Honda HR-V EXL: nova frente inclui faróis full led. Repare nos retrovisores grandes, sendo o direito com câmera
Carlos Guimarães
Honda HR-V EXL: nova frente inclui faróis full led. Repare nos retrovisores grandes, sendo o direito com câmera

A vida do novo Honda HR-V não vai ser tão fácil quanto a da geração anterior, lançada há 7 anos e meio. Agora, a briga no segmento de SUVs está bem mais acirrada. Mas as mudanças deixaram o carro mais confortável, espaçoso, sofisticado e econômico e, certamente, significam um bom apelo diante dos principais rivais.

Pode ser que o novo Honda HR-V não viva os dias de glória da primeira geração, que chegou a ser o SUV mais vendido isolado, bem na frente e concorrentes como Ford EcoSport, Chevrolet Tracker e Renault Duster , em meados da década passada.

Porém, tem qualidades suficientes para brigar pelo topo da lista novamente. Na versão EXL avaliada, que tem preço sugerido de R$ 149.900, a lista de equipamentos já vem bem recheada.

Entre os destaques está o Honda Sensing (controlador de velocidade adaptativo com função de parada, frenagem automática de emergência com detecção de pedestres, ciclistas e motociclistas e alerta de saída de faixa com centralização e correção no volante), nova central multimídia com tela de 8 polegadas, faróis e lanternas full LED, acesso por chave presencial, volante multifuncional revestido de couro, entre outros itens.

Bom também é que o espaço para quem vai sentado no banco traseiro do novo Honda HR-V está maior, embora a distância entre-eixos tenha se mantido em 2,61 metros. Além disso, capricharam no isolamento acústico, o que deixou o SUV mais silencioso com ajuda do novo motor 1.5 aspirado que funciona com suavidade e eficiência.

Não espere um desempenho de tirar o fôlego. O foco da Honda, pelo menos nas versões aspiradas, foi a economia e o conforto. De fato, conseguiram deixar o HR-V um carro silencioso e confortável e que consegue cumprir o papel de SUV compacto de caráter familar.

Acerele e não sentirá nenhuma vibração , mas para ir de 0 a 100 km/h passam 11,8 segundos, ante 11,2 s da geração anterior, cuja velocidade máxima é a mesma da nova (175 km/h).

O funcionamento do câmbio CVT continua mais voltado à economia, trabalhando com suavidade, sem trancos, mesmo se optar pela simulação de 7 marchas, que podem ser trocadas por hastes instaladas atrás do volante.

Só no caso de acelerar mais fundo, passando dos 4.000 rpm é que é possível ouvir com mais clareza o ronco do motor por causa do bom isolamento.

O ajuste de suspensão também priorizou o conforto, absorvendo bem as irregularidades do piso e tornando o HR-V um SUV mais valente para encarar obstáculos pelo caminho , como valetas e lombadas, uma vez que a distância livre do solo aumentou de 17,7 cm para 18,5cm.

Entretanto, os ângulos de entrada e saída pioraram (17,8°/22° ante 20,1°/29,7°, De respectivamente). De qualquer forma, o rodar do novo Honda é elogiável.

Interior do Honda HR-V mudou completamente, com destaque para a nova central multimídia
Guilherme Menezes/ iG Carros
Interior do Honda HR-V mudou completamente, com destaque para a nova central multimídia

O melhor da história é que o consumo caiu bastante. Levando em conta os dados do Inmetro, o novo Honda HR-V EXL pode fazer 8,8 km/l de etanol na cidade e 9,8 km/l na estrada, números que passam para 12,7 km/l e 13,9 km/l com gasolina. Com tanque de 50 litros, o SUV pode rodar até 695 km na estada, teoricamente.

Na hora de viajar, porém, o espaço no porta-malas ficou menor no novo HR-V se comparado ao anterior, com apenas 354 litros ante 437 anteriormente. Em compensação, a central multimídia está com tela de melhor resolução e com respostas mais rápidas dos comandos.

Houve avanços também tanto em ergonomia quando em acabamento e sofisticação, com comandos do ar-condicionado e cluster de aspectos mais modernos.

Conclusão

Demorou, mas a nova geração do Honda HR-V chegou com bom nível de evolução e com potencial para disputar um lugar ao sol entre os SUVs compactos. Exceto por detalhes como o tamanho do porta-malas e os ângulos de entrada e saída, o novo modelo supera bem o anterior, que teve um sucesso estrondoso no Brasil.

Ficha Técnica

Honda HR-V EXL 2023

Preço: a partir de R$ 149.900

Motor: 1.5, quatro cilindros, flex

Potência: 126 cv a 6.200 rpm

Torque: 15,5 kgfm (G)/ 15,8 kgfm (E) a 4.600 rpm

Transmissão: Automático, CVT, sete marchas, tração dianteira

Suspensão: Independente, McPherson (dianteira) / eixo de torção (traseira)

Freios: Discos ventilados (dianteiros) / sólido (traseiros)

Pneus: 215/60 R17

Dimensões: 4,33 m (comprimento) / 1,79 m (largura) / 1,59 m (altura), 2,61 m (entre-eixos)

Tanque: 50 litros

Porta-malas: 354 litros

Consumo etanol: 8,8 km/l (E) / 9,8 km/l (G)

Consumo gasolina: 12,7 km/l (E) / 13,9 km/l (G)

0 a 100 km/h: 11,8 s

Vel. Max: 175 km/h




    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!