Enfim, chega o dia em que a Toyota passa a ter um rival direto do Honda City. Até então, a briga de sedãs entre as suas marcas japonesas ficava apenas no terreno dos médios (Corolla e Civic). Com o lançamento do Toyota Yaris Sedan, agora temos mais um duelo acirrado pela frente. Levando em conta as versões intermediárias, o equilíbrio entre os dois já começa pelo preço.
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O Toyota Yaris Sedan XS 1.5 CVT sai por R$ 76.990, ante R$ 77.900 do City EX 1.5, também com o mesmo tipo de caixa automática. A diferença é que o Toyota vem um pouco mais equipado, por cerca de R$ 1 mil a menos. Entre os itens a mais do Yaris estão os sensores que acionam os limpadores de para-brisa e faróis automaticamente, o retrovisor interno eletrocrômico e os externos rebatíveis eletricamente.
Em contrapartida, apenas o Honda vem com regulagem de profundidade do volante, o que ajuda a encontrar a posição ideal de dirigir. Porém, a lista de vantagens do Toyota continua com os controles eletrônicos de estabilidade e tração, que, estranhamente, não são oferecidos nem como opcional no City. Nos dois, porém, as centrais multimídia não vêm com GPS embutido. Contudo, no quesito equipamentos de série, o Toyota sai na frente.
Mas o Honda contra-ataca com um espaço interno um pouco maior que do Toyota (entre-eixos de 4,46 m ante 4,43 do rival), principalmente no porta-malas. Conforme as medições das fabricantes, o City tem generosos 536 litros ante 473 litros do Yaris. Entretanto, ambos poderiam ter melhbor isolamento acústico, uma vez que basta acelerar um pouco mais forte para ouvir o ronco do motores 1.5 invadindo o interior e atrapalhando o conforto.
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Rodando no dia a dia
E por falar em acelerar, o equilíbrio entre os dois sedãs continua quando o assunto é conjunto mecânico e desempenho, com ligeira vantagem para o Honda. Do 1,5 litro de cilindrada de ambos os motores extraíram 6 cv a mais de potência no City, o que rendeu alguns décimos de segundo a menos na aceleracão de 0 a 100 km/h (11,3 s ante 12 s). Porém, como o câmbio CVT do Yaris (vindo do Corolla), se mostrou mais bem acertado, o que pode ser notado com mais clareza ao acionar o modo sequencial. Com isso, conseguiram uma velocidade máxima maior no Toyota (186 km/h ante 175 km/h).
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O bom acerto da transmissão também acabou deixando o Yaris Sedan um ligeiramente mais econômico, conforme as medições do Inmetro. Na cidade, com gasolina, o Toyota pode fazer 13 km/l, ante 12,3 km/l, números que passam para 14,4 km/l e 14,5 km/l, na estrada, respectivamente, o que configure um empate técnico. Até na capacidade do tanque de combustível ambos de equivalem (45 litros do Yaris e 45 l do City).
Dirigindo os dois, ainda por conta do melhor acerto do câmbio, o Toyota se mostra um pouco mais disposto nas ultrapassagens e retomadas, além de transmitir mais segurança por causa dos controles eletrônicos. O Honda vem com pneus de aro 16 montados em perfil mais baixo que os do Yaris (185/55R 16 ante 185/60R 15), mas isso não é o suficiente para garantir mais estabilidade.
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Se formos levar em conta a questão da segurança, ambos têm ancoragem ISOFIX para cadeiras infantis, mas na versão intermediária dos dois o Honda tem quatro air bags (dois laterais e dois frontais) e o Toyota apenas dois (os frontais, obrigatórios por lei). Bem que poderia haver um meio termo no Yaris, que na versão topo de linha salta para 7 airbags, inclusive para os joelhos. Pois é, o pareo é duro. Mas, nos testes de colisão, City fica com uma estrela a menos para crianças. Pelo Latin NCAP, ficou com cinco para adultos e quatro para crianças. E no ASEAN NCAP, o Yaris ficou com nota máxima. Resta aguardar pelos testes do Latin NCAP, mas os resultados não deverão ser diferentes dos que fizeram na Ásia.
Conclusão
Assim como acontece entre Civic e Corolla, a briga entre Toyota Yaris Sedan e Honda City é acirrada. Mas, pelo melhor acerto da transmissão, bem como por ter os tão importantes controles eletrônicos de estabilidade e tração, além de um pacote um pouco mais recheado de equipamentos, custando um pouco menos, o Toyota sai com uma vitória apertada diante do rival da Honda, cujos destaques ficam por conta do espaço no porta-malas e nas regulagens da posição de dirigir.
Ficha Técnica - Honda City EX
Preço: a partir de R$ 77.900
Motor: 1.5, quatro cilindros, flex
Potência: 116 cv (E) / 115 cv (G) a 6.000 rpm
Torque: 15,3 kgfm (E) / 15,2 (G) a 4.800 rpm
Transmissão: Automático, CVT , tração dianteira
Suspensão: Independente, McPherson (dianteira) / eixo de torção (traseira)
Freios: Discos ventilados (dianteiros) / tambores (traseiros)
Pneus: 185/55 R16
Dimensões: 4,46 m (comprimento) / 1,70 m (largura) / 1,49 m (altura), 2,60 m (entre-eixos)
Tanque: 46 litros
Porta-malas: 536 litros
Consumo gasolina: 12,3 km/l (cidade) / 14,5 km/l (estrada)
0 a 100 km/h: 11,3 segundos
Velocidade máxima: 175 km/h
Ficha Técnica - Toyota Yaris Sedan XS
Preço: a partir de R$ 76.990
Motor: 1.5, quatro cilindros, flex
Potência: 110 cv (E) / 105 cv (G) a 5.600 rpm
Torque: 14,9 kgfm (E) / 14,3 (G) a 4.000 rpm
Transmissão: Automático, CVT, tração dianteira
Suspensão: Independente, McPherson (dianteira) / eixo de torção (traseira)
Freios: Discos ventilados (dianteiros) / tambor (traseiros)
Pneus: 185/60 R15
Dimensões: 4,43 m (comprimento) / 1,73 m (largura) / 1,49 m (altura), 2,55 m (entre-eixos)
Tanque: 45 litros
Porta-malas: 473 litros
Consumo gasolina: 13 km/l (cidade) / 14,4 km/l (estrada)
0 a 100 km/h: 12 segundos
Velocidade máxima: 186 km/h