Depois que a Chrysler deixou de vender a van Town& Country no Brasil, a Kia Carnival 2019 se tornou o único modelo do segmento no País. Para quem precisa de bastante espaço e conforto para a família, não há nada igual à venda. Mas é preciso ter uma garagem grande em casa e saber bem onde ir com o carro que tem mais de 5 metros de comprimento por 2 metros de largura e pode levar 8 pessoas sem nenhum aperto.
LEIA MAIS: Chevrolet Equinox Premier: SUV supersônico. Confira a avaliação
Depois de ter dirigido a Kia Carnival 2019 (R$ 274.990) sozinho soube exatamente o que é ter uma sensação de vazio. Quanto espaço! Logo vem à cabeça de que não faz sentido andar nesse Kia se não for lotado. Os bancos são individuais, revestidos de couro e com apoios de braço. O nível de conforto tem detalhes como ajustes elétricos do assento dianteiro do passageiro na lateral do próprio encosto. Assim, é possível regular a distância para as pernas de quem for sentado atrás.
Além disso, existem ajustes independentes do ar-condicionado para quem vai sentado nas duas fileiras de três bancos. E para evitar que crianças fiquem brincando com as regulagens de temperatura há como bloquear o comando por um botão no painel. Quer mais mordomias? Lá vai. As portas laterais deslizantes são elétricas e podem ser acionadas por botão na chave, pelos comandos embutidos nas colunas centrais, ou ainda pelas maçanetas externas, mas apenas com o carro desligado.
Os recursos são vários e continuam com o freio de estacionamento eletrônico e o espelho retrovisor fotocrômico na linha 2019, que iG Carros avaliou em primeira mão. Outra novidade da van de luxo fica por conta dos faróis (inclisive os auxiliares de neblina) de LED. E entre os recursos que já existiam na linha 2018, entre os destaques, está a central multimídia bem completa, que consegue ler até videos em MP4 e vem com GPS embutido. Bom também é que os comandos são bem posicionados e fáceis de serem acionados.
LEIA MAIS: Citroën Grand C4 Picasso é boa aposta em segmento quase esquecido
Para encerrar o capítulo sobre conforto e espaço, que são os dois pontos fortes do carro, ainda se destacam as várias configurações possíveis dos bancos e o volume do porta-malas, que vai de 960 litros até absurdos 4.022 com as duas fileiras de bancos removidas. Um toque a mais de sofisticação é a tampa traseira com acionamento elétrico e com altura de abertura programável.
Máquina de viajar, essa Kia Carnival 2019
Não resta a menor dúvida que a verdadeira vocação da Carnival é pegar uma estrada com a família toda, com lotação máxima, para onde quer de seja. Porém, é bom ir devagar com o andor. Primeiro porque o carro pesa mais de duas toneladas (2.155 kg), o que significa de muita transferência de peso de um lado para o outro nas curvas e uma inércia grande a ser vencida pelos freios na hora de diminuir a velocidade. Outrta questão é a energia gasta pelo motor V6 3.3 litros para por a van em movimento. Não que o conjunto não esteja bem dimensionado, mas dirigir um carro deste porte é diferente de estar ao volante de qualquer perua, sedã, hatch ou até um SUV, dependendo do modelo.
Você viu?
Claro que o carro vem com controles elerônicos de estabilidade e tração, mas fica claro que a pegada é bem mais voltada ao rodar confortável. A Carnival anda em sliêncio e com a suavidade de um sedã grande de luxo, absorvendo bem as irregularidades do piso, com ajuda da suspensão independente e dos borrachudos pneus 235/60R 18. Senti falta apenas de uma direção com mais assistência, que no caso do modelo da Kia é hidráulica em vez de elétrica. Nas manobras de estacionamento, é preciso fazer mais esforço que o ideal para mover as rodas dianteiras.
LEIA MAIS: Chevrolet Spin LTZ 2019 reina entre as minivans e quer encarar SUVs compactos
Afora esse detalhe, também é recomendável pisar de leve no acelerador para economizar combustível. Para ajudar, existe uma a tela Econ, que deixa o pedal menos sensível, deixando o desempenho de lado. Pelos dados do Inmetro, na cidade, o Kia Carnival faz 6,5 km/l na cidade e 8,7 km/l na estrada, com gasolina. Não são números animadores. E explica porque o tanque de combustível tem nada menos que 80 litros, para dar uma autonomia adequada ao carro.
Se for acelerar, há bons 270 cavalos de potência e consideráveis 32,4 kgfm de torque, mas essa força etá disponível em altos 5.300 rpm. Por isso, para extrair boa agilidade é preciso não fazer muita cerimônia ao acelerar, já que a faixa que o V6 rende melhor fica entre 4.000 rpm e 5.000 rpm. Abaixo disso, a van roda com o silêncio de uma biblioteca, mas longe de empolgar. Mas a proposta do carro é levar todo mundo para um passeio tranquilo e com todo conforto. Entretanto, bem que poderiam ter incluído umas telas nos bancos traseiros para entreter a criançada, não?
Conclusão
A Kia Carnival é uma van de luxo para mostrar aos SUVs o que é viajar com extremo conforto e espaço. Mas é grande, não cabe em qualquer vaga e faz sentido apenas se for levar, pelo menos cinco ocupantes, por causa do tamanho. Por enquanto, é o único modelo do segmento.
Além disso, o preço do Kia Carnival 2019 é mais em conta que a maioria dos SUVs de alto luxo que levam sete ocupantes, de marcas como Land Rover, Volvo, BMW e Mercedes. Num patamar intermediário, uma opção é a Toyota Hilux SW4 Diamont (R$ 264.990) e a Chevrolet Trailblazer, que parte de R$ 181.990.
Ficha Técnica:
Preço: R$ 274.990
Motor: V6, 3.3, gasolina, 24 válvulas
Potência: 270 cv a 6.400 rpm
Torque: 32,4 kgfm a 5.300 rpm
Transmissão: automático, sequencial, de seis marchas
Suspensão: independente
Freios: Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira
Dimensões: 5,12 m (comprimento) / 1,99 m (largura) / 1,78 m (altura), 3,01 m (entre=eixos)
Tanque : 80 litros
Consumo: 6,5 km/l na cidade / 8,7 km/l na estrada
Até 0 a 100 km/h: 8,5 s
Vel. Max: 200 km/h