Na onda favorável aos SUVs vale também lançar versões que têm entre os principais atrativos apenas alguns itens exclusivos. É o caso do Chevrolet Tracker Midnight, que chega pelo preço sugerido de R$ 105.690, valor que dá direito a um pacote de equipamentos bem recheado, além dos detalhes escurecidos, inclusive o logo da marca americana.
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Mas diante da briga acirrada entre os SUVs compactos, que vai esquentar ainda mais com a chegada do VW T-Cross , em abril, o que o Chevrolet Tracker Midnight oferece não chega a abalar o apelo dos rivais. Faltam novidades mais significativas ao modelo da GM, cuja nova geração já está em fase de testes e deverá ser lançada até o final de 2019.
Enquanto o novo SUV da GM não chega o que está nas lojas conta o bom motor 1.4 turbo flex entre os principais atrativos. Tem injeção direta de combustível e consegue atingir uma boa dose de força em baixos 2.000 rpm, o que facilita não apenas as manobras do dia a dia no trânsito mas também as ultrapassagens quando for pegar uma estrada.
Porém, é bom não se empolgar, já que o câmbio automático de seis marchas tem um ajuste mais voltado para economia de combustível, mostrando que a questão do desempenho não foi encarada como prioridade. Se quiser assumir as trocas de marcha acionando o modo sequencial terá que usar o incômodo botão na própria alavanca. Além disso, o Tracker precisa perder peso para poder se sair melhor nas curvas. Pelo menos, agora o carro vem com controle eletrônico de estabilidade (ESP).
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Se o desempenho do Tracker Midnight não empolga, por outro lado o consumo relativamente baixo é animador. De acordo com os números do Inmetro, o SUV é capaz de fazer 10,6 km/l de gasolina na cidade e 11,7 km/l na estrada. Entretanto, se o carro tivesse melhor rigidez torcional, facilitaria o trabalho na suspensão em absorver as irregularidades do piso. No eixo traseiro, os freios a tambor é outro sinal de que o tempo passou depressa para o SUV da GM .
Um Chevrolet Tracker bem equipado
Bom é que o Tracker vem bem equipado. Entre outros itens, o carro vem com rodas de aro 18 pintadas de preto brilhante, sistema multilink que funciona em conjunto com o OnStar. E além do ESP, há também além de sensores que detectam fluxo cruzado, ou seja, veículos passando pela traseira, o que é útil ao sair de marcha à ré em estacionamentos, por exemplo.
Contudo, falta espaço ao Tracker, que tem apenas 306 litros no porta-malas que só não é menor que os 260 litros do Jeep Renegade, mas perde dos 356 do Ford EcoSport.Apesar do esforço da GM em ter um acabamento caprichado é inevitável a sensação de déjà vu, uma vez que os comandos do console central, bem como volante, saídas de ar e laterais das portas são os mesmos itens do projeto original, de seis anos atrás. De qualquer forma, o o conjunto cumpre seu papel, garantindo certa dose de conforto, mesmo com as rodas de aro 18 montadas em pneus 215/55R.
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Não espere muita valentia ao passar por valetas e lombadas, uma vez que o carro tem um vão livre do solo de apenas 16,2 centímetros, o que fica um pouco abaixo da média dos rivais. Isso deverá mudar para melhor na nova geração que está por vir e que deverá corrigir alguns pontos da atual, vinda do México.
Conclusão
A versão Minight dom Chevrolet Tracker é uma opção para quem quer um SUV com um conjunto mecânico moderno e eficiente, mas, principalmente, com um vsual descolado, diferente. Mas é bom saber que o carro está prestes a ganhar um nova geração, o que deverá acontecer no segundo semestre de 2019.
Ficha técnica
Preço: a partir de R$ 105.690
Motor: 1.4, turbo, quatro cilindros, flex
Potência: 153 cv a 5.200 rpm
Torque: 24,5 kgfm a 2.000 rpm
Transmissão: Automático, 6 marchas, tração dianteira
Suspensão:Independente (dianteira) e eixo de torção (traseira)
Freios: Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira
Pneus: 215/55 R18 (LTZ)
Dimensões: 4,26 m (comprimento) / 1,77 m (largura) / 1,68 m (altura), 2,56 m (entre-eixos)
Tanque : 53 litros
0 a 100 km/h: 9,4 segundos
Vel. Max: 198 km/h
Porta-malas: 306 litros
Consumo (E/G): 7,3 km/l / 10,6 km/l (cidade) e 8,2 km/l / 11,7 km/l (estrada)