![Toyota Yaris Sedan e Honda City travam uma briga acirrada, mas o primeiro vem mais equipado e custa um pouco menos Toyota Yaris Sedan e Honda City travam uma briga acirrada, mas o primeiro vem mais equipado e custa um pouco menos](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/ep/98/rp/ep98rpld9vhc1mdy8mct0zj1v.jpg)
Enfim, chega o dia em que a Toyota passa a ter um rival direto do Honda City. Até então, a briga de sedãs entre as suas marcas japonesas ficava apenas no terreno dos médios (Corolla e Civic). Com o lançamento do Toyota Yaris Sedan, agora temos mais um duelo acirrado pela frente. Levando em conta as versões intermediárias, o equilíbrio entre os dois já começa pelo preço.
LEIA MAIS: Toyota Yaris é a aposta da montadora. Peca em detalhes, mas tem a sua solidez
O Toyota Yaris Sedan XS 1.5 CVT sai por R$ 76.990, ante R$ 77.900 do City EX 1.5, também com o mesmo tipo de caixa automática. A diferença é que o Toyota vem um pouco mais equipado, por cerca de R$ 1 mil a menos. Entre os itens a mais do Yaris estão os sensores que acionam os limpadores de para-brisa e faróis automaticamente, o retrovisor interno eletrocrômico e os externos rebatíveis eletricamente.
Em contrapartida, apenas o Honda vem com regulagem de profundidade do volante, o que ajuda a encontrar a posição ideal de dirigir. Porém, a lista de vantagens do Toyota continua com os controles eletrônicos de estabilidade e tração, que, estranhamente, não são oferecidos nem como opcional no City. Nos dois, porém, as centrais multimídia não vêm com GPS embutido. Contudo, no quesito equipamentos de série, o Toyota sai na frente.
Mas o Honda contra-ataca com um espaço interno um pouco maior que do Toyota (entre-eixos de 4,46 m ante 4,43 do rival), principalmente no porta-malas. Conforme as medições das fabricantes, o City tem generosos 536 litros ante 473 litros do Yaris. Entretanto, ambos poderiam ter melhbor isolamento acústico, uma vez que basta acelerar um pouco mais forte para ouvir o ronco do motores 1.5 invadindo o interior e atrapalhando o conforto.
LEIA MAIS: Andamos no Honda City 2018, que chega renovado e competitivo. Veja vídeo
Rodando no dia a dia
![Ambos os sedãs vêm com desenho moderno que inclui faróis com luz diurna de LED entre os destaques Ambos os sedãs vêm com desenho moderno que inclui faróis com luz diurna de LED entre os destaques](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/ch/ry/5o/chry5o279w97llaf035r4coxo.jpg)
E por falar em acelerar, o equilíbrio entre os dois sedãs continua quando o assunto é conjunto mecânico e desempenho, com ligeira vantagem para o Honda. Do 1,5 litro de cilindrada de ambos os motores extraíram 6 cv a mais de potência no City, o que rendeu alguns décimos de segundo a menos na aceleracão de 0 a 100 km/h (11,3 s ante 12 s). Porém, como o câmbio CVT do Yaris (vindo do Corolla), se mostrou mais bem acertado, o que pode ser notado com mais clareza ao acionar o modo sequencial. Com isso, conseguiram uma velocidade máxima maior no Toyota (186 km/h ante 175 km/h).
LEIA MAIS: Honda City renovado encara VW Virtus, ambos nas versões mais equipadas
![undefined](http://statig3.akamaized.net/bancodeimagens/6g/i7/73/6gi773g8lsa721jgdvms5p53k.jpg)
A semelhança entre os dois está até em detalhes como a disposição dos botões no volante e no painel
O bom acerto da transmissão também acabou deixando o Yaris Sedan um ligeiramente mais econômico, conforme as medições do Inmetro. Na cidade, com gasolina, o Toyota pode fazer 13 km/l, ante 12,3 km/l, números que passam para 14,4 km/l e 14,5 km/l, na estrada, respectivamente, o que configure um empate técnico. Até na capacidade do tanque de combustível ambos de equivalem (45 litros do Yaris e 45 l do City).
Dirigindo os dois, ainda por conta do melhor acerto do câmbio, o Toyota se mostra um pouco mais disposto nas ultrapassagens e retomadas, além de transmitir mais segurança por causa dos controles eletrônicos. O Honda vem com pneus de aro 16 montados em perfil mais baixo que os do Yaris (185/55R 16 ante 185/60R 15), mas isso não é o suficiente para garantir mais estabilidade.
LEIA MAIS: Honda City EXL: que tal um sedã compacto pelo preço de um médio?
![undefined](http://statig1.akamaized.net/bancodeimagens/73/zp/mc/73zpmczwohzibtig8n3p0trgg.jpg)
No caso do Toyota, o controlador de velocidade de cruzeiro é uma alavanca não tão prática de usar
Se formos levar em conta a questão da segurança, ambos têm ancoragem ISOFIX para cadeiras infantis, mas na versão intermediária dos dois o Honda tem quatro air bags (dois laterais e dois frontais) e o Toyota apenas dois (os frontais, obrigatórios por lei). Bem que poderia haver um meio termo no Yaris, que na versão topo de linha salta para 7 airbags, inclusive para os joelhos. Pois é, o pareo é duro. Mas, nos testes de colisão, City fica com uma estrela a menos para crianças. Pelo Latin NCAP, ficou com cinco para adultos e quatro para crianças. E no ASEAN NCAP, o Yaris ficou com nota máxima. Resta aguardar pelos testes do Latin NCAP, mas os resultados não deverão ser diferentes dos que fizeram na Ásia.
Conclusão
Assim como acontece entre Civic e Corolla, a briga entre Toyota Yaris Sedan e Honda City é acirrada. Mas, pelo melhor acerto da transmissão, bem como por ter os tão importantes controles eletrônicos de estabilidade e tração, além de um pacote um pouco mais recheado de equipamentos, custando um pouco menos, o Toyota sai com uma vitória apertada diante do rival da Honda, cujos destaques ficam por conta do espaço no porta-malas e nas regulagens da posição de dirigir.
Ficha Técnica - Honda City EX
Preço: a partir de R$ 77.900
Motor: 1.5, quatro cilindros, flex
Potência: 116 cv (E) / 115 cv (G) a 6.000 rpm
Torque: 15,3 kgfm (E) / 15,2 (G) a 4.800 rpm
Transmissão: Automático, CVT , tração dianteira
Suspensão: Independente, McPherson (dianteira) / eixo de torção (traseira)
Freios: Discos ventilados (dianteiros) / tambores (traseiros)
Pneus: 185/55 R16
Dimensões: 4,46 m (comprimento) / 1,70 m (largura) / 1,49 m (altura), 2,60 m (entre-eixos)
Tanque: 46 litros
Porta-malas: 536 litros
Consumo gasolina: 12,3 km/l (cidade) / 14,5 km/l (estrada)
0 a 100 km/h: 11,3 segundos
Velocidade máxima: 175 km/h
Ficha Técnica - Toyota Yaris Sedan XS
Preço: a partir de R$ 76.990
Motor: 1.5, quatro cilindros, flex
Potência: 110 cv (E) / 105 cv (G) a 5.600 rpm
Torque: 14,9 kgfm (E) / 14,3 (G) a 4.000 rpm
Transmissão: Automático, CVT, tração dianteira
Suspensão: Independente, McPherson (dianteira) / eixo de torção (traseira)
Freios: Discos ventilados (dianteiros) / tambor (traseiros)
Pneus: 185/60 R15
Dimensões: 4,43 m (comprimento) / 1,73 m (largura) / 1,49 m (altura), 2,55 m (entre-eixos)
Tanque: 45 litros
Porta-malas: 473 litros
Consumo gasolina: 13 km/l (cidade) / 14,4 km/l (estrada)
0 a 100 km/h: 12 segundos
Velocidade máxima: 186 km/h