Dianteira longa se casa com o jeito largo e baixo do Audi e-tron GT
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Dianteira longa se casa com o jeito largo e baixo do Audi e-tron GT

No passado, pensar em um carro elétrico como belo e esportivo era algo raro. Mesmo os mais agradáveis pareciam com sondas espaciais, enquanto o fôlego era risível. Andei em muitos que poderiam ser ultrapassados por carrinhos de supermercado. Embora não seja o primeiro a fazer isso, o Audi e-Tron GT desfaz as duas impressões que eu tive na minha juventude. 

O visual é o primeiro ponto. São 4,99 metros de comprimento, 1,41 m de altura, 2,16 m de largura e 2,90 m de entre-eixos, ou seja, muito longo, largo e baixo. O capô é enorme, algo que poderia indicar um V6 2.9 biturbo igual ao do RS5, por exemplo. Mas não, são apenas as formas que remetem aos cupês de quatro portas, estilo de carro que a Audi domina como poucas. 

Ele parece um carro caro e, sem surpresas, é um carro caro, são pedidos R$ 699.990. Fique sabendo que o preço é promocional, sem o desconto de lançamento - que vale até o final deste mês -, o Audi passa a custar R$ 769.990. O preço não o livra de ter opcionais. São eles head-up display (R$ 16 mil), pacote de acabamento Black Plus (R$ 15 mil) e rodas aro 20 com design Aero (R$ 5 mil). Pelo valor pedido, poderia vir completo.

O Porsche Taycan, seu companheiro de plataforma, parte de R$ 660 mil, mas tem menos potência e torque, entregando 408 cv e 37,7 kgfm, face 476 cv (530 cv com a função temporária overboost) e 65,2 kgfm. Se pegarmos o Taycan 4S, os números passam a ser de R$ 745 mil, 530 cv (com overboost) e 65,2 kgfm. Parece familiar, logo, você terá que pensar bem qual levar. 

Espaço interno é atrapalhado pelo estilo, mas o carro é belíssimo
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Espaço interno é atrapalhado pelo estilo, mas o carro é belíssimo

O primeiro contato foi feito em duas voltas em Interlagos, autódromo da capital paulista. Há muitos predadores que armam o bote e correm atrás da presa sem emitir barulhos, não é diferente com o Audi. Ele sai dos boxes com todo o entusiasmo do mundo para abordar a reta oposta, exibindo fôlego capaz de deixar o Toyota GR Corolla para trás. 

São gastos 4,1 segundos para disparar de zero a 100 km/h, 1,3 s a menos que o esportivo japonês e 0,2 a menos que o Ford Mustang Mach 1  - sem o overboost, a aceleração do Audi passa a ser feita em 4,5 s. A velocidade máxima é de 245 km/h - limitados eletronicamente.

A primeira curva não demonstrou ser um obstáculo para os 2.372 kg, pois a maior parte do peso fica próxima ao solo. Tendo um motor em cada eixo, o e-Tron GT é capaz de passar toda a força para um eixo, se necessário. No modo normal, repassa a maior parte da dianteira, tudo para economizar a carga da bateria. Segundo a Audi, o alcance é de 308 km - seguindo o novo padrão do Inmetro.

Interior do Audi e-tron GT mescla camurça e couro à vontade
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Interior do Audi e-tron GT mescla camurça e couro à vontade

O piso molhado não permitiu muitas estripulias. Na verdade, houve um momento que acelerei para pegar a reta principal com alguma velocidade, no entanto, fiz isso com as rodas externas ligeiramente em cima da zebra, o bastante para sair de traseira com um pouco de vigor. A correção foi perfeita, a despeito da sensibilidade da direção não passar muita coisa que acontece nas mãos do motorista.

O repasse eletrônico da força é feito cinco vezes mais rápido do que em um eixo de tração integral convencional. Até nisso o elétrico é mais emotivo. Ajudam também os pneus Pirelli Cinturato P7 245/45 R20 na dianteira e 285/40 R20. Ter pneus maiores na traseira é coisa de carro que tem que ser levado a sério.

No final, as duas curtas voltas serviram para mostrar que o Audi não deve para o Porsche. Inclusive, ele tem uma praticidade semelhante, o que indica um carro para quatro pessoas, sendo que as de trás devem ser mais baixas, a despeito do enorme entre-eixos. A linha de teto e o acesso não são para adultos altos ou de idade. Por sua vez, há dois porta-malas. O dianteiro leva 85 litros, enquanto o traseiro comporta 350 l. Deixando tudo isso de lado, a conclusão é que o e-Tron é prático suficiente para o dia a dia, ainda mais se levarmos em consideração o fato que o comprador típico tem mais de três carros.

Ficha técnica

Motor: elétrico

Câmbio: automático de duas marchas, tração integral

Direção: elétrica, com diâmetro de giro de 11,6 metros

Suspensão: Duplos braços triangulares na dianteira e multilink na traseira

Freios: discos ventilados na dianteira e traseira

Pneus: 245/45 R20 na dianteira e 285/40 R20 na traseira

Dimensões: 4,99 metros de comprimento; 2,16 m de largura (com espelhos); 1,41 m de altura; 2,90 m de distância entre-eixos; porta-malas dianteiro de 85 l e traseiro de 350 l; e peso de 2.372 kg

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