Com a renovação da linha 2018, o VW CrossUp! fica mais equipado e com aspecto sofisticado. Apesar de ser aventureiro apenas no visual, o carro agrada por conseguir aliar bom desempenho com economia de combustível, uma vez que agora pode ser encontrado apenas com motor 1.0 turbo flex. Mesmo na versão sem opcionais, com preço sugerido de R$ 55.600, o modelo já vem com uma lista interessante de itens de série. Completo, porém, chega nos R$ 59.193.
LEIA MAIS: VW Up! 2018 chega com retoques no desenho e mais equipado
De fábrica, o VW Cross Up! vem com itens como ancoragem Isofix para cadeirinhas infantis, alavancas do freio de estacionamento, do câmbio e o volante revestidos de couro, faróis auxiliares de neblina que iluminam melhor as curvas ao girar o volante, luz ambiente, rodas de liga-leve de aro 15 montadas em pneus 185/60R, sensores de acionam o limpador de para-brisa e os faróis automaticamente, entre outros equipamentos. Como opcionais, a VW oferece sistema multimídia Composition Phone (R$ 1.400) e bancos de couro (R$ 830).
Ainda não tínhamos avaliado o Cross Up! e as nossas impressões foram positivas. Assim como as demais versões TSI, o desempenho é um dos principais destaques do carro. O projeto moderno do motor de três cilindros, com injeção direta, acaba sendo notado na prática pelas respostas rápidas ao comando do acelerador acompanhadas até de um ronco discreto, mas que não deixa de ser animador. Apesar da baixa cilindrada, existe boa dose de força desde as primeiras macações do contagiros. Alías, o mostrador ficou maior, facilitando a visualização.
LEIA MAIS: VW Up! GTI é revelado com motor 1.0, turbo, de 115 cavalos. Saiba detalhes
O interior, como um todo, passou a ser mais elegante, dando a impressão que o Cross Up! subiu de nível. Basta dar uma olhada no painel que aparece na galeria de imagens acima, com sistema de som embutido, de aspecto elegante e moderno. Porém, é preciso algum tempo para se acostumar com seu manuseio com funções um pouco confusas acionadas por pequenos botões. Por outro lado, o volante segue o mesmo padrão do Golf, com boa empunhadura e regulagem de altura.
Ponto positivo também para o desenho dos bancos com encostos de cabeça integrados e que podem ser revestidos de couro como opcional. O aplique que imita fibra de carbono é outra diferença da linha 2018 do Cross Up!, que tem a boa ergonomia como outra de duas qualidades. Os comandos estão todos bem localizados e são fáceis de serem acionados. Até a cor âmbar da iluminação do novo quadro de instrumentos é uma boa novidade que o carro traz. Entretanto, o espaço interno continua um pouco apertado para cinco ocupantes, bem como o porta-malas que leva apenas 285 litros.
Aventureiro só na aparência e a conclusão
Na hora de acelerar, o Cross Up! TSI se sai bem, ajudado pelo bom acerto com o câmbio manual de cinco marchas, de relações bem escalonadas e engates fáceis e precisos. Por causa da boa disposição, bem que o carro poderia ter controle eletrônico de estabilidade de série, já que não é difícil se empolgar com fôlego do carro. Porém, a elogiável rigidez torcional da estrutura, que também é leve, ajuda a manter o hatch sempre sob controle, transmitindo segurança.
LEIA MAIS: VW Up! 2018 mantém boa mecânica para focar na evolução do design
Há quem possa sentir falta de rodas maiores que as de aro 15 que vêm de série, mas para um modelo com apelo aventureiro o que faltou mesmo é uma distância livre do solo um pouco maior, bem como pneus de uso misto para condizer com a proposta do carro, que vem apenas com alguns itens exclusivos como anteparos embutidos nos para-choques, abas dos para-lamas com proteção de borracha e barras metálicas na capota entre os principais itens.
Com o apelo aventureiro apenas na aparência, o VW Cross Up! mostra, contudo, que evoluiu na linha 2018, com mais equipamentos, acabamento caprichado e aspecto moderno. Tem entre os rivais modelos como Chevrolet Onix Activ (R$ 59.950), Hyundai HB20 X (R$ 59.945) e Ford Ka Trail (R$ 47.390), sendo que estes dois últimos justificam mais o jeito de caubói do asfalto por terem novos ajustes de suspensão e pneus feitos para rodar tanto na terra quando no asfalto.
Ficha Técnica
Preço: a partir de R$ 55.600
Motor: 1.0, três cilindros em linha, turbo flex
Potência: 101 cv (G)/ 105 cv (E) a 5.000 rpm
Torque: 16,8 a 1.500 rpm
Transmissão: Manual, cinco marchas, tração dianteira
Suspensão: Independente, McPherson (dianteira)/ eixo de torção (traseira)
Freios: Discos ventilados (dianteiros) / tambores (traseiros)
Pneus: 185/60 R15
Dimensões: 3,69 m (comprimento) / 1,65 m (largura) / 1,50 m (altura), 2,42 m (entre-eixos)
Tanque : 50 litros
Porta-malas: 285 litros
Consumo (gasolina): 14,3 km/l (cidade) / 16,3 km/l (estrada)