Fiat Strada Endurance 1.4 Cabine Plus: picape é simples, mas cumpre bem seu papel de utilitário no dia a dia
Carlos Guimarães/iG
Fiat Strada Endurance 1.4 Cabine Plus: picape é simples, mas cumpre bem seu papel de utilitário no dia a dia

Agora que a Fiat Strada Hard Working 1.4 da primeira geração deixou de ser produzida,  a versão mais em conta da picape leve mais vendida no Brasil passa a ser a Endurance Cabine Plus (R$ 68.667) com algumas vantagens e com uma diferença pequena de preço, de exatos R$ 3.177 levando em conta os valores de tabela, sem contar opcionais.

Além do visual mais moderno, a nova Strada Endurance 1.4 Cabine Plus também conta com mais espaço, tanto na cabine quanto na caçamba. Conforme os dados da fabricante, a nova picape tem capacidade de carregar 1.354 litros, ante 1.220 litros da geração anterior, embora esta última consiga carregar um pouco mais de peso (1.113 ante 1.078 kg).

Bom também é que a caçamba da nova Strada de cabine simples vem com revestimento de plástico para não arranhar a pintura e com ganchos de amarração para ajudar a levar até uma bicicleta de aro 29 com a tampa traseira fechada. Outro ponto a favor da picape é a iluminação da área de carga, acionada por um botão no painel e a tampa com amortecimento para que a abertura seja feita com mais suavidade.

As vantagens da nova Strada em relação à anterior continuam com o controle de tração que ajuda a superar trechos de piso escorregadio, o que encoraja a entrar em caminhos de terra, bem como a boa altura livre do solo de 20,8 cm e os ângulos de ataque (23,4°) e saída (26,7°). As rodas de aro são de aço, montadas em pneus 195/65R 14, mas as calotas de plástico são opcionais de R$ 153.

Ainda entre os pontos que mais chamam atenção na nova Strada Endurance CS estão os adesivos nas laterais e o detalhes da bandeirinha estilizada da Itália no canto da grade dianteira. Mesmo sem pintura nos para-choques, maçanetas e nas carcaças dos retrovisores, a picapinha tem visual caprichado. Por dentro, a simplicidade reina, mas com bom gosto. Também como opcional (R$ 3.551), outro destaque é a central multimídia que aceita pareamento sem fio, a primeira do gênero no Brasil.

Acelerando a nova Strada Endurance Cabine Plus

Com o mesmo motor 1.4 Evo da Strada Hard Working que saiu de linha, a nova Cabine Plus apenas cumpre seu papel e exige certa cautela nas ultrapassagens. São apenas razoáveis 12,5 kgfm de torque a 3.500 rpm e o câmbio de cinco marchas não é dos mais precisos e herda o longo curso da geração anterior. Por isso, acelera de 0 a 100 km/h em despretensiosos 12,5 segundos. E como um legítimo utilitário a suspensão causa solavancos, mas enfrenta obstáculos como valetas e lombadas com facilidade.

Mas é bom lembrar que a nova Strada vem com controle de estabilidade, o que garante mais segurança nas curvas por evitar derrapagens indesejáveis. O que pode atrapalhar um pouco no dia a dia é a assistência apenas hidráulica da direção, o que acaba exigindo um pouco mais de força ao girar o volante, principalmente nas manobras de baixa velocidade. Mesmo sem LED no farol, há luz diurna, o que também é um ponto positivo.

Com tanque de 55 litros, a nova Strada Endurance Cabine Plus tem autonomia animadora, tomando como base os dados do Inmetro. Na cidade pode rodar até 649 km com gasolina, distância que cai para 457 km quando abastecida apenas com etanol. Em trechos rodoviários, ainda segundo o Inmetro, os números passam para 682 km e 484 km, respectivamente, o que é bom para viagens.

A visibilidade ao volante da picape da Fiat é boa, inclusive o proporcionado pelos retrovisores externos, que podem ter ajuste elétrico como opcional como parte de um pacote que custa R$ 2.747 e também inclui vidros elétricos e ajuste de altura do banco do motorista, entre outros itens. Também é recomendável optar pelo protetor do cárter (R$ 203), útil tanto na cidade quando em trechos de terra para proteger a base do motor.

Conclusão

A nova Fiat Strada se tornou referência no segmento de picapes leves, que tem apenas mais dois integrantes, pelo menos por enquanto, a VW Saveiro e a Chevrolet Montana , esta última prestes a sair de linha para dar lugar a um novo modelo que vai passar a concorrer com a Fiat Toro . Se precisa de um utiltário que leve até 1.078 kg o modelo de cabine simples da marca italiana é uma boa pedida e deve continuar reinando no mercado.

Ficha técnica

Fiat Strada Endurance 1.4 Cabine Plus

Você viu?

Preço: a partir de R$ 68.667

Motor: 1.4, quatro cilindros, flex

Potência: 88 cv (E) / 85 cv (G) a 5.750 rpm

Torque: 12,5 kgfm (E) / 12,4 kgfm (G)  a 3.500 rpm

Transmissão: Manual, 5 marchas , tração dianteira

Suspensão: Independente, McPherson (dianteira) / Eixo rígido (traseira)

Freios: Discos ventilados (dianteiros) / tambores (traseiros)

Pneus: 195/65 R15

Dimensões: 4,47 m (comprimento) / 1,73 m (largura) / 1,60 m (altura), 2,73 m (entre-eixos)

Tanque: 55 litros

Caçamba: 1.354 litros

Consumo etanol: 8,3 km/l (cidade) / 8,8 km/l (estrada)

Consumo gasolina: 11,8  km/l (cidade) / 12,4 km/l (estrada)

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários