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Versão com motor de quatro cilindros tem 300 cv. Esportivo é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 5,7 segundos

Jaguar F-Type 2.0 chega como opção mais em conta em relação ao V6 para conseguir mais apelo nas vendas
Carlos Guimarães/iG
Jaguar F-Type 2.0 chega como opção mais em conta em relação ao V6 para conseguir mais apelo nas vendas

Ninguém iria notar que aquela versão do Jaguar F-Type tinha quatro cilindros e não um V6 sob o longo capô. Andando no dia a dia com o belo esportivo pelo trânsito caótico de São Paulo, houve até quem me implorou para baixar o vidro da porta para elogiar as linhas carro, que chega como opção mais em conta em busca de mais interessados.

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Por R$ 339.929 o cupê esportivo Jaguar F-Type tem como principal rival o Porsche 911, que mesmo bem mais caro (a partir de R$ 519 mil) tem vendido muito mais que o modelo da marca inglesa. De acordo com os dados da Abeifa (Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores), o inglês teve 27 unidades vendidas entre janeiro e novembro, ante 168 do alemão. Até na comparação com o pequeno Cayman , o F-Type fica em desvantagem nas vendas (96 ante 27).

Então, com um eficiente motor 2.0, de quatro cilindros, capaz de gerar 300 cv e bons 40,8 kgfm de torque a meros 1.500 rpm, o F-Type procura mais apelo de vendas por causa do preço, já que as linhas atraentes não têm sido o suficiente. Entretanto, vale lembrar que o 911 mais em conta ainda é mais mais sofisticado que o Jag , o que inclui motor boxer de 6 cilindros, de 370 cv, potência para acelerar de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos, ante 5,7 s do F-Type P300.

De qualquer forma, trazer a versão P300 do Jaguar F-Type ao Brasil foi uma decisão acertada. Agora temos um belo esportivo, que ronca como um felino selvagem e garante um sorriso no rosto quando acelerado, contanto que você esteja em uma pista bem conservada e com caminho livre pela frente. Andar no asfalto crocante da capital paulista, no mínimo, é um convite para dores nas costas e correr o risco de danificar os pneus 245/40R 19, de perfil baixo.

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Jaguar F-Type P300 é uma esperança da marca inglesa por maior volume de vendas do cupê
Carlos Guimarães/iG
Jaguar F-Type P300 é uma esperança da marca inglesa por maior volume de vendas do cupê

Também acertaram ao escolher a versão R-Dynamic, que vem com detalhes como bancos esportivos do tipo concha e capota pintada de preto brilhante, que contrasta com a cor do restante da carroceria. Portanto, no quesito design, o F-Type P300 merece nota máxima, inclusive pelo interior que faz qualquer um se sentir o agente secreto James Bond por algumas particularidades típicas da sofisticação britânica.

Já começa pelas saídas de ar, bem no centro do painel, que somem quando o sistema de climatização está desligado, sendo recolhidas, em silêncio e com uma suavidade hipnotizante. Quer abrir o porta-luvas? Basta tocar num pequeno botão cromado e... voilà . No console central, há um botão que muda o ronco que sai da única saída de escape central. E outro que levanta o aerofólio traseiro, integrado com perfeição ao desenho do esportivo quando não está acionado. 

Acelerando o Jaguar F-Type P300

Jaguar F-Type 2.0  tem interior sofisticado e acabamento caprichado. No centro do painel, saídas de ar são retráteis
Divulgação
Jaguar F-Type 2.0 tem interior sofisticado e acabamento caprichado. No centro do painel, saídas de ar são retráteis

 Não resta dúvida que o acerto do Jaguar F-Type P300 faz jus à toda  tradição da marca no automobilismo mundial. O carro tem relação peso-potência de interessantes 5 kg/cv, a mesma do Cayman 2.0 (R$ 329 mil), mas que fica atrás dos 3,9 kg/cv do 911 Carrera 3.0. Mesmo assim, é possível adotar uma tocada esportiva que você não vai se decepcionar, ajudado pela tração traseira, baixo centro de gravidade e pela boa rigidez da estrutura.

Outro aliado é o câmbio automático, de oito marchas,  que faz sempre trocas rápidas e conta com hastes de alumínio, atrás do volante, se estiver a fim de dirigir com a faca entre os dentes. Existem outros ajustes, também por meio de botões no console, que mudam a regulagem dos amortecedores  e tornam mais rápidas as respostas ao pisar no acelerador. Bom também é o cluster e o mostrador digital colorido, que exibe uma série de informações, inclusive do computador de bordo. 

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Com apenas 10 centímetros de vão livre do solo, o Jaguar F-Type P300 tem estabilidade irrepreensível. Em contrapartida, exige bastante cuidado para passar por valetas, lombadas e rampas. Inclusive, dependendo do caso, melhor engatar a marcha à ré, dar meia volta e seguir por outro caminho. Mas quando está no seu "habitat natural" o cupê inglês deita e rola, acelerando, freando e contornando curvas com bastante precisão.

Conclusão

Um dos esportivos mais belos que temos no Brasil o Jaguar F-Type P300 chega com motor de quatro cilindros, mas com garantia de diversão ao volante por um preço mais convidativo que do rival Porsche 911, o líder de vendas desse nicho de mercado, além de mais sofisticado e veloz.

Ficha técnica

Preço: R$ 339.929
Motor: 2.0, quatro cilindros, turbo, gasolina 
Potência: 300 cv a 5.500 rpm 
Torque: 40,8 kgfm a 1.500 rpm 
Transmissão: automático, oito marchas
Suspensão:  independente, com braços sobrepostos (dianteira e traseira)
Freios: discos ventilados nas quatro rodas, com ABS e ESP 
Dimensões: 4.482 mm de comprimento, 1.885 mm de largura, 1.311 mm de altura , 2.622 mm entre-eixos 
Tanque: 70 litros 
Porta-malas: 310 litros 
0 a 100 km/h: 5,7 segundos 
Vel. Máx: 250 km/h 

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