A crise econômica custa a passar e os hatches com apelo aventureiro voltam à tona no meio da onda de SUVs que invadiu o mercado. Bem mais em conta que os utilitários esportivos da moda, modelos como o Renault Sandero Stepway chegaram a ser chamados de CUVs (Compact Utility Vehicle) por algumas fabricantes.
LEIA MAIS: Renault Kwid enfrenta o rival Fiat Mobi, mas não tem vida fácil
Entre os principais modelos do segmento que Renault Sandero Stepway (R$ 60.790) terá que enfrentar está o novo Fiat Argo Trekking (R$ 58.990), Ford Ka FreeStyle (R$ 64.090) e as novas gerações de Hyundai HB20X e Chevrolet Onix Activ, que estão a caminho.
A versão com câmbio automático com câmbio CVT do Sandero vem sendo esperada há tempos e deverá ser lançada até o final do primeiro semestre. Enfim, será um reforço importante para o hatch compacto da Renault brigar com os novos rivais, entre os quais também pode ser incluído o Toyota Yaris X-Way (R$ 78.990), embora custe mais caro.
Por enquanto, o Stepway que avaliamos em longos trechos de terra e de asfalto ainda veio com câmbio manual de cinco, o que é bom para quem curte guiar, mas para um carro que passa um pouco dos R$ 60 mil há quem prefira o conforto de não ter que trocar de marcha, o que nåo foi o nosso caso. Dirigimos por mais de 500 quilômetros, nas mais diferentes situações.
LEIA MAIS: VW Cross UP! evolui, anda bem e gasta pouco. Mas é aventureiro só no visual
De fato, fora do asfalto, com vários obstáculos pelo caminho, uma distância livre do solo de 19 cm (4 cm a mais que as demais versões) ajuda bastante a passar por valas e facões de terra. Mas bem que os pneus poderiam ser de uso misto, o que ajudaria a dar mais tração em pisos escorregadios e aproveitar melhor o bom rendimento do motor 1.6 SCe.
São bons 118 cv apenas com etanol no tanque, além de nada desprezíveis 16 kgfm de torque a 4.000 rpm. Pisando no acelerador, nota-se que o pedal funciona em dois estágios. O primeiro é para conseguir certa economia de combustível. No outro, a ordem é jogar o máximo da mistura ar-combustível na câmara de combustão para atingir logo a potência máxima.
O efeito imediato desse segundo estágio é que o contagiros ganha altitude com rapidez ao pisar fundo no acelerador. O que ajuda também a ganhar fôlego é o duplo comando com variador de fase na admissão. Ainda no conjunto mecânico, o câmbio manual de cinco marchas tem relações bem escalonadas, mas não é dos mais precisos e que têm os engates mais fáceis hoje em dia.
Mesmo assim, a caixa de cinco marchas dá conta do recado e ajuda a manter o carro ágil. Entretanto, faltou o controle eletrônico de estabilidade, que está disponível na maior parte dos rivais. É possível que na versão com câmbio CVT e discretos retoques no desenho, o Stepway possa receber o item de segurança, pelo menos como opcional, uma vez que a versão esportiva RS vem com esse item de série.
Portanto, é bom não exagerar nas curvas, mas saiba que, mesmo mais alto que as outras versões do Sandero, o Stepway mostra certo equilíbrio, sem rolagem exagerada da carroceria. O volante de três raios tem boa empunhadura em vem revestido de couro, mas já pede um desenho mais moderno, o que deve acontecer na linha 2020.
Mais detalhes do Renault Sandero Stepway
A direção tem assistência eletro-hidráulica e poderia ser um pouco mais leve nas manobras de estacionamento, além de mais comunicativa. Com discos no eixo dianteiro e tambores no traseiro, os freios funcionam a contento, mas não se assuste com a trepidação nada discreta do pedal quando o ABS entra em ação.
Quanto ao consumo, segundo dados do Inmetro, o carro faz 8,1 km/l na cidade e 8,2 km/l na estrada com etanol ou 12 km/l e 11,9 km/l, respectivamente, com gasolina. Para ajudar no consumo, aliás, há indicador de trocas de marcha no painel, gráfico com dicas de condução na central multimídia e sistema Start/Stop.
LEIA MAIS: Hyundai HB20X: hatch com ares de SUV encara bem obstáculos urbanos
Saindo da parte dinâmica, o espaço interno do Sandero Stepway está entre os destaques no carro na comparação com os principais concorrentes. Tem 2,59 metros de entre-eixos e leva 320 litros no porta-malas, nada mau para um hatcfh compacto. Mas ainda falta um nível de acabamento um pouco mais refinado e corrigir pequenas falhas de ergonomia, como os comandos dos vidros traseiros no painel.
A versão Stepway vem de série com rodas de liga leve de 16 polegadas, volante revestido de couro com ajuste de altura, alarme, trio elétrico, ar-condicionado automático, direção eletro-hidráulica e central multimídia Media Nav com tela sensível ao toque de 7" e GPS integrado/ Há ainda bancos revestidos parcialmente de couro como opcional
Você viu?
Conclusão
Prestes a receber opção de câmbio CVT , retoques discretos no desenho, entre outros detalhes, o Renault Sandero Stepway vai reforçar seu apelo ligado à relação entre custo e benefício, uma das mais interessantes do segmento de hatches compactos com apelo aventureiro.
Ficha técnica
Preço: a partir de R$ 60.790
Motor: 1.6, quatro cilindros, flex
Potência: 118 cv (E)/ 115 cv a 4.000 rpm
Torque: 16 kgfm a 5.000 rpm
Transmissão: Manual,cinco marchas, tração dianteira
Suspensão:Independente (dianteira) e eixo de torção (traseira)
Freios: Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira
Pneus: 205/55 R16
Dimensões: 4,07 m (comprimento) / 1,77 m (largura) / 1,56 m (altura), 2,59 m (entre-eixos)
Tanque : 50 litros
Porta-malas: 320 litros
Consumo: 12 km/l (cidade) /12,1 km/l (estrada) com gasolina
0 a 100 km/h: 10,1 segundos
Vel. Max: 177 km/h