Antes de falar do Porsche Macan GTS, vamos contextualizar. Você concorda que a nova onda dos SUVs esportivos é um dos sinais do fim do mundo? Se Lamborghini decidiu lançar uma versão anabolizada do Huracán, eis que soa uma das primeiras trombetas do apocalipse. A Rolls-Royce, que é famosa por seu DNA clássico e conservador, também não fica de fora da tendência e apresenta o Cullinan como uma interpretação de um utilitário ultraluxuoso.
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A bola da vez é a Ferrari, que não deixou o falecido CEO Marchionne ter o seu merecido descanso e já tem um SUV engatilhado: o Purosangue. Em meio a todos esses acontecimentos, pude ter em mãos o Porsche Macan GTS por alguns instantes para uma nova visão dos fatos. Até que o fim do mundo não é tão ruim assim, embora o modelo alemão estejam entre as exceções dos SUVs que realmente empolgam.
Enquanto esmagava o pedal do acelerador, engoli cada palavra que havia proferido contra os benditos SUVs esportivos. O sonho é possível, e eles são tão legais de dirigir quanto devoradores de asfalto legítimos. Claro, dizer que o Porsche Macan GTS é tão intenso quanto um 718 seria um sacrilégio que nem os executivos da marca perdoariam. Entre os SUVs (que nunca foram tão bons ao volante), o alemão surge como um sopro de audácia.
Fiquei bem surpreso ainda quando descobri que o Macan GTS consegue ser ainda mais intenso que o Audi SQ5 , que traz praticamente o mesmo conjunto mecânico. A diferença fica por conta do câmbio, que é automático de oito velocidades no Audi e automatizado de sete no Porsche, com dupla embreagem. Este detalhe faz um baita diferença na hora de acelerar.
As relações entre Macan GTS e SQ5 são sensitivas como nos esportivos 718 e TT RS. Eles foram feitos na mesma casa, mas um Porsche é um Porsche. No que diz respeito aos engenheiros de Stuttgart, há braços sobrepostos com molas pneumáticas em todo o arranjo de suspensão. Logo nos primeiros segundos ao volante, me atrevo a desafiar sua estabilidade em uma curva rápida. O Macan GTS supera o obstáculo com facilidade, ainda mais com o ronco nervoso estalando pelas saídas de escape.
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Tal como no 718 Boxster GTS , há um botão no painel (entre os exagerados quarenta que preenchem o console) para abrir o escape. Aos apaixonados por carro, é como se o Metallica estivesse tocando com uma orquestra. Pode ter certeza de que você vai chamar muita atenção, até mesmo nas avenidas de 50 km/h, apenas pelo barulho.
Outra cartada urbana do Macan GTS é sua suspensão. Os carros da Porsche costumam ter um acerto mais rígido e esportivo, fazendo com que você sente no banco do motorista com a coluna perfeitamente saudável e saia com uma hérnia de disco. Mas o Macan é muito mais simpático às nossas castigadas vias brasileiras, amortecendo bem os impactos dos buracos.
E como anda Porsche Macan GTS
Escondido na dianteira com requintes de 911, há um poderoso V6, de 360 cv e 51 kgfm de torque a meros 1.650 rpm. Disposição é o que não falta neste SUV indomável que acelera de 0 a 100 km/h em cinco segundos cravados. A velocidade máxima fica na casa dos 256 km/h.
A central multimídia ainda não é das melhores. Neste ponto, a Porsche se permite ser um pouco mais arcaica e deixar toda a tecnologia com a Audi. Pelo menos, o sistema tem aplicativo de navegação integrado. O espaço traseiro permite que apenas dois adultos se acomodem com conforto. A altura do túnel central seria um empecilho para um terceiro passageiro. O porta-malas de 500 litros tem capacidade para levar as malas de toda a família sem qualquer aperto.
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O Porsche Macan GTS é um carro magnífico. Ele me fez acreditar que é possível aliar esportividade, espaço interno e dinâmica da melhor forma. Por trás das nuvens negras que anunciam a chegada dos SUVs esportivos e o fim dos tempos, ainda existe uma luz no fim do túnel. Não necessariamente um roadster ou cupê… Hoje, posso ver que transformar carros chatos em modelos mais que especiais é a maior das proezas desses alemães. Entretanto, vale lembrar que o Macan acaba de receber novidades, que logo estarão disponíveis no Brasil.
Ficha técnica
Preço: R$ 458 mil
Motor: 3.0 V6, gasolina
Potência: 360 cv a 6.000 rpm
Torque: 51 kgfm a 1.650 rpm
Transmissão: automatizada, sete velocidades
Suspensão: braços sobrepostos com molas pneumáticas (dianteira e traseira)
Freios: discos ventilados nas quatro rodas, com ABS e ESP
Dimensões: 4.692 mm de comprimento, 1.926 mm de largura, 1.609 mm de altura , 2.807 mm entre-eixos
Tanque: 65 litros
Porta-malas: 500 litros
0 a 100 km/h: 5 segundos
Vel. Máx: 256 km/h