No mês passado, publicamos uma análise sobre como as fabricantes brasileiras gostam de inventar na hora de classificar um carro. O Renault Stepway (outro renegou o nome Sandero, depois do R.S) foi homologado pelo Inmetro como SUV em sua versão manual. Para a versão automática, que avaliamos na cidade e na estrada, a definição é “cross light”.
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A grande novidade do Renault Stepway 2020 é o câmbio CVT da família X-Tronic - o mesmo de March, Captur e Kicks. Mas além disso, o hatch aventureiro recebeu novo sistema Media NAV com Android Auto e Apple CarPlay e o mesmo volante do Clio europeu.
Neste tópico, a marca perdeu a chance de eliminar os controles de áudio que estão anexados na barra de direção para integrá-los definitivamente ao volante multifuncional (que não tem ajuste de profundidade). A nova peça tem boa empunhadura e design interessante, mas a direção eletro-hidráulica poderia ser mais leve nas manobras e não transmitir as irregularidades do solo para a cabine. Isso fica bem evidente quanto o Stepway passa por paralelepípedos, ou ruas mal conservadas.
A suspensão - independente na dianteira e eixo de torção na traseira - é firme, evitando que o Stepway pule após passar por uma lombada. O motorista também ficará despreocupado com valas e entradas de garagem, pois o hatch tem 145 mm de vão livre do solo.
O mesmo comportamento de Captur e Kicks se repete no Stepway, que exige um pouco mais de esforço da transmissão CVT para garantir agilidade no meio urbano. O motor SCe 1.6 desenvolve 116 cv de potência apenas razoáveis 16,0 kgfm a 4.000 rpm - ou seja, precisa se esforçar bastante para “girar” nas rotações ideais.
Na estrada, o motor SCe “grita” para atingir 110 km/h, mas reduz as rotações gradativamente em velocidade de cruzeiro - mérito do câmbio CVT. Por causa do maior vão livre do solo, o Stepway atingiu 1,63 m de altura, algo que pode ser um empecilho em velocidades mais altas. A melhor recomendação é pegar leve nas curvas e ficar sempre atento à estrada para evitar manobras evasivas, ainda que tenha controle de estabilidade.
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O grande motivo da família Sandero , Logan e Stepway fazer sucesso com os motoristas de aplicativo é o amplo espaço interno. São 2,6 metros de entre-eixo, garantindo levar quatro adultos e uma criança viajarem com conforto - até para os ombros. Graças ao design dos bancos dianteiros, há boa área para os joelhos de quem vai atrás. No porta-malas, a capacidade é de 320 litros.
Interativo
A central de entretenimento Media Nav Evolution com câmera de ré é simples e intuitiva, mas na maior parte do tempo utilizei o espelhamento via Apple CarPlay. A saída USB fica logo acima do sistema, obrigando que o cabo do celular fique pendurado no painel. Algo não muito agradável aos olhos.
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O Renault Stepway Intense custa R$ 73.090 com assistente de partida em rampa e quatro airbags. Em relação ao modelo convencional, acrescenta acendimento automático dos faróis, sensor de chuva e bancos de couro como equipamentos exclusivos. A versão aventureira tem preço salgado, e faz brilhar os olhos ao Sandero Intense que custa R$ 65.490. Talvez esta seja a escolha mais razoável e acertiva para aqueles que não fazem questão do visual aventureiro.
Ficha técnica
Renault Stepway 1.6 CVT
Preço: a partir de R$ 73.090
Motor: 1.6, quatro cilindros, flex
Potência: 118 cv (E) / 115 cv (G) a 5.500
Torque: 16 kgfm a 4.000
Transmissão: automática do tipo CVT, simula seis marchas
Suspensão: independente (dianteira), eixo de torção (traseira)
Freios: disco ventilado (dianteira), tambor (traseira)
Dimensões: 4,08 m (comprimento), 1,73 m (largura), 1,57 m (altura), 2,59 m (entre-eixos)
Porta-malas: 320 litros
Tanque: 50 litros
Consumo: 8,1 km/l (cidade), 8,8 km/l (estrada) com etanol
11,8 km/l (cidade) km/l e 12,8 km/l (estrada) com gasolina
0 a 100 km/l: 11s
Vel. Max: 177 km/h