Não dá para evitar de falar em crise diante da situação em que se encontra o Brasil atualmente. Nem deixar de associar isso com os carros de baixo custo, como o Chery QQ, ou o Renault Kwid, que vai começar a ser vendido no mês que vem, a partir de R$ 29.990. No caso do modelo da marca chinesa, feito em Jacarei (SP), o preço mínimo é ainda mais baixo na comparação com o rival: R$ 25.990. Mas, por esse valor, a simplicidade é tanta que não há nem direção assistida e ar-condicionado.
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Então, melhor partir logo para a versão mais equipada ACT do Chery QQ , como a que avaliamos no dia a dia, oferecida por ainda atrativos R$ 31.990, menos que os R$ 34.210 de um Fiat Mobi Like básico, que não vem nem com vidros elétricos, desembaçador do vidro traseiro, travas elétricas e pré-disposição para radio, itens incluídos em um pacote que custa mais R$ 1.937 e leva o preço a R$ 36.147. Se quiser ar-condicionado e mais algumas comodidades encontradas no QQ 1.0 Flex, terá que optar pelo Mobi Drive, que parte de R$ 41.260. Ou seja, a diferença entre o QQ ACT eo Mobi Drive fica em quase R$ 10 mil.
Mas, será que vale a pena economizar esse dinheiro e levar o QQ Flex para casa? Pelo o que depender do que o carro mostrou durante a avaliação, a resposta é: não. O carro ainda não atingiu o nível mínimo necessário para superar os principais concorrentes, principalmente quando o assunto é comportamento dinâmico, segurança e qualidade. Porém, mostrou claros sinais de evolução se for levado em conta a geração anterior.
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O visual do QQ é simpático e moderno, não resta dúvida. Além da boa área envidraçada e das linhas com cantos arredondados, o carro vem com detalhes que demonstram um certo arrojo, como a tampa traseira de vidro e as maçanetas das portas traseiras instaladas em posição mais elevada e as lanternas nas colunas. Tudo de maneira harmônica de de bom gosto, inclusive as rodas de liga-leve, de aro 14, montadas em pneus 175/65R.
Andando no QQ
Tudo começa a complicar um pouco por dentro. A qualidade de materiais e de componentes em geral é muito simples. No quadro de instrumentos, tanto o conta-giros quanto o marcador do nível de combustível são barras liuminosas. Mas falta precisão de funcionamento e, quando bate o luz do sol, desaparecem. Além disso, o nível de ruído dentro do carro fica acima do ideal, mostrando falta de isolamento acústico adequado.
Dirigindo com cuidado, sem pisar com muita força no pedal da direita, o QQ mostra que até que responde bem em rotações mais baixas, em torno dos 2.000 rpm, o que acaba ajudando a economizar combustível e a manter o interior em patamares mais civilizados de silêncio. São 75 cv e bons 10,1 kgfm de torque a 4.500 rpm no motor 1.0, de três cilindros, flex. Entretanto, o câmbio manual de cinco marchas não é dos mais precisos e as relações de marchas são um tanto curtas para dar agilidade em trechos urbanos.
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A direção com assistência apenas hidráulica poderia ser mais leve nas manobras de estacionamento. Mesmo com o baixo peso do carro (940 kg), é preciso fazer algum esforço para manobrar. E é bom ter cautela nas curvas e ir devagar com o andor porque o QQ parece ter sido concebido para ser dirigido sem pressa, com respostas um pouco tardias se comparadas a dos rivais,entre os quais, o próprio Fiat Mobi.
Contudo, sem exageros, o pequeno Chery cumpre seu papel de modelo urbano e econômico.De acordo com os dados do Inmetro, com apenas gasolina no tanque (de apenas 35 litros), o carro faz 12,9 km/l na cidade e 14,4 km/l na estrada, números que passam para 8,9 km/l e 9,9 km/l com etanol, respectivamente, nada mau.
Conclusão
Portanto, ainda mais com a chegada do Renault Kwid ao mercado, a partir do mês que vem, a vida do Chery QQ não está nada fácil no Brasil, uma vez que tem fortes concorrentes com conjuntos mais bem acertados. Conta apenas a fator preço como principal vantagem, mas fica devendo mais qualidade e uma rede de concessionários que seja mais abragente e consiga entregar peças e serviços com a mesma eficiência dos rivais.
Ficha técnica
Preço: a partir de R$ 25.990 (R$ 31.990na versão ACT, como a avaliada)
Motor: 1.0, três cilindros, flex
Potência: 75 cv a 6.000 rpm
Torque: 10,1 kgfm a 4.500 rpm
Transmissão: Manual, cinco marchas, tração dianteira
Suspensão:Independente (dianteira e traseira)
Freios: Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira
Pneus: 175/65 R14
Dimensões: 3,56 m (comprimento) / 1,62 m (largura) / 1,53 m (altura), 2,34 m (entre-eixos)
Tanque : 35 litros
Porta-malas: 160 litros
Consumo: 12,9 km/l (cidade) /14,4 km/l (estrada) com gasolina
0 a 100 km/h: 14 segundos
Vel. Max: 165 km/h