Se os carros elétricos têm as suas vantagens, e os equipados com motor a combustão também, por que não unir os dois em um carro só? Os carros híbridos estão aí para isso. Muito se especula sobre o futuro dos automóveis, entretanto, se for para deixar aqui o nosso palpite, os carros que unem as duas motorizações estarão entre os mais resilientes.
Para trazer esse debate para o presente, colocamos “cara-a-cara” os novos Volvo XC60 e Audi Q5 , ambos híbridos plug-in . Testamos o sueco na versão Inscription (R$ 419.950) e o Q5 na versão TFSI e-quattro Performance Black (R$ 439.990) para descobrir qual dos SUVs premium melhor representa a categoria.
Vale destacar que ambos os modelos são inéditos na linha 2022 . O Volvo XC60 tem motor elétrico com autonomia 73% maior que as antigas gerações. Além disso, gera mais potência e menores emissões , com 65% a mais de eficiência. Isso se deve à adição de mais células de energia. O pacote de baterias foi de 11,6 kWh para 18,8 kWh (O Q5 tem 17,9 kWh).
Quando somamos o rendimento do motor elétrico e do a combustão do XC60, de forma combinada, geram 462 cv e 71,5 kgfm. Com isso, acelera até 100 km/h em 4,8 segundos. O Audi Q5, por sua vez, produz 367 cv e 50,8 kgfm de forma combinada. Com isso, vai de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos.
O desempenho do Volvo é mesmo superior em relação ao Q5, na prática. Não só pelos quase 100 cv e 21 kgfm a mais, como também pelo fato do XC60 conseguir otimizar bem a velocidade pelo escalonamento de suas 8 marchas. Ainda que o câmbio do Q5 também seja muito bem resolvido, tem 7 marchas.
No interior, o Volvo conta apenas com sistema Android Auto, mas foi totalmente otimizado para funcionar com o sistema operacional do Google. Dessa forma, o motorista poderá utilizar todas as funcionalidades de conectividade , como Google Maps , Play e Assistant.
Será possível até ligar as luzes de casa de forma remota, se o usuário contar com uma unidade do Google Nest. Quem é usuário da Apple, pode se conectar pelo bluetooth normalmente. Entre os demais equipamentos, o Volvo conta com câmera 360°, head-up display , carregador por indução e filtro de ar renovado.
Germânia x Escandinávia
Na nossa avaliação mais subjetiva, quando se está em movimento, o XC60 acaba sendo menos prático para identificar e acessar o comando desejado na central multimídi a, pela forma como as funções são dispostas na interface. De todo modo, tem um visual limpo, combina com os tons do interior, tem um excelente toque e um processador rápido.
A ergonomia do Volvo também é boa. Tenta expor o mínimo possível de comandos no console, o que reforça um visual minimalista . Outro ponto interessante é que, pelo volante, há possibilidade de configurar o cluster ao gosto do condutor, bem como regular o modo de condução semi-autônomo — que guia o carro pelas faixas, tem capacidade de reconhecer placas e outros carros na via.
O rival alemão da Audi tem prós e contras. Ao mesmo tempo que é mais prático mexer nas suas funcionalidades quando se está em movimento (do que o Volvo), o sueco é mais ergonômico e traz acabamento superior.
Quando nos aprofundamos melhor nos itens de conectividade do Q5 , encontramos a central multimídia MMI Plus, que tem uma tela de 10,1 polegadas. Ela é capaz de fazer o gerenciamento do veículo , além de contar com sistema de pareamento com celular, sem fio para o iPhone, e com sistema operacional CarPlay (com fio) para Android Auto.
Além disso, conta com um painel digital de 12,3 polegadas. O sistema traz algumas modificações em relação ao motor a combustão . Entre as quais, a interface de regeneração das baterias.
Entre os demais equipamentos do Audi Q5 , destacam-se controle de cruzeiro adaptativo, faróis de LED, ar condicionado tri zone, cluster digital, HUD, bancos esportivos, rodas de liga leve de 18 polegadas, aviso de saída de faixa, lanternas com três tipos de assinaturas, teto solar bipartido, entre outros.
Nas nossas primeiras impressões ao volante , chama bastante atenção a forma como ambos os carros aceleram. A velocidade se desenvolve rapidamente, mas de forma progressiva. Tanto quando estávamos dirigindo, quanto no passageiro, não sentimos qualquer sensação de desconforto.
Falando em conforto, a suspensão de ambos segue a mesma característica das acelerações. Elas são bem macias e não deixam de lado a boa comunicação ao volante. A tração integral de ambos é essencial para que sejam bem “plantados” ao solo, apesar do porte que eles têm.
Entretanto, a maior diferença dinâmica entre os dois SUVs é que o Volvo tende mais à maciez e ao conforto, enquanto o Audi é um pouco mais rígido para favorecer a agilidade e a estabilidade em curvas.
Conclusão
O embate é bem acirrado mesmo. Apesar da similaridade de conceitos, ambos trazem diferenças bem marcantes. O Volvo tenta ser mais sóbrio e valoriza mais atributos como conforto e aceleração. O Audi é mais arrojado no visual e na “tocada” ao volante. A diferença entre eles é de R$ 20 mil, sendo o Q5 o mais caro . Depois dos nossos testes, qual deles é o vencedor?
Para nós, o Volvo é quem leva a vitória . Quando se pensa em um SUV com desempenho de carro esportivo (o que é o caso de ambos), a prioridade é sempre a segurança e o conforto, bem como o nível de conectividade e dos acabamentos.
Claro que características mais puras ao volante são — sempre — desejáveis, mas não são prioritárias (para isso existem SUVs como o XC60 Polestar e o SQ5 , este último disponível apenas no exterior).
Ficha técnica Audi Q5 híbrido:
Preço: R$ 439.990
Motor: 367 cv e 50,8 kgfm (combinados)
Aceleração: 0 a 100 km/h em 5,3 segundos
Consumo: 18 km/l na cidade e 16 km/l na estrada (apenas gasolina)
Dimensões: 4,68 m de comprimento, 1,89 m de largura, 1,66 m de altura e 2,82 m de entre-eixos
Porta-malas: 465 litros
Câmbio: automático de 7 marchas e tração integral
Peso: 2075 kg
Ficha técnica Volvo XC60 Recharge
Preço: R$ 419.950
Motor: 462 cv e 71,5 kgfm (combinados)
Aceleração: 0 a 100 km/h em 4,8 segundos
Consumo: 26,7 km/l na cidade e 24,3 km/l na estrada (apenas gasolina)
Dimensões: 4,71 m de comprimento, 1,90 m de largura, 1,65 m de altura e 2,87 m de entre-eixos
Porta-malas: 468 litros
Câmbio: automático de 8 marchas e tração integral
Peso: 2174 kg