![Renault Sandero Stepway deverá receber apenas novos detalhes na frente na versão renovada, da linha 2020 Renault Sandero Stepway deverá receber apenas novos detalhes na frente na versão renovada, da linha 2020](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/7w/vs/13/7wvs13qgnyfp5tf67qxdw8dvz.jpg)
A crise econômica custa a passar e os hatches com apelo aventureiro voltam à tona no meio da onda de SUVs que invadiu o mercado. Bem mais em conta que os utilitários esportivos da moda, modelos como o Renault Sandero Stepway chegaram a ser chamados de CUVs (Compact Utility Vehicle) por algumas fabricantes.
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Entre os principais modelos do segmento que Renault Sandero Stepway (R$ 60.790) terá que enfrentar está o novo Fiat Argo Trekking (R$ 58.990), Ford Ka FreeStyle (R$ 64.090) e as novas gerações de Hyundai HB20X e Chevrolet Onix Activ, que estão a caminho.
A versão com câmbio automático com câmbio CVT do Sandero vem sendo esperada há tempos e deverá ser lançada até o final do primeiro semestre. Enfim, será um reforço importante para o hatch compacto da Renault brigar com os novos rivais, entre os quais também pode ser incluído o Toyota Yaris X-Way (R$ 78.990), embora custe mais caro.
Por enquanto, o Stepway que avaliamos em longos trechos de terra e de asfalto ainda veio com câmbio manual de cinco, o que é bom para quem curte guiar, mas para um carro que passa um pouco dos R$ 60 mil há quem prefira o conforto de não ter que trocar de marcha, o que nåo foi o nosso caso. Dirigimos por mais de 500 quilômetros, nas mais diferentes situações.
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De fato, fora do asfalto, com vários obstáculos pelo caminho, uma distância livre do solo de 19 cm (4 cm a mais que as demais versões) ajuda bastante a passar por valas e facões de terra. Mas bem que os pneus poderiam ser de uso misto, o que ajudaria a dar mais tração em pisos escorregadios e aproveitar melhor o bom rendimento do motor 1.6 SCe.
São bons 118 cv apenas com etanol no tanque, além de nada desprezíveis 16 kgfm de torque a 4.000 rpm. Pisando no acelerador, nota-se que o pedal funciona em dois estágios. O primeiro é para conseguir certa economia de combustível. No outro, a ordem é jogar o máximo da mistura ar-combustível na câmara de combustão para atingir logo a potência máxima.
![roda do Renault Sandero Stepway](http://statig1.akamaized.net/bancodeimagens/2f/xy/4m/2fxy4mm05ci5sdpjn4bnjl7nu.jpg)
Renault Sandero Stepway vem com pneus convencionais, mas merecia outros de uso misto
O efeito imediato desse segundo estágio é que o contagiros ganha altitude com rapidez ao pisar fundo no acelerador. O que ajuda também a ganhar fôlego é o duplo comando com variador de fase na admissão. Ainda no conjunto mecânico, o câmbio manual de cinco marchas tem relações bem escalonadas, mas não é dos mais precisos e que têm os engates mais fáceis hoje em dia.
Mesmo assim, a caixa de cinco marchas dá conta do recado e ajuda a manter o carro ágil. Entretanto, faltou o controle eletrônico de estabilidade, que está disponível na maior parte dos rivais. É possível que na versão com câmbio CVT e discretos retoques no desenho, o Stepway possa receber o item de segurança, pelo menos como opcional, uma vez que a versão esportiva RS vem com esse item de série.
Portanto, é bom não exagerar nas curvas, mas saiba que, mesmo mais alto que as outras versões do Sandero, o Stepway mostra certo equilíbrio, sem rolagem exagerada da carroceria. O volante de três raios tem boa empunhadura em vem revestido de couro, mas já pede um desenho mais moderno, o que deve acontecer na linha 2020.
Mais detalhes do Renault Sandero Stepway
![Painel tem os comandos dos vidros traseiros e plástico duro, itens que precisam ser revistos no carro Painel tem os comandos dos vidros traseiros e plástico duro, itens que precisam ser revistos no carro](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/7f/fy/7n/7ffy7np5498djsp0r9ffztzy8.jpg)
A direção tem assistência eletro-hidráulica e poderia ser um pouco mais leve nas manobras de estacionamento, além de mais comunicativa. Com discos no eixo dianteiro e tambores no traseiro, os freios funcionam a contento, mas não se assuste com a trepidação nada discreta do pedal quando o ABS entra em ação.
Quanto ao consumo, segundo dados do Inmetro, o carro faz 8,1 km/l na cidade e 8,2 km/l na estrada com etanol ou 12 km/l e 11,9 km/l, respectivamente, com gasolina. Para ajudar no consumo, aliás, há indicador de trocas de marcha no painel, gráfico com dicas de condução na central multimídia e sistema Start/Stop.
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Saindo da parte dinâmica, o espaço interno do Sandero Stepway está entre os destaques no carro na comparação com os principais concorrentes. Tem 2,59 metros de entre-eixos e leva 320 litros no porta-malas, nada mau para um hatcfh compacto. Mas ainda falta um nível de acabamento um pouco mais refinado e corrigir pequenas falhas de ergonomia, como os comandos dos vidros traseiros no painel.
A versão Stepway vem de série com rodas de liga leve de 16 polegadas, volante revestido de couro com ajuste de altura, alarme, trio elétrico, ar-condicionado automático, direção eletro-hidráulica e central multimídia Media Nav com tela sensível ao toque de 7" e GPS integrado/ Há ainda bancos revestidos parcialmente de couro como opcional
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Conclusão
Prestes a receber opção de câmbio CVT , retoques discretos no desenho, entre outros detalhes, o Renault Sandero Stepway vai reforçar seu apelo ligado à relação entre custo e benefício, uma das mais interessantes do segmento de hatches compactos com apelo aventureiro.
Ficha técnica
Preço: a partir de R$ 60.790
Motor: 1.6, quatro cilindros, flex
Potência: 118 cv (E)/ 115 cv a 4.000 rpm
Torque: 16 kgfm a 5.000 rpm
Transmissão: Manual,cinco marchas, tração dianteira
Suspensão:Independente (dianteira) e eixo de torção (traseira)
Freios: Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira
Pneus: 205/55 R16
Dimensões: 4,07 m (comprimento) / 1,77 m (largura) / 1,56 m (altura), 2,59 m (entre-eixos)
Tanque : 50 litros
Porta-malas: 320 litros
Consumo: 12 km/l (cidade) /12,1 km/l (estrada) com gasolina
0 a 100 km/h: 10,1 segundos
Vel. Max: 177 km/h