Em uma categoria que nunca vendeu tão bem no Brasil, tivemos dois lançamentos recentes. Os alemães prepararam o Volkswagen Virtus, que dificilmente fugirá de seu conservadorismo. Talvez eles tenham exagerado na hora de afastar seu novo produto do Voyage. Os japoneses renovaram o Honda City e o tornaram mais equipado e seguro, seguindo o padrão do Fit 2018, para tentar atingir um público mais jovem. E agora chega a vez de conhecer o mais descolado de todos eles. O Fiat Cronos chega com diversos atributos para impressionar na hora da compra.
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De cara, destacamos três deles: porta-malas, visual e principalmente o preço. Sua chegada foi antecipada pela realocação do Grand Siena, no fim do ano passado. Uma das versões às quais o Grupo FCA deposita maiores esperanças é a que tivemos a oportunidade de dirigir em um trajeto rodoviário, próximo à Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro: o Fiat Cronos Drive 1.3 com câmbio automatizado GSR. Ela parte de R$ 60.990, e chega para provocar rivais que estão um pouco atrás quando falamos de sofisticação.
O design externo e o interior do Cronos são fatores importantes que podem garantir a sua compra. Muito mais que um Argo com porta-malas maior, o sedã realmente exibe uma personalidade única. As luzes de LED nas lanternas traseiras são de muito bom gosto, e deixam o Cronos com a cara do Alfa Romeo Giulia. A frente também traz desenho diferenciado em relação ao Argo. Repare no para-choque com caráter esportivo. Nesse quesito, o design italiano deu um verdadeiro banho no lançamento da Volkswagen.
Seu habitáculo é um reflexo do Argo, com exceção do porta-objetos ao lado do volante que traz as regulagens de iluminação no hatch. Os bons materiais continuam aparecendo, com variedade nas texturas. O revestimento em tecido das portas poderia de melhor qualidade. Também é importante reparar nas hastes trás do volante e no sistema o Start&Stop, que não marca presença no Virtus.
Integrando o mesmo sistema do hatch, o kit multimídia fica devendo GPS. Mas você poderá utilizá-lo por meio das funcionalidades do Android Auto que replicam Google Maps e Waze na central. Os recursos ainda não marcam presença no Apple CarPlay, portanto, os donos de iPhone terão que seguir o trajeto através da tela do celular. O som é razoável, mas distorce em volumes elevados.
O entre-eixos foi guardado a sete chaves até o seu lançamento oficial. O Cronos traz os mesmos 2,52 metros do Argo, garantindo espaço razoável para dois adultos e uma criança no banco de trás. Alinhe isso com os 4,36 metros de comprimento, 1,72 metros de largura, 1,51 metros de altura. O mais legal é que o sedã consegue ter um caimento no estilo fastback na traseira, e ainda entregar o maior porta-malas da categoria. Sâo 525 litros de capacidade para que nenhuma mala fique apertada no compartimento. A alça conhecida popularmente como “pescoço de ganso” foi moldada para otimizar o espaço-interno.
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Sedã bem acertado
Ao volante, do Cronos, o carro causou boa impressão. O acerto de suspensão é mais firme que o Argo, mas se mostrou bem ajustada. Sempre que dirijo o hatchback da Fiat, tenho a impressão de estar dirigindo o antigo Punto Sporting. Essa sensação não se aplica ao Cronos. Parece mesmo que estamos a bordo de um carro de segmento maior, mesmo com o motor 1.3, que não recusa provocações.
O segredo? O Cronos tem quase o mesmo peso do Argo. Desse jeito, fica fácil puxar o sedã com um motor que entrega até 110 cv de potência se levar combustível de cana no tanque. O torque fica na casa dos 14,2 kgfm, permitindo que o Cronos acelere de 0 a 100 km/h em pouco mais de 11 segundos, conforme a fabricante. O deslize fica por conta da transmissão. Apesar de bem escalonada, a caixa poderia ter trocas mais suaves. Trancos são facilmente sentidos enquanto o sedã ganha velocidade. Ele também não é dos mais gastões. Faz 12,7 km/l na gasolina e 8,8 km/l com etanol em trajeto urbano. Na rodovia, os números sobem para 14,8 km/l e 10,4 km/l, respectivamente, de acordo com o Inmetro. Mas o que levou o Cronos a ser desse jeito?
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O time de produto da Fiat precisou estudar mais uma vez este segmento que mudou muito desde a estreia do Grand Siena. Atualmente, 67% dos proprietários de sedãs compactos são homens; 80% são casados, 67% possuem filhos e 60% têm apenas um carro em casa. Um sedã no patamar dos R$ 60 mil cai como uma luva para este perfil. Mas isso não significa que um jovem na casa dos 25 anos não terá o carro ao seu gosto. Através da linha de acessórios Mopar, dá para deixar o teto preto, adicionar maçanetas cromadas e até mudar a manopla de câmbio.
O Cronos parte de R$ 53.990, na versão 1.3 básica, subindo para R$ 55.990 na versão que testamos com câmbio manual. A Precision 1.8, também com câmbio manual, parte de R$ 62.990, enquanto a automática topo de linha fica no patamar dos R$ 69.990. São preços competitivos, considerando que a versão Highline do Volkswagen Virtus custa R$ 79.990.
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Fiat Cronos 1.3 Drive
Preço: R$ 60.990
Motor: 1.3, quatro cilindros, flex
Potência: 110 cv a 6.250 rpm
Torque: 14,2 kgfm a 3.500 rpm
Transmissão: automática de cinco velocidades
Suspensão: Independente McPherson (dianteira), eixo de torção (traseira)
Freios: disco ventilado (dianteira), tambor (traseira)
Dimensões: 4,36m de comprimento, 1,72m de largura, 1,51m de altura e 2,52m de entre-eixos
Tanque: 48 litros
Consumo: 8,8 km/l na cidade e 10,4 km/l na estrada com etanol. 12,7 km/l na cidade e 14,8
km/l na estrada com gasolina
0 a 100 km/h: 11,5 segundos
Vel. max: 182 km/h