![Fiat Argo Drive 1.0 enfrenta Hyundai HB20 e acaba se saindo um pouco melhor pelo conjunto mais moderno Fiat Argo Drive 1.0 enfrenta Hyundai HB20 e acaba se saindo um pouco melhor pelo conjunto mais moderno](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/04/ee/b9/04eeb96wlzot2rbwu9n18b2m3.jpg)
Foi-se o tempo em que hatch compacto 1.0 era sinônimo de carro despojado e sem graça. Prova disso é a dupla formada pelo novo Fiat Argo Drive 1.0 (a partir de R$ 46.800) e o Hyundai HB20 Confort Plus 1.0 (parte de R$ 46.330). Ambos esbanjam eficiência, gastando pouco sem deixar a questão do desempenho de lado. O desenho arrojado e a lista de equipamentos com itens antes encontrados apenas em modelos de categorias superiores é outro sinal de que os dois fazem parte do grupo dos melhores hatches de baixa cilindrada do mercado.
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O Fiat Argo 1.0 acaba de chegar e mostra que está um degrau acima do rival da Hyundai, o segundo hatch compacto mais vendido do Brasil. Isso porque conta com projeto um pouco mais moderno, que inclui central multimídia de última geração (oferecida como opcional), além de sistema stop&start de série, tela de TFT no quadro de instrumentos, entre outros itens que o HB20 não tem. Entretanto, a briga entre os dois é bastante acirrada como você vai conferir nos próximos parágrafos.
![Ambos dos hatches com motores 1.0 vêm com estilo arrojado, que inclui defletor de ar embutido da tampa traseira Ambos dos hatches com motores 1.0 vêm com estilo arrojado, que inclui defletor de ar embutido da tampa traseira](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/4x/do/1y/4xdo1ytysr5acjq224ooagdne.jpg)
O preço do Argo pode assustar logo de início na comparação com o HB20 mais em conta. Mas é preciso levar em consideracão os itens de série do Fiat, que optou por partir de um patamar mais elevado de equipamentos desde a versão de entrada. Entretanto, com a central multimídia, um dos principais atrativos do carro, o preço sugerido sobe para R$48.790, valor ligeiramente acima do HB20 1.0 mais equipado, oferecido por R$ 47.880.
Mesmo assim, o modelo da marca italiana sai com uma pequena vantagem. Primeiro porque seu sistema multimídia é mais moderno, com tela de alta resolução, anti-reflexo, de funcionamento rápido. É compatível com Android Auto e Apple Car Play e pode ser considerada uma das melhores disponíveis no Brasil atualmente. O BlueMedia do HB20 também é elogiável, mas está um ponto abaixo no cômputo geral.
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Os 5 anos do HB20 já são facilmente percebidos por detalhes que mostram algumas marcas da idade do Hyundai. No painel de instrumentos, o desenho do grafismo pede mudanças pelo estilo que perdeu o apelo. Iluminação azul e vermelha foi uma espécie de cópia do padrão usado pela Volkswagen no início da década passada. Além disso, o mostrador digital, no centro, é algo que está sendo substituído por telas mais modernas atualmente.
O espaço interno é outro ponto que o Argo fica um pouco à frente do HB20. A Fiat adotou uma estratégia parecida com a da Renault, quando lançou o Sandero. Projetou um compacto um pouco maior que a média dos rivais, o que deixou o carro num patamar intermediário entre um compacto e um médio. Tem 4 metros e comprimento por 1,72 m de largura, ante 3,92 m e 1,68 m, respectivamente, do rival da Hyundai. O entre-eixos também segue essa tendência, com 2,52 m, contra 2,50 do HB20. No porta-malas, ambos se equivalem, com bons 300 litros.
Eficiência dos três cilindros
A Hyundai foi a primeira marca a lançar um compacto no Brasil com motor de três cilindros , em 2012. Na época, surpreendeu pelo bom rendimento, que chega a 80 cv com apenas etanol no tanque. Entretanto, o torque máximo de 10,2 kgfm aparece em altos 4.500 rpm, exigindo reduções constantes de marchas e a pisar mais fundo no acelerador para ter respostas mais ágeis. Pensando nisso, a Fiat resolveu adotar os novos motores FireFly com boa dose de força desde as primeiras marcações do contagiros, de apenas duas válvulas por cilindro. E conseguiu chegar nos 10,9 kgfm a meros 3.250 rpm. Na prática, isso permite fazer ultrapassagens ágeis sem precisar esmagar o pedal da direita, o que também acaba ajudando a economizar combustível.
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Interior do Fiat Argo 1.0 tem boa ergonomia e o bom sistema multimídia de última geração oferecido como opcional
De fato, ajuda. Conforme números do Inmetro, o Fiat Argo 1.0 faz 14,2 km/l de gasolina na cidade e nada menos que 15,1 km/l na estrada, ante 12,5 km/l e 14,1 km/l do Hyundai HB20 1.0, respectivamente. Ambos contam com câmbio de cinco marchas, com relações bem escalonadas, o que também contribui com a economia, mas os engates do HB20 se mostraram um pouco mais precisos que os do Argo, que fica devendo melhorias na trambulação. Entretanto, o Fiat dá o troco com a direção com assistência elétrica, mais leve e confortável em qualquer situação, principalmente nas manobras de estacionamento. Além disso, a posição de dirigir do Argo é melhor ajustada pelas regulagens tanto do banco quanto do volante. E o sistema Start&Stop do modelo da marca italiana é outro item que o torna mais econômico.
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No Hyundai HB20 1.0 Comfort Plus o interior já deixa claro que precisa ser renovado. E a central multimídia Blue Média é um opcional que leva o preço do carro a R$ 47.880
Nenhum dos dois pode vir com controle eletrônico de estabilidade. Mas no HB20 as rodas são de aro 15, montadas em pneus 185/60R 15, ante as de aro 14 com quatro unidades do 175/65R, que embora ajudem a economizar combustível, pelo menor coeficiente de atrito, exigem certa cautela nas curvas. Na comparação com Punto e Palio, o Argo tem um ajuste mais bem acertado de suspensão, mais ainda pode evoluir. O bom da história é que consegue absorver bem as irregularidades do piso com destreza um pouco maior que o HB20.
No quesito visubilidade, ambos se equivalem, bem como no que se refere ao funcionamento dos freios, que funcionam a contento, sem mostrar sinais de fadiga e bem dimensionados para a proposta dos dois carros, que são hatches compactos, de baixa cilindrada, sem nenhuma pretensão esportiva.
Conclusão
O segundo hatch compacto mais vendido do Brasil, o Hyundai HB20, ainda mantém boas qualidades, mas já sente o peso dos 5 anos com poucas mudanças. E o Fiat Argo acaba de chegar, com um projeto mais moderno e eficiente. Embora tenha no que evoluir, consegue ter um conjunto um pouco melhor que o rival da marca corena, cuja nova geração deverá chegar entre o fim do ano que vem e o início de 2019. A chegada do novo VW Polo, no final de setembro próximo, será outro fator para a Hyundai acelerar o desenvolvimento do novo hatch.
Ficha Técnica - Fiat Argo Drive 1.0
Preço: a partir de R$ 46.800
Motor: 1.0, três cilindros, flex
Potência: 77 cv (E) / 72 cv (G) a 6.250 rpm
Torque: 10,9 kgfm (E) / 10,4 kgfm (G) a 3.250 rpm
Transmissão: manual, cinco marchas , tração dianteira
Suspensão: Independente, McPherson (dianteira) / Eixo de torção (traseira)
Freios: Discos ventilados (dianteiros) / tambores (traseiros)
Pneus: 175/65 R14
Dimensões: 3,99 m (comprimento) / 1,72 m (largura) / 1,50 m (altura), 2,52 m (entre-eixos)
Tanque: 48 litros
Porta-malas: 300 litros
Consumo etanol: 9,9 km/l (cidade) / 10,7 km/l (estrada)
Consumo gasolina: 14,2 km/l (cidade) / 15,1 km/l (estrada)
0 a 100 km/h: 13,4 segundos
Velocidade máxima: 162 km/h
Ficha Técnica - Hyundai HB20 Comfort Plus 1.0
Preço: R$ 46.330
Motor: 1.0, três cilindros, flex
Potência: 80 cv (E) / 75 cv (G) a 6.200 rpm
Torque: 10,2 kgfm (E) / 9,4 kgfm (G) a 4.500 rpm
Transmissão: Manual, cinco marchas, tração dianteira
Suspensão: Independente, McPherson (dianteira) / Eixo de torção (traseira)
Freios: Discos ventilados (dianteiros) / Tambores (traseiros)
Pneus: 185/65 R15
Dimensões: 3,92 m (comprimento) / 1,68 m (largura) / 1,47 m (altura), 2,50 m (entre-eixos)
Tanque: 50 litros
Porta-malas: 300 litros
Consumo etanol: 8,5 km/l (cidade) / 9,9 km/l (estrada)
Consumo gasolina: 12,5 km/l (cidade) / 14,1 km/l (estrada)
0 a 100 km/h: 14,6 segundos
Velocidade máxima: 161 km/h