Foi-se o tempo que o sedã mais barato do Brasil era mesmo acessível. Estamos falando do simples Chevrolet Classic, que nem ABS, direção assistida, airbag e ar-condicionado tinha na configuração básica.
Agora, a bola da vez é o Fiat Cronos Drive 1.0 , bem mais equipado e seguro que o antigo modelo da GM, mas que não sai por menos de R$ 74.790. No caso do modelo avaliado, na versão Drive , o preço parte de R$ 78.490.
O Fiat Cronos foi lançado em 2018, mas nunca teve vendas expressivas. Com a chegada da linha 2023, a marca resolve oferecer duas versões equipadas com motor 1.0 Firefly, de três cilindros, aspirado, em busca dos órfãos do Grand Siena .
Embora seja um carro mais evoluído do que o que substitui, o novo sedã compacto da marca italiana herda características como o câmbio de engates nem sempre precisos e a suspensão que exige certa cautela nas curvas.
Não resta dúvida de que é bom conferir de perto do quanto o sedã mais em conta do Brasil passou a ser um carro bem melhor do que há alguns anos. No caso da versão Drive, além do básico do conforto (ar, direção assistida, além de vidros e travas elétricas) há também central multimídia compatível com Android Auto e Apple Car Play (espelhamento com fio) e computador de bordo
Mas senti falta do medidor de temperatura externa junto do relógio, de porta-objetos mais espaços e do rebatimento do encosto do banco traseiro . O revestimento interno é bem simples, mas de bom gosto. E apesar de ter muito plástico duro no painel, pelo menos o desenho é mais arrojado do que de costume.
Ainda por dentro, o Cronos Drive 2023 mostra espaço razoável para cinco ocupantes, todos com encostos de cabeça e cintos de três pontos, além de um cavernoso porta-malas de 525 litros, que pode ser aberto por controle remoto na chave.
Dada a partida, o Cronos Drive 2023 mostra o ronco típico de um motor de três cilindros. Como tem apenas duas válvulas por cilindro, conta com um pouco mais de força nas primeiras marcações do contagiros do que a média do segmento (10,7 kgfm a 3750 rpm) , o que permite manter rotações mais baixas, contribuindo com menores níveis de consumo e ruído . Porém, o câmbio não tem engates sempre fáceis, pricipamente nas reduções para terceira.
Com o piso quase lunar que se transformou boa parte das ruas da capital paulista, uma suspensão que absorve as irregularidades do piso é um alento, com ajuda de borrachudos pneus 185/70R 14 com calotas e rodas de aço.
Em contrapartida, é bom ir devagar com o andor nas curvas, uma vez que a carroceria não faz cerimômia de inclinar e o controle de estabilidade é opciona l de R$ 1.850, vendido em um pacote do qual fazem parte os controles de partida em rampa e de tração.
Na hora de estacionar, porém, a direção com assistência elétrica ajuda e contribui com o conforto. Poderia apenas vir com um volante revestido de um material que fosse mais aderente para não correr o risco de escapar das mãos no caso da necessidade de manobras mais abruptas e rependinas, em situações de emergência.
Ao dirigir o Cronos Drive 1.0 no dia a dia, o motorista também conta com boa visibilidade, incluíndo pelos retrovisores, com ângulo de visão adequado, mas com ajuste manual, pelo tradicional pino que funciona como uma espécie de joystick de video game , contudo, sem ajuda da eletrônica. Para completar, os freios funcionam a contento, com boa assistência do hidrovácuo.
Como um sedã 1.0, o Cronos Drive 2023 preza pela economia de combustível. De acordo com dados do Inmetro , pode fazer 9,6 km/l na cidade e 10,6 km/l na estrada com etanol, números que passam para 13,6 km/l e 15,1 km/l com gasolina, respectivamente. Com tanque de 48 litros, o carro tem uma autonomia teórica de pode atingir até 725 km, em trecho rodoviário, com apenas gasolina.
Dando uma olhada no visual do Cronos Drive 2023 , nota-se como mudanças apenas meroos detalhes, como a grade dianteira com dois filetes cromados no lugar de apenas um e os novos jogos de rodas e calotas.
Conclusão
Deve ser a última chance do Fiat Cronos deslanchar nas vendas. Com o lançamento das versões com motor 1.0 aspirado, o sedã passa a ser de longe o mais em conta da categoria com um pacote interessante de equipamentos.
Mas é bom saber que mesmo com porta-malas grande vale ter cautela na estrada pela falta de fôlego nas ultrapassagens e controle de estabilidade como opcional.
Ficha Técnica
Fiat Cronos Drive 1.0
Preço: a partir de R$ 78.490
Motor: 1.0, três cilindros, flex
Potência: 75 cv (E) / 71 cv (G) a 6.000 rpm
Torque: 10,7 kgfm (E) / 10 kgfm (G) a 3.250 rpm
Transmissão: Manual, cinco marchas , tração dianteira
Suspensão: Independente, McPherson (dianteira) / Eixo de torção (traseira)
Freios: Discos ventilados (dianteiros) / tambores (traseiros)
Pneus: 185/60 R15
Dimensões: 4,36 m (comprimento) / 1,73 m (largura) / 1,52 m (altura), 2,52 m (entre-eixos)
anque: 48 litros
Porta-malas: 525 litros
Consumo etanol: 9,6 km/l (cidade) / 10,6 km/l (estrada)
Consumo gasolina: 13,6 km/l (cidade) / 15,1 km/l (estrada)
0 a 100 km/h:15,3 segundos
Velocidade máxima: 162 km/h