![VW Polo e Fiat Argo: hatches compactos caprichados têm certo apelo esportivo e vêm bem equipados de fábrica VW Polo e Fiat Argo: hatches compactos caprichados têm certo apelo esportivo e vêm bem equipados de fábrica](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/c8/w1/8l/c8w18llxi846qb6vnsueu07sc.jpg)
Começa a esquentar a briga entre os hatches compactos mais caprichados no Brasil. Com a chegada da nova geração do VW Polo às lojas o modelo da marca alemã passa a enfrentar os rivais de um segmento que promete crescer nos próximos meses. Por enquanto, neste comparativo, a novidade encara o Fiat Argo, na bem equipada versão Precision 1.8, de R$ 67.800 com câmbio automático de seis marchas, um pouco mais em conta que os R$ 69.190 que a VW pede pela versão topo de linha Highline 200 TSI.
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Será que a diferença de preço a favor do Fiat acaba sendo um fator determinante para superar o rival da Volkswagen? Não, apesar de custar um pouco mais, o Polo se mostra superior ao Argo nos mais variados aspectos. Já começa com o conforto dos bancos, mais firmes e que proporcionam uma posição de dirigir melhor. Além disso, o interior do VW Polo é mais bem organizado, com comandos de fácil acesso, acabamento de bom gosto e tudo funciona com precisão, de maneira simples e direta.
![Traseira do Polo parece mais conservadora, mas mantém um estilo elegante. No Fiat, há linhas um pouco mais arrojadas Traseira do Polo parece mais conservadora, mas mantém um estilo elegante. No Fiat, há linhas um pouco mais arrojadas](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/ej/fd/xj/ejfdxjhyxn9v7armwbvugyzup.jpg)
No Argo, a primeira impressão é de um certo exagero na quantidade de comandos e botões. Apenas o volante tem 18 deles, o que pode causar certa confusão. E há de se estranhar a falta de algum que sirva para recolher os retrovisores externos, o que é conseguido apenas depois do carro desligado e trancado pelo controle remoto da chave. Ruim também é que a anatomia dos bancos dianteiros acaba cansando rapidamente tanto motorista quanto o passageiro ao lado.
Outra vantagem do Polo fica por conta do espaço interno um pouco melhor, principalmente para quem vai sentado no banco traseiro. O VW tem 2,57 metros de entre-eixos, ante 2,52 m do Fiat, mas ambos têm a mesma capacidade no porta-malas (300 litros). Os dos hatches também contam com boa área envidraçada e boa visibilidade, inclusive proporcionada pelos retrovisores, que são ligeiramente maiores no Argo.
Depois de ligar a ignição
Dada a partida, o VW Polo deixa claro sua superioridade. Tanto a parte mecânica quanto a estrutura do modelo da marca alemã estão à frente na comparação com os mesmos itens do rival. Quer um exemplo? Ok, o motor 200 TSI tem apenas 1.0 litro de cilindrada, mas consegue dar um pouco mais de agilidade que o 1.8 da Fiat com um consumo menor. Como? Com um projeto bem mais moderno, que inclui injeção direta de combustível, cabeçote de quatro válvulas por cilindro, materiais mais leves, sobrealimentação e uma parte eletrônica moderna e eficiente.
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Enquanto isso, o Argo vem com motor baseado no que equipava o extinto Punto, cuja concepção é mais antiga. Foi feito a partir do 1.6 Tritec,que equipou o Mini Cooper até 2006 e recebeu uma série de melhorias. Porém, não tem o mesmo nível de eficiência do 200 TSI da VW, que tem potência específica de 128 cv/litro, ante 79,6 cv/ltro do concorrente da marca italiana. Apesar dos 800 cc de cilindrada a menos, o 1.0 turbo ainda consegue ter mais força em rotação mais baixa: são 20,4 kgfm a meros 2.000 rpm ante 19,3 a 3.750 rpm do 1.8 aspirado.
Na prática, essa vantagem do Polo Highline se traduz em mais agilidade no dia a dia em qualquer situação, seja nas ultrapassagens ou retomadas. E sempre com um nível de ruído bem menor que no Argo Precision. Aliás, um dos pontos altos do Volkswagen é o isolamento acústico, que lembra o de modelos de segmentos superiores, como os sedãs de luxo.
Para se ter uma idéia, conforme os dados das fabricantes, o Polo 200 TSI pode acelerar de 0 a 100 km/h em 9,6 segundos, contra 10,4 s do Argo Precision. Também contribui com a maior rapidez do VW sua melhor relação entre peso e potência, de 8,9 kg/cv ante 9,10 kg/cv do Fiat. E mesmo com 11 cavalos a mais (139 cv ante 128 cv), o Argo tem velocidade máxima compatível com a do Polo (191 km/h ante 192 km/h do rival da Volkswagen). Na questão de desempenho, o Polo também supera o Argo nas curvas, mostrando mais solidez da estrutura e um acerto de suspensão mais convincente, que transmite mais segurança e garante melhor estabilidade nas curvas, ajudado pelos pneus 195/55R 16 (Dunlop) ante os 185/60R 15 (Pirelli) do concorrente da Fiat.
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O golpe de misericórdia do VW Polo é um consumo menor, seja na cidade ou na estrada, independente do combustível que estiver no tanque. De acordo com os dados do Inmetro, o hatch da marca alemã faz 11,6 km/l de gasolina na cidade e 14,1 km/l na estrada, números que passam para 8 km/ le 9,8 km/l com etanol, respectivamente. São números quase iguais aos do Argo na cidade, mas que se mostram melhores em trecho rodoviário, uma vez que o Fiat faz 9,6 km/l com etanol e 13,8 km/l com gasolina.
Conclusão
Fica clara a superioridade do Polo na comparação com o rival Argo principalmente se for levado em conta a parte técnica. O conjunto do modelo da Volkswagen se mostra mais bem acertado em todos os aspectos, o que acaba levando a uma eficiência maior em qualquer situação. Além disso, o modelo da marca alemã transmite mais segurança no dia a dia. Portanto, vale a pena pagar um pouco mais pelo VW Polo em relação ao que custa o Fiat Argo.
Ficha Técnica - Fiat Argo Precision 1.8 6AT
Preço: a partir de R$ 67.800
Motor: 1.8, quatro cilindros, flex
Potência: 139 cv (E) / 135 cv (G) a 5.750 rpm
Torque: 19,3 kgfm (E) / 18,8 kgfm (G) a 3.750 rpm
Transmissão: Automático, seis marchas , tração dianteira
Suspensão: Independente, McPherson (dianteira) / Eixo de torção (traseira)
Freios: Discos ventilados (dianteiros) / tambores (traseiros)
Pneus: 185/60 R15
Dimensões: 3,99 m (comprimento) / 1,72 m (largura) / 1,51 m (altura), 2,52 m (entre-eixos)
Tanque: 48 litros
Porta-malas: 300 litros
Consumo etanol: 7,1 km/l (cidade) / 9,5 km/l (estrada)
Consumo gasolina: 10,1 km/l (cidade) / 13,2 km/l (estrada)
0 a 100 km/h: 10,4 segundos
Velocidade máxima: 191 km/h
Ficha Técnica - Volkswagen Polo Highline 200 TSI
Preço: a partir de R$ 69.190
Motor: 1.0, três cilindros, turbo flex
Potência: 128 cv (E) / 115 cv (G) a 5.500 rpm
Torque: 20,4 kgfm a 2.000 rpm
Transmissão: Automático, seis marchas, tração dianteira
Suspensão: Independente, McPherson (dianteira) / Eixo de torção (traseira)
Freios: Discos ventilados (dianteiros) / discos sólidos (traseiros)
Pneus: 195/55 R16
Dimensões: 4,06 m (comprimento) / 1,75 m (largura) / 1,47 m (altura), 2,57 m (entre-eixos)
Tanque: 52 litros
Porta-malas: 300 litros
Consumo etanol: 8 km/l (cidade) / 9,8 km/l (estrada)
Consumo gasolina: 11,6 km/l (cidade) / 14,1 km/l (estrada)
0 a 100 km/h: 9,6 segundos
Velocidade máxima: 192 km/h