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Versão com apelo aventureiro tem seus méritos, mas precisa evoluir para enfrentar os novos rivais. Por enquanto apenas manual, parte de R$ 60.790

Renault Sandero Stepway bordô
Carlos Guimarães/iG
Renault Sandero Stepway deverá receber apenas novos detalhes na frente na versão renovada, da linha 2020

A crise econômica custa a passar e os hatches com apelo aventureiro voltam à tona no meio da onda de SUVs que invadiu o mercado. Bem mais em conta que os utilitários esportivos da moda,  modelos como o Renault Sandero Stepway chegaram a ser chamados de CUVs (Compact Utility Vehicle) por algumas fabricantes.

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 Entre os principais modelos do segmento que   Renault Sandero Stepway (R$ 60.790) terá que enfrentar está o novo Fiat Argo Trekking (R$ 58.990), Ford Ka FreeStyle (R$ 64.090) e as novas gerações de Hyundai HB20X e Chevrolet Onix Activ, que estão a caminho. 

A versão com câmbio automático com câmbio CVT do Sandero vem sendo esperada há tempos e deverá ser lançada até o final do primeiro semestre. Enfim, será um reforço importante para o hatch compacto da Renault brigar com os novos rivais, entre os quais também pode ser incluído o Toyota Yaris X-Way (R$ 78.990), embora custe mais caro.

Por enquanto, o Stepway que avaliamos em longos trechos de terra e de asfalto ainda veio com câmbio manual de cinco, o que é bom para quem curte guiar, mas para um carro que passa um pouco dos R$ 60 mil há quem prefira o conforto de não ter que trocar de marcha, o que nåo foi o nosso caso. Dirigimos por mais de 500 quilômetros, nas mais diferentes situações.

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De fato, fora do asfalto, com vários obstáculos pelo caminho, uma distância livre do solo de 19 cm (4 cm a mais que as demais versões) ajuda bastante a passar por valas e facões de terra. Mas bem que os pneus poderiam ser de uso misto, o que ajudaria a dar mais tração em pisos escorregadios e aproveitar melhor o bom rendimento do motor 1.6 SCe.

 São bons 118 cv apenas com etanol no tanque, além de nada desprezíveis 16 kgfm de torque a 4.000 rpm. Pisando no acelerador, nota-se que o pedal funciona em dois estágios. O primeiro é para conseguir certa economia de combustível. No outro, a ordem é jogar o máximo da mistura ar-combustível na câmara de combustão para atingir logo a potência máxima.

roda do Renault Sandero Stepway
Divulgação
Renault Sandero Stepway vem com pneus convencionais, mas merecia outros de uso misto

O efeito imediato desse segundo estágio é que o contagiros ganha altitude com rapidez ao pisar fundo no acelerador. O que ajuda também a ganhar fôlego é o duplo comando com variador de fase na admissão. Ainda no conjunto mecânico, o câmbio manual de cinco marchas tem relações bem escalonadas, mas não é dos mais precisos e que têm os engates mais fáceis hoje em dia.

Mesmo assim, a caixa de cinco marchas dá conta do recado e ajuda a manter o carro ágil. Entretanto, faltou o controle eletrônico de estabilidade, que está disponível na maior parte dos rivais. É possível que na versão com câmbio CVT e discretos retoques no desenho, o Stepway possa receber o item de segurança, pelo menos como opcional, uma vez que a versão esportiva RS vem com esse item de série.

Portanto, é bom não exagerar nas curvas, mas saiba que, mesmo mais alto que as outras versões do Sandero, o Stepway mostra certo equilíbrio, sem rolagem exagerada da carroceria. O volante de três raios tem boa empunhadura em vem revestido de couro, mas já pede um desenho mais moderno, o que deve acontecer na linha 2020.

 Mais detalhes do Renault Sandero Stepway

Painel do Renault Sandero Stepway
Divulgação
Painel tem os comandos dos vidros traseiros e plástico duro, itens que precisam ser revistos no carro

A direção tem assistência eletro-hidráulica e poderia ser um pouco mais leve nas manobras de estacionamento, além de mais comunicativa. Com discos no eixo dianteiro e tambores no traseiro, os freios funcionam a contento, mas não se assuste com a trepidação nada discreta do pedal quando o ABS entra em ação. 

Quanto ao consumo, segundo dados do Inmetro, o carro faz 8,1 km/l na cidade e 8,2 km/l na estrada com etanol ou 12 km/l e 11,9 km/l, respectivamente, com gasolina. Para ajudar no consumo, aliás, há indicador de trocas de marcha no painel, gráfico com dicas de condução na central multimídia e sistema Start/Stop.

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Saindo da parte dinâmica, o espaço interno do Sandero Stepway está entre os destaques no carro na comparação com os principais concorrentes. Tem 2,59 metros de entre-eixos e leva 320 litros no porta-malas, nada mau para um hatcfh compacto. Mas ainda falta um nível de acabamento um pouco mais refinado e corrigir pequenas falhas de ergonomia, como os comandos dos vidros traseiros no painel. 

A versão Stepway vem de série com rodas de liga leve de 16 polegadas, volante revestido de couro com ajuste de altura, alarme, trio elétrico, ar-condicionado automático, direção eletro-hidráulica e central multimídia Media Nav com tela sensível ao toque de 7" e GPS integrado/ Há ainda bancos revestidos parcialmente de couro como opcional

Conclusão

 Prestes a receber opção de câmbio CVT , retoques discretos no desenho, entre outros detalhes, o Renault Sandero Stepway vai reforçar seu apelo ligado à relação entre custo e benefício, uma das mais interessantes do segmento de hatches compactos com apelo aventureiro.

Ficha técnica 

Preço:  a partir de R$ 60.790

Motor: 1.6, quatro cilindros, flex

Potência: 118 cv (E)/ 115 cv a 4.000 rpm

Torque: 16 kgfm a  5.000 rpm

Transmissão:  Manual,cinco marchas, tração dianteira

Suspensão:Independente (dianteira) e eixo de torção (traseira)

Freios: Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira

Pneus: 205/55 R16 

Dimensões: 4,07 m (comprimento) / 1,77 m (largura) / 1,56 m (altura), 2,59 m (entre-eixos)

Tanque : 50 litros

Porta-malas: 320 litros 

 Consumo: 12 km/l (cidade) /12,1 km/l (estrada) com gasolina

0 a 100 km/h: 10,1 segundos 

Vel. Max: 177 km/h