Mercedes GLE Coupé 400d: SUV não cabe em qualquer vaga, mas esbanja conforto e sofisticação ao rodar
Divulgação
Mercedes GLE Coupé 400d: SUV não cabe em qualquer vaga, mas esbanja conforto e sofisticação ao rodar

Nada como um SUV turbodiesel com ares de cupê e fome de asfalto para encarar uma longa viagem, não? Com o Mercedes-Benz GLE Coupé 400d na garagem não hesitei em ir visitar uns parentes em Minas Gerais, há mais de 600 quilômetros da capital paulista. Com o tanque cheio com 65 litros de diesel, lá fomos nós. Rodamos mais de 1.300 km ao todo.

O Mercedes GLE Coupé 400d (R$ 764.900) é uma verdadeira máquina de viajar, seja pelo conforto, desempenho ou ainda pela autonomia teórica de 748 km, levando em conta os dados de consumo divulgados pelo Inmetro. Pena que foi feito para poucos e não cabe em qualquer vaga de shopping ou condomínio.

Em compensação, o carro esbanja espaço e tem um rodar bem confortável com ajuda da suspensão independente e dos pneus borrachudos 275/50R 20, o que absorve bem as irregularidades do piso e dá uma sensação de estar andando nas nuvens. Mas é bom ter certa cautela nas curvas, uma vez que estamos falando de um carro que pesa 2.220 kg e tem vão livre do solo de 20,6 cm.

Claro que o que não falta é assistência à direção e até um sistema de direção semi-autônoma, que freia e acelera o carro automaticamente, mantém a distância do veículo da frente e gira o volate em vias bem demarcadas.Porém, pede que o motorista fique sempre atento e mova a direção de tempos em tempos. A parafernália eletrônica do GLE 400d é tão grande quando o SUV e inclui diversos outros itens.

Um deles é a frenagem autônoma de emergência e o assistente de vento cruzado que age nos freios, controle de estabilidade e direção, auxiliando o motorista em manter o controle do carro em situações de turbulência, como acontece quando um caminhão grande passa ao lado, algo que aconteceu durante a viagem. O problema é que a correção do sistema pode acabar dando um susto no motorista. De qualquer forma, trata-se de mais um item de segurança.

Durante a viagem outro item utilizado foi o GPS nativo como parte do multimídia com tela de alta resolução e que funciona por comando de voz. Ainda falta um pouco de precisão para aceitar algumas ordens. O bom da história é que os gráficos do mapa são de boa resolução e o sistema consegue ajudar a chegar ao destino programado.

Leia Também

Para completar, o ambiente é bem caprichado , com teto solar panorâmico, luz ambiente programável, bancos revestidos de couro com regulagem elétrica carpete, tudo de primeira linha. Também não há do que reclamar dos porta-objetos. Apenas é bom saber que o carro vem apenas com entradas USB C . E se seu celular for compatível, é possível recarregá-lo por indução.

Leia Também

Leia Também

Leia Também

Leia Também

Interior é bem espaçoso e vem com sistema multimídia com tela de alta resolução e que funciona por comando de voz
Divulgação
Interior é bem espaçoso e vem com sistema multimídia com tela de alta resolução e que funciona por comando de voz

O motor 3.0 turbodiesel é uma usina de força. É capaz de gerar 330 cv e brutais 71,4 kgfm a meros 1.200 rpm. Na prática, mesmo com 2,2 toneladas de peso, o carro mostra boa agilidade ao acelerar com ajuda do sistema de transmissão que inclui câmbio de 9 marchas e tração integral. O conjunto todo trabalha sempre em silêncio, mérito não apenas da tecnologia common rail , mas também do bom isolamento acústico.

Outro ponto de agrada ao volante é a visibilidade. Mesmo com o vidro traseiro estreito e inclinado, os retrovisores têm bom ângulo de visão. Os freios a disco nas quatro rodas também funcionam a contento e o diâmetro de giro do sistema de direção de 11,8 m são outros dois fatores que ajudam a comandar esse gigante sobre quatro rodas.

Como um SUV de grande porte , mesmo com controle eletrônico de estabilidade, a rolagem da carroceria é um tanto acentuada pela transferência de peso de um lado para o outro. Mas a direção tem respostas rápidas e diretas e conta com assistência bem calibrada. Dirigindo com cautela, porém, o Mercedes GLE Coupé 400d é capaz de fazer até 8,7 km/l na cidade e 11,5 km/l na estrada, de acordo com dados do Inmetro.

Conclusão

O Mercedes GLE Coupé 400d é um SUV com estilo capaz de percorrer longas distâncias com todo conforto e segurança. Concorre com outros gigantes sofisticados como Porsche Cayenne Coupé E-S Hybrid (R$ 959 mil ) e BMW X6 (R$ 662 mil), mas o modelo da estrela de três pontas é o único a diesel do segmento.

Isso contribui com o bom torque em baixa, o que ajuda a manter agilidade no caso do carro ser blindado. Além disso, tem mais autonomia na estrada para viagens. Mesmo assim, a Mercedes logo vai se render aos SUVs híbridos e elétricos de grande porte, inclusive no Brasil.

Ficha técnica
Mercedes-Benz GLE Coupé 400d
Preço: R$ 764.900
Motor: 3.0, turbodiesel
Potência: 330 cv a 3.600 rpm
Torque: 71,4 kgfm a 1.200 rpm
Transmissão: automática, nove marchas, tração integral
Suspensão: McPherson (dianteira), multibraço (traseira)
Freios: discos ventilados (dianteira e traseira)
Proporções: 4,94 m de comprimento, 2,01 m de largura e 2,94 m de entre-eixos
Porta-malas: 655 litros
0 a 100 km/h: 5,7 segundos
Velocidade máxima: 240 km/h
Consumo: 8,7 km/l na cidade; 11,5 km/l na estrada (Inmetro)

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários