Eles não são estão no topo de lista dos SUVs compactos mais vendidos e prestes a receberem mudanças, mas têm lá suas qualidades. Antes que passem por uma reforma, Chevrolet Tracker Midnight (R$ 106.290) e Renault Captur Intense (R$ 97.340 com todos os opcionais) se enfrentam em versões com uma boa lista de equipamentos.
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De um lado, o Chevrolet Tracker, cuja nova geração será bem diferente da atual e passará a ser fabricada no Brasil e não no México, como é hoje. Do outro, o Captur nacional, diferente do europeu, uma vez que é feito sobre a mesma base do Duster, o que o deixou um pouco maior e menos sofisticado. Logo de cara, temos uma diferença de quase R$ 10 mil a menos a favor do modelo da Renault, mesmo com tudo o que pode ter de equipamentos.
Isso já mostra que o Tracker Midnight tem uma dose de sofisticação maior que o rival da marca francesa. Nessa versão especial, toda pintada de preto (inclusive os logos da Chevrolet), o carro vem com rodas de aro 18, teto solar elétrico, alerta para ponto cego, entre outros itens, o que acaba deixando o preço mais alto. Mas será que esse capricho faz diferença no dia a dia?
Não, aliás, as rodas de aro 18 podem ter um visual legal, mas em piso mal conservado e ao passar por obstáculos urbanos, como valetas e lombadas, os pneus 215/55R 18, de perfil baixo, junto com o acerto da suspensão, acabam causando alguns solavancos, o que prejudica um pouco o conforto. No Captur, sente-se que o carro tem mais capacidade de absorver as irregularidades do piso.
Em contrapartida, não apenas pela suavidade da suspensão e dos pneus mais altos (215/60R 17), mas também pelo conjunto mecânico pacato, o lado esportivo do Renault é bem menos acentuado que no GM, que vem com motor 1.4 turbo, com injeção direta, capaz de gerar nada desprezíveis 153 cv e bons 24,5 kgfm de torque a menos 2.000 rpm. O problema é que o câmbio automático de seis marchas do GM não acompanha todo esse ânimo.
As trocas sequenciais podem ser feitas apenas por um pequeno botão na própria alavanca, o que desestimula bastante seu uso. E a calibragem é mais voltada para sempre jogar marchas mais longas, priorizando a economia de combustível, o que o deixa um tanto hesitante no dia a dia. Portanto, faltou um casamento melhor do motor potente com o câmbio no SUV da GM . Mesmo assim, o Tracker é mais ágil que o Captur.
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A diferença de desempenho é clara entre os dois SUVs. O Chevrolet pode acelerar de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos ante 13,1 s do Renault, com máxima de 198 km/h, contra 169 km/h do Captur. Está aí principal diferença entre os dois, o que faz a balança pender mais a favor do modelo da marca americana. O rival também muda bastante na nova geração, mas na Europa. No Brasil, o Captur ainda não tem previsão de grandes mudanças. Apenas o Duster é que terá novidades, a partir do ano que vem.
Ok, o Captur anda bem menos que o Tracker, mas o consumo do GM deveria ser maior, certo? Errado, o SUV da Chevrolet consegue gastar praticamente a mesma coisa que o rival. Conforme dados do Inmetro, o SUV da marca americana faz 10,6 km/l de gasolina na cidade e 11,7 km/l na estrada, ante 10,5 km/l e 11,6 km/l do Renault, respectivamente. Além disso, o GM consegue ter mais autonomia pelo tanque um pouco maior (53 litros, atre 50 l do rival).
Chevrolet Tracker ou Renault Captur?
Se o câmbio do Tracker não acompanha o fôlego do motor 1.4 turbo, no Captur o CVT é quase dormente. Se acionar o modo Eco (para conter o consumo, que deveria ser bem menor), então, o carro fica bastante lento. É preciso mesmo ter cautela nas ultrapassagens ao volante do Renault, que tem apenas 16,2 kgfm de torque em altos 4.000 rpm.
O Renault agrada não apenas por ser mais em conta, mas por ter um pacote interessante na versão mais equipada Intense. Mesmo acrescentando todos os opcionais, o Captur ainda fica mais barato que o Tracker Midnight. Equipado até os dentes, o modelo da marca francesa vem com caprichados bancos revestidos de couro, central multimídia com GPS embutido, câmera de ré, retrovisores externos com rebatimento automático, pintura de dois tons, entre outros itens.
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Na questão do espaço interno, o Captur também fica na frente do Tracker. Pode levar cinco ocupantes com mais conforto e um volume maior de bagagem. O Renault tem entre-eixos bem maior (2,67 metros, ante 2,55 m do GM). Além disso, vem com porta-malas de 437 litros, contra apenas 306 litros do Tracker, um SUV mais competente na parte dinâmica e que consegue ser eficiente no consumo, mas que fica um pouco apertado para famílias de quatro ou cinco pessoas.
Conclusão
Se for precisar mesmo de espaço e não ligar muito para a questão do desempenho, o Captur 1.6 topo de linha consegue atender melhor, com um pacote de equipamentos bem equilibrado e certo capricho no acabamento.
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Mas, se a família for pequena e quiser um carro mais descolado e com conjunto mecânico mais eficiente, vá de Chevrolet Tracker, apesar do preço mais salgado. Porém, vale lembrar, novamente, que o carro mudará por completo em 2020 com a chegada da nova geração, feita sobre a mesma base do novo Onix.
Ficha técnica :
Chevrolet Tracker Midnight 1.4 turbo
Preço: a partir de R$ 106.290
Motor: 1.4, quatro cilindros,turbo, flex
Potência (cv): 153 (E)/ 150 (G) a 5.200 rpm
Torque (kgfm): 24,5 (E) / 24 (G) a 2.000 rpm
Transmissão: automática, seis marchas, tração dianteira
Suspensão: Independente, McPherson (dianteira) / Eixo de torção (traseira)
Freios: Discos ventilados (dianteiros) / tambores (traseiros)
Pneus: 215/55 R18
Dimensões: 4,26 m (comprimento) / 1,78 m (largura) / 1,68 m (altura), 2,56 m (entre-eixos)
Tanque: 53 litros
Porta-malas: 306 litros
Consumo etanol: 7,3 km/l (cidade) / 8,2 km/l (estrada)
Consumo gasolina: 10,6 km/l (cidade) / 11,7 km/l (estrada)
0 a 100 km/h: 9,4 segundos
Velocidade máxima: 198 km/h
Ficha técnica
Renault Captur Intense 1.6 CVT
Preço: a partir de R$ 91.090 (R$ 97.390, completo)
Motor: 1.6, quatro cilindros, flex
Potência: 120 cv (E) / 118 cv (G) a 5.550 rpm
Torque: 16,2 kgfm a 4.200 rpm
Transmissão: Automático, CVT, tração dianteira
Suspensão: Independente, McPherson (dianteira) / eixo de torção (traseira)
Freios: Discos ventilados (dianteiros) / tambores (traseiros)
Pneus: 215/60 R17
Dimensões: 4,33 m (comprimento) / 1,81 m (largura) / 1,62 m (altura), 2,67 m (entre-eixos)
Tanque: 50 litros
Porta-malas: 437 litros
Consumo gasolina: 10,5 km/l (cidade) / 11,7 km/l (estrada)
Consumo etanol: 7,2 km/l (cidade) / 8,1 km/l (estrada)
0 a 100 km/h: 13,1 segundos
Velocidade máxima: 169 km/h