônicos de estabilidade e tração e vão bem nas curvas, mas apenas o Golf vem equipado com freios a disco nas quatro rodas, uma vez que há apenas tambores no eixo traseiro do Fiesta, o que o deixa mais suscetível à fadiga quando exigido mais a fundo, como em descidas de serra. Os dois vêm com direção com assistência elétrica, leve nas manobras e que vai aumentando de peso de acordo com o aumento da velocidade, transmitido sempre seguranca. Além disso, a dupla também tem volante com boa empunhadura e com os principais comandos do som e do controlador de velocidade de cruzeiro.
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Ford Fiesta 1.0 EcoBoost ainda vem com a primeira geração do sistema Sync
Para provar que além de andarem bem conservam a velha economia dos carros com motor de 1.0 litro de cilindrada, de acordo com os números do Inmetro, o Ford consegue fazer 12,2 km/l de gasolina na cidade e 15,3 km/l na estrada. Como seu motor é importado, o Fiesta não é flex, ao contrário do Golf, que também aceita etanol no tanque. Ainda conforme o Inmetro, o Volkswagen roda 11,9 quilômetros com cada litro de gasolina em trecho urbano e 14,3 no rodoviário, números animadores, não?
No cômputo geral, o Volkswagen Golf vence o comparativo, mesmo sendo exatos R$ 2.757 mais caro, considerando os preços sugeridos pelas fabricantes. Os dois têm desempenho bem parecido, mas o modelo da marca alemã é mais espaçoso sofisticado e atual que o rival da Ford, que está para receber uma série de mudanças mais significativas para se atualizar e ganhar apelo. Portanto, entre os dois, vá de Golf (que vai mudar discretamente), pelo menos até o Fiesta receber as novidades previstas.
Ficha técnica - Volkswagen Golf 1.0 TSI
Preço: a partir de R$ 77.247
Motor: 1.0, turbo, três cilindros, flex
Potência: 125 cv a 5.500 rpm
Torque: 20,4 kgfm a 2.000 rpm
Transmissão: Manual, 6 marchas, tração dianteira
Suspensão:Independente (dianteira) e eixo de torção (traseira)
Freios: Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira
Pneus: 205/55 R16 (225/45 R 17 opcionais)
Dimensões: 4,26 m (comprimento) / 1,80 m (largura) / 1,47 m (altura), 2,63 m (entre-eixos)
Tanque : 50 litros
Consumo: 11,9 km/l (cidade) /14,3 km/l (estrada) com gasolina
0 a 100 km/h: 9,7 segundos
Vel. Max: 194 km/h
Ficha técnica - Ford Fiesta Ecoboost
Preço: a partir de R$ 74.490
Motor: 1.0, turbo, três cilindros, gasolina
Potência: 125 cv a 6.000 rpm
Torque: 17,3 kgfm a 1.400 rpm
Transmissão: Automatizado, 6 marchas, tração dianteira
Suspensão:Independente (dianteira) e eixo de torção (traseira)
Freios: Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira
Pneus: 195/50 R16
Dimensões: 3,97 m (comprimento) / 1,72 m (largura) / 1,46 m (altura), 2,49 m (entre-eixos)
Tanque : 51 litros
Consumo: 12,2 km/l (cidade) /15,3 km/l (estrada) com gasolina
0 a 100 km/h: 9,6 segundos
Vel. Max: 190 km/h